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Discutindo os impactos da obra de Vygotsky, Fino (2013) afirma que “parece não existir razão que justifique o estudo do desenvolvimento psicológico separado da compreensão das circunstâncias culturais dentro das quais os indivíduos nascem e crescem". Com base na teoria sócio-histórica de Vygotsky, considere as afirmativas seguintes.

I - Os processos psicológicos elevados humanos são inicialmente partilhados, sendo posteriormente interiorizados pelos indivíduos.

II - O contexto social é fundamental ao desenvolvimento, de modo que os aspectos biológicos se tornam irrelevantes para a compreensão dos processos desenvolvimentais.

III - Considerando as diferentes circunstâncias culturais existentes, pode-se dizer que não há uma forma de compreender o desenvolvimento humano, pois as teorias seriam limitadas pelo seu contexto social original.

IV - Com as mudanças culturais existentes na sociedade atual, como a internet e as redes sociais, faz-se necessário compreender o impacto destas ferramentas no desenvolvimento individual.

Estão corretas

Na atualidade, há uma vasta produção bibliográfica que indica a relação existente entre as habilidades sociais e a educação. Neste contexto, uma das definições mais utilizadas é a de Del Prette e Del Prette (2001), que definem as habilidades sociais como classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que lhe garantem um bom desempenho social. Com base no conceito apresentado e em sua relação com o contexto educacional, é correto afirmar:

Na sua prática profissional, é fundamental que o psicólogo escolar realize parcerias com profissionais externos, sejam estes psicólogos ou não. Estas parcerias são regidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Com base na normatização vigente, quanto à atuação ética do psicólogo, é correto afirmar que cabe a este profissional.

Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes". Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.

I - A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.

II - Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.

III - A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.

IV - Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.

Estão corretas

“A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos" (Moura & Facci, 2016). Dentre as práticas que podem ser adotadas com este fim, estão aquelas relacionadas à implementação das políticas públicas educacionais.

Quanto às ações que podem ser desenvolvidas por psicólogos escolares nesse contexto, analise as afirmativas seguintes.

I - Contribuir com a garantia do acesso a todas as atividades educacionais por pessoas com deficiência.

II - Favorecer o combate a práticas de intimidação sistemática a partir de campanhas de educação, conscientização e informação direcionadas à comunidade escolar como um todo.

III - Colaborar com a política de formação continuada docente a partir da instrumentalização de processos de aprendizagem que favoreçam a formação focada na aquisição de conhecimentos técnicos.

IV - Auxiliar na avaliação contínua do alcance das metas do Plano Nacional de Educação, a partir da aplicação de provas padronizadas que permitam a averiguação da qualidade do ensino.

Estão corretas

No contexto educacional, muitas atividades desenvolvidas pelo profissional de psicologia requerem a interlocução com outros profissionais, como gestores, docentes, técnicos etc. Com base na Resolução nº 010/2005, do Conselho Federal de Psicologia, que aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo, quanto à conduta a ser adotada pelo psicólogo nestes contextos multiprofissionais, é correto afirmar:

Considere que você é psicólogo escolar em instituição de ensino superior. Um graduando de licenciatura o procura com uma queixa de baixo rendimento escolar e desmotivação em prosseguir com o curso. Ante esta demanda espontânea, no que diz respeito às condutas profissionais adequadas ao setor de psicologia neste caso, analise os itens seguintes.

I - Utilização de testes de orientação profissional, de modo a auxiliar o aluno a identificar outra carreira com a qual possua maior identificação.

II - Encaminhamento ao atendimento clínico para o devido acompanhamento psicoterapêutico.

III - Aplicação de testes padronizados e utilização de outros instrumentos para identificação do contexto no qual a queixa se insere.

IV - Desenvolvimento de plano de ação multidisciplinar que favoreça o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno em questão.

Estão corretos

“As ações afirmativas são políticas, públicas ou privadas, que pretendem neutralizar discriminações. Por meio dessas políticas, disponibilizam-se para um dado grupo desfavorecido vantagens não extensíveis a outros integrantes da sociedade" (Garcia, 2012). Uma das políticas de ação afirmativa que tem suscitado muitas polêmicas são as chamadas cotas de acesso ao ensino superior. Em relação ao tema, observe a figura abaixo.

No que se refere ao papel do psicólogo escolar neste debate, é correto afirmar:

Quando se discute fracasso escolar no Brasil, uma pergunta que se faz necessária é: quem fracassa no Brasil? Carvalho (2003) discute a relação entre as desigualdades sociais de raça, classe e gênero e a forma como essas desigualdades se refletem na discussão fracasso/sucesso escolar. Os dados apresentados abaixo ilustram essa discussão a partir da taxa de indivíduos entre 18 e 24 anos inseridos no ensino superior:

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

Deve-se entender como comunidade escolar todos os personagens que constituem e qualificam esse espaço, desde seus integrantes formais (discentes, docentes, técnicos) até membros externos (comunidade extramuros, família). Analisando o estresse em estudantes no ensino superior, Silveira, Norton, Brandão e RomaTorres (2011) encontraram:

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

O perfil do professor universitário não perpassa, de modo geral, a formação pedagógica. Ferreira e Andrade (2016) afirmam que “na maioria das vezes, não há preocupação com a formação pedagógica do professor do Ensino Superior", cabendo assim à formação continuada suprir esta lacuna. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.

I - No âmbito do ensino superior, a formação continuada docente deve ser promovida pelos cursos específicos, privilegiando a oferta de pós-graduações stricto sensu.

II - A lacuna na formação pedagógica docente impacta a qualidade da formação profissional ofertada, devendo ser enfrentada através da oferta de estratégias educacionais complementares aos graduandos.

III - Parte do desafio da formação pedagógica no ensino superior refere-se a favorecer com que a docência seja abraçada enquanto profissão, fazendo-se fundamental a sensibilização do corpo docente quanto aos possíveis impactos da formação continuada na sua prática.

IV - Elementos do exercício da docência, desde o planejamento até a avaliação, devem ser debatidos criticamente em formações complementares de curta duração, instrumentalizando a prática em sala de aula.

Estão corretas

Almeida (2002) discute o insucesso escolar no ensino superior apontando duas perspectivas: na primeira, focada no desempenho, tem-se a reprovação e a evasão com seus principais indicativos; na segunda, focada na educação, tem-se o desenvolvimento insuficiente de autonomia, espírito crítico e competência de resolução de problema. Sob esta perspectiva, leia as asserções abaixo.

O insucesso na perspectiva do desempenho escolar reflete um problema de aprendizagem do aluno e precisa ser combatido individualmente

PORQUE

As estratégias de ensino tradicionais predominam no ensino superior, mas apresentam limitações ante o desenvolvimento do profissional autônomo e socialmente crítico.

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

Dentre os documentos psicológicos regulamentados pela Resolução nº 007 de 2003, do Conselho Federal de Psicologia, encontra-se o Laudo Psicológico. De acordo com Patto (1990), a avaliação psicológica no contexto escolar “sela destinos" pois, como afirma também Salazar (1996), muitas vezes legitima a segregação de estudantes. Com base nessa contextualização, nas normas técnicas e no código de ética, é correto afirmar:

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