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Conforme Martins (2006) e Albres (2010), no âmbito escolar, a adequação do termo “intérprete de Libras" para “intérprete educacional" propõem em si uma distinção clara entre a área de atuação deste profissional, pois um intérprete educacional necessita ter a competência linguística e

De acordo com Gesser (2009), em Libras a orientação da palma da mão pode fazer a distinção do significado de um sinal.

De acordo com a imagem acima, os sinais significam, respectivamente,

Nicoloso e Silva (2009, p. 87) revelam que “o trabalho do intérprete de Língua de Sinais consiste em pronunciar na Língua de Sinais um discurso equivalente ao discurso pronunciado no Português oral e vice-versa".

A esse respeito temos o sinal representado pela imagem a seguir, que pode se referir à expressão metafórica

Segundo Quadros e Karnopp (2004), o Ponto de Articulação ou a Locação é a área no corpo ou no espaço de articulação definido pelo corpo em que ou perto da qual o sinal é articulado, conforme ilustrado na imagem a seguir.

Os sinais que têm como Ponto de Articulação ou Locação, respectivamente, o braço, o espaço neutro, a bochecha, o nariz, a testa, o queixo e o peito do sinalizador são

De acordo com o Art. 28 do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem incluir em seus orçamentos anuais e plurianuais dotações destinadas a viabilizar ações previstas neste Decreto, prioritariamente as relativas à:

A Lei Federal 12.319, de 1º de setembro de 2010, regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. De acordo com o Art. 2º da referida Lei, é correto afirmar que

De acordo com Albres (2014, p. 140), “o empréstimo é a consequência do contato entre as línguas", inclusive, alguns sinais da Libras são criados apoiados no empréstimo das letras das palavras em português fazendo uso do alfabeto manual. Observe os sinais referentes a 3 (três) estados do Brasil:

O empréstimo adotado nos sinais é do tipo

Quadros e Karnopp (2004, p. 59) mencionam que o parâmetro orientação “é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal". A palma da mão pode ser “para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda" (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 59). São produzidos com a palma da mão voltada para cima os sinais de

A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, em seu Art. 2º inciso IX, estabelece a seguinte definição de comunicação:

De acordo com Quadros (2004, p. 13), a história do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais “se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania”. É correto afirmar o seguinte:

Para Gesser (2009), os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos. Vejamos o exemplo a seguir, a partir da segmentação de quatro parâmetros de um sinal em Libras:

De acordo com as imagens acima, os quatro parâmetros do sinal referem-se, respectivamente, a

O sinal em que “as duas mãos configuradas em L e alocadas no espaço neutro com as palmas para a frente e o movimento a ser feito é semicircular com as duas mãos movimentando-se para a lateral inferior direita” significa

De acordo com o Art. 2o do Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, a educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a

Damázio (2007) menciona que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos surdos deve ser efetivado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas comuns num espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. A este respeito considera-se que

( ) A escola comum deve viabilizar a escolarização de alunos surdos em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa.

( ) O planejamento do Atendimento Educacional Especializado deve ser elaborado e desenvolvido conjuntamente por professores que ministram aulas de/em Libras, professores de classe comum e professores de Língua Portuguesa para alunos surdos.

( ) A organização didática do Atendimento Educacional Especializado implica o uso de imagens visuais e de referências que possam colaborar para o aprendizado da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa.

( ) O Atendimento Educacional Especializado para aprendizagem da Língua Portuguesa exige que o profissional conheça a organização e a estrutura dessa Língua, bem como metodologias de ensino de segunda língua.

Após marcar V Verdadeiro ou F Falso, identifica-se que a sequência correta é

Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, aos sinais realizados com as seguintes configurações de mãos:

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