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Q441120

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

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Q441125

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

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Q441118

Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

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Q441124

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

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Q441129

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

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Q441117

A legislação brasileira estabelece, como assinala a Lei de

Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.394, de

20 de dezembro de 1996, em seu art. 35, que a educação

no ensino médio tem como uma de suas finalidades

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Q441128

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

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Q441130

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

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Q441123

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

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Q441116

Ao exercer o cargo de diretora de uma escola da rede

estadual de Educação, Helena planejou com sua equipe

as atividades para o ano letivo, considerando que a educação

tem por finalidade, conforme a Lei de Diretrizes e

Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro

de 1996,

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Q441122

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

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Q441127

A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares

estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais

se destacam, por sua importância, as características culturais

da sociedade em que esses conteúdos se constituem

e a cultura da escola onde eles são trabalhados.

Considerando-se esses dois fatores,

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Q441121

Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos

tem sido uma preocupação recorrente de professores

e educadores em geral. As características culturais dos

alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante

para a aprendizagem de crianças, adolescentes

ou jovens.

Considerando as teorias educacionais contemporâneas,

qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO

justifica essa situação?

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Q441126

Embora as práticas de avaliação acompanhem a história

da educação escolar, contemporaneamente tem crescido

a preocupação em fazer dessa um componente importante

do processo de ensino e aprendizagem.

Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma

das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento

para

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) C
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