A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:
O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá
Sobre o acesso à educação básica obrigatória, é correto afirmar:
Sobre a concepção legal da educação como direito e do educar como dever, é correto afirmar que
Sobre o Projeto Pedagógico de Curso, é correto afirmar:
Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável. Essa definição refere-se à(ao)
São considerados cursos de pós-graduação stricto sensu:
No que diz respeito ao ano letivo regular na Educação Superior, é correto afirmar:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos nos currículos escolares como
A Avaliação Institucional da Educação Superior se divide em duas modalidades:
Na perspectiva da avaliação formativa, é correto afirmar que a centralidade da avaliação está no
Sobre as Universidades, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n° 9.394/1996, é correto afirmar:
Para que um curso de graduação tenha o seu IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados) calculado, é preciso que ele atenda às seguintes condições:
De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a União estabelecerá os padrões de desempenho esperados para o ensino médio, que serão referência nos processos nacionais de avaliação, fundamentados no seguinte documento:
O eixo do trabalho pedagógico desloca-se da compreensão intelectual para a atividade prática, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos de aprendizagem, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade. Tais princípios configuram uma teoria da educação que estabelece o primado da prática sobre a teoria e caracterizam a pedagogia