Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia o texto II e responda à questão.

A classe das preposições pode assumir diversos valores semânticos, contribuindo para a compreensão do texto. No trecho “Até o dia 29 de agosto", o uso da preposição expressa:

Carregando...

Leia o texto I e responda à questão.


Em “O que há em Sua Excelência, é o que há em todos de sua categoria: Sua Excelência nunca conheceu necessidades e afere a vida dos outros pela sua, feliz e rica.", o termo destacado desempenha a função sintática de:

Carregando...

Leia o texto II e responda à questão.

Analise o fragmento a seguir: “É importante levar a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal." Os termos destacados se equivalem quanto ao sentido e:

Carregando...

Leia o texto I e responda à questão.


Em “Os médicos da Saúde Pública quiseram verificar a cousa; mas a camarilha do doutor Castro, a cuja frente se achava o Senhor Azevedo Sodré, se opôs violentamente que cumprissem o seu dever.", o termo destacado exerce a mesma função sintática do elemento sublinhado em:

Carregando...

Leia o texto II e responda à questão.

Analise as recomendações abaixo:

I. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

II. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e embora já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

Considerando os termos em destaque, é correto afirmar que:

Carregando...

Leia o texto I e responda à questão.


A escolha das palavras em um texto nunca é aleatória. Na crônica, o uso de adjetivos, no 2º parágrafo, é expressivo. O emprego dessa classe de palavras revela um(a):

Carregando...

Leia o texto I e responda à questão.


Em “Todos os males da humanidade estariam curados se ela fosse governada por ditadores médicos, auxiliares acadêmicos, mata-mosquitos, etc., etc.", a oração destacada tem valor de:

Carregando...

Leia a charge I e responda à questão.

A estrutura linguística dessa charge se apresenta com verbo no modo imperativo, concordando na 3ª pessoa do singular. Se o sujeito da sentença estivesse na 2ª pessoa do singular, a redação adequada ao padrão formal da língua seria:

Carregando...

Texto II

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada no RJ

Neste sábado (1º), postos estarão funcionando até as 12h. Campanha vai até o dia 15 de setembro.
Por G1 Rio e GloboNews

01/09/2018 10h01 Atualizado há 23 horas

   A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 a 4 anos, que terminaria nesta sexta-feira (31), foi prorrogada no Estado do Rio de Janeiro até o dia 15 de setembro. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas mais de 200 unidades de atenção primária - Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
   Após um pedido da Secretaria Estadual de Saúde, os postos estarão abertos neste sábado (1º), até 12h. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra essas doenças.
   Até o dia 29 de agosto, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram 191.430 doses da vacina tríplice viral e 179.433 da VOP, que protegem, respectivamente, contra o sarampo e a poliomielite.
   A cobertura da campanha no RJ está em 63,7% para o sarampo e 59,7% para a poliomielite. A meta é alcançar 95% da população alvo.
Quem pode tomar a vacina
   Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
   As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina.
   É importante levar a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde.
   As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para manter o país livre de circulação da poliomielite. Desde 1990, não há casos registrados da doença no país, mas a redução das taxas de cobertura vacinal em algumas cidades brasileiras vem causando preocupação às autoridades sanitárias do país. Já o sarampo teve 15 casos confirmados registrados no município do Rio este ano.

Adaptado do texto disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/01/campanha-de-vacinacao-
contra-sarampo-e-poliomielite-e-prorrogada-no-rj.ghtml.> Acesso em: 02 set. 2018.

Leia a charge I e responda à questão.

O uso de charges em veículos midiáticos serve, por vezes, para ilustrar um assunto tratado no próprio jornal ou em outros veículos. Essa charge, de Renato Magrini de Souza, dialoga com a matéria de “O Globo” (texto II) sobre a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, na medida em que:

Carregando...

Leia o texto I e responda à questão.


No texto, em relação à linguagem, emprega-se predominantemente o(a):

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282