Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q699820

A operacionalização do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) depende de um conjunto de estratégias que garantam a sua implementação de forma efetiva. Tais estratégias são definidas pela Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2013).

Em relação à implementação do PNSP, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A elaboração de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente compõe o conjunto de estratégias para implementação do PNSP.

( ) O engajamento dos profissionais de saúde com ênfase na responsabilização individual se constitui em estratégia fundamental para implementação do PNSP.

( ) É recomendada a articulação com o Ministério da Educação, enquanto estratégia para qualificar os profissionais de saúde no tema segurança do paciente.

( ) A vigilância e o monitoramento de incidentes na assistência à saúde são irrelevantes neste cenário, por serem atribuições específicas da vigilância epidemiológica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699825

A reflexão sobre a Saúde Coletiva enquanto campo de conhecimentos e práticas é fundamental para que possamos compreender as múltiplas dimensões que configuram este campo e que somente se verificam a partir de uma realidade histórico-social (NUNES, 2012).

Em relação ao campo da Saúde Coletiva, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O surgimento da Saúde Coletiva reforça a concepção de Saúde Pública, fortalecendo o monopólio do discurso biológico.

( ) Ao se aproximar de conceitos das ciências sociais e humanas, a Saúde Coletiva termina por reduzir a utilização dos conceitos quantitativos da epidemiologia.

( ) A presença das ciências sociais e humanas contribuem para uma maior compreensão de aspectos como os processos da vida, do trabalho, do adoecimento e da morte.

( ) O campo da Saúde Coletiva contempla diferentes áreas e formações disciplinares, que incluem as ciências sociais e humanas, a epidemiologia e a política, e o planejamento.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699818

“A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde" (BRASIL, 2018, p. 1). Os chamados indicadores de saúde possuem papel fundamental neste cenário.

Em relação aos indicadores de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A mensurabilidade de um indicador se refere à sua capacidade de medir o que se pretende.

( ) A confiabilidade de um indicador se relaciona à sua capacidade de detectar somente o fenômeno analisado.

( ) Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

( ) As informações geradas pelos indicadores de saúde contribuem para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas às necessidades de saúde da população.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699868

Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde devem nortear todas as ações realizadas em seu âmbito, balizando desde a concepção das políticas públicas de saúde até a execução das ações de cuidado no cotidiano dos serviços (BRASIL, 2018).

Em relação aos princípios e diretrizes do SUS, é correto afirmar que

Carregando...
Q699870

A participação da comunidade nas questões relacionadas à saúde é garantida por lei, tendo sido assegurada desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Os Conselhos de Saúde se constituem em instâncias colegiadas que oportunizam a participação e o controle social na construção das políticas públicas de saúde (BRASIL, 2013).

Em relação à estrutura e ao funcionamento dos Conselhos de Saúde, é correto afirmar que

Carregando...
Q699123

A Lei Orgânica da Saúde (LOS) trata das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços. Para que se cumpram os objetivos e atribuições inerentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), todas as ações em seu âmbito devem, portanto, observar seus princípios e diretrizes (BRASIL, 1990).

Em relação aos princípios e diretrizes do SUS, é correto afirmar que

Carregando...
Q699128

Na evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil, diversos e importantes eventos contribuíram para o delineamento e a construção do que viria a ser o atual Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, desempenhou um papel fundamental ao propor a reformulação do sistema nacional de saúde (BRASIL, 1986).

Em relação às contribuições da 8ª Conferência Nacional de Saúde para a construção do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Defendeu a integralização das ações de saúde por meio da manutenção de uma dicotomia preventiva-curativa.

( ) Propôs a criação de um Sistema Único de Saúde que representasse a construção de um novo arcabouço institucional através de uma ampla Reforma Sanitária.

( ) Propunha a introdução de práticas alternativas de assistência no âmbito dos serviços de saúde, possibilitando ao usuário o direito de escolher a terapêutica preferida.

( ) Defendeu que o novo sistema deveria ser coordenado por um único Ministério e, dessa forma, a unicidade de comando não deveria ser reproduzida nos níveis estadual e municipal.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699817

A compreensão dos chamados “modelos explicativos" é fundamental para entender as proximidades e disparidades entre as concepções de saúde, doença e cuidado que temos atualmente. Dessa forma, diferentes maneiras de organizar e ofertar ações de cuidado em saúde se baseiam, também, em diferentes perspectivas do que vem a ser a saúde, a doença e o cuidado em si. (OLIVEIRA, 2009).

Em relação aos modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que

Carregando...
Q699824

Os Princípios da Biossegurança devem ser observados por “todo profissional que trabalha com substâncias químicas de risco, com material biológico que esteja sujeito a radiações, ou que manipule material perfurocortante ou, ainda, equipamentos com base de funcionamento físico" [...] (BAHIA, 2001, p. 92).

Em relação aos Princípios de Biossegurança em unidades de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) É recomendado que todos os setores clínicos sejam separados e que o controle de resíduo de descarte seja rigoroso.

( ) O profissional deve estar ciente da necessidade de mudança de roupa na saída do trabalho e realizar a assepsia, pelo menos das mãos.

( ) A utilização de equipamento de proteção individual deve ser recomendada para cada caso individualmente, sendo facultativa no caso de profissionais experientes.

( ) Ao contrário do que ocorre com as instalações gerais abertas ao público, a assepsia das áreas restritas deve ser rigorosa, segundo determinação da Vigilância Sanitária.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699122

A realização de consórcios públicos pode ser feita com diversos objetivos, desde que sejam observados os limites constitucionais e legais por parte dos entes federados participantes (BRASIL, 2007).

Sobre os possíveis objetivos para se realizar um consórcio público, é correto afirmar que

Carregando...
Q699127

As transferências intergovernamentais realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) buscam garantir uma distribuição equitativa de recursos financeiros para a realização das ações de saúde previstas em cada esfera de governo, contribuindo para que se concretizem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 1990).

Sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, analise as assertivas abaixo e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os municípios, ao realizarem consórcio para a execução de ações e serviços de saúde, ficam impedidos de remanejar entre si, parcelas de recursos do FNS.

( ) Pelo menos 70% dos recursos do FNS são destinados aos Estados, sendo o restante direcionado para os municípios, respeitando a hierarquia do SUS.

( ) Os recursos do FNS são utilizados para a cobertura de ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, pelos Estados e pelo Distrito Federal.

( ) A apresentação dos relatórios de gestão e a existência do Conselho de Saúde são condições essenciais para recebimento de recursos do FNS por Estados e Municípios.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699874

Ao abordarmos os Sistemas Nacionais de Informação em Saúde encontramos nos chamados Sistemas de Regulação, uma série de informações essenciais que contribuem para qualificar as ações da gestão, otimizando os processos de alocação e distribuição de recursos e, em última instância, para melhorar os serviços de saúde disponibilizados à população (BRASIL, 2018).

Em relação aos Sistemas de Regulação, é correto afirmar que

Carregando...
Q699816

Os conceitos de eficácia, efetividade e eficiência são fundamentais quando abordamos os aspectos relacionados à qualidade em serviços de saúde e devem servir como diretrizes para as intervenções em saúde (SILVA, 2013, p.467).

Em relação aos conceitos de eficácia, efetividade e eficiência nos serviços de saúde, é correto afirmar que

Carregando...
Q699828

As ações que se relacionam à avaliação são fundamentais para que se possa compreender de forma ampliada a Gestão dos Serviços de Saúde, sobretudo no processo de tomada de decisão por parte dos gestores (RAMOS; GRIGOLETTO, 2012).

Em relação à gestão dos serviços de saúde no que tange à avaliação, é correto afirmar que

Carregando...
Q699126

O Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e define conceitos fundamentais para a compreensão da lógica de funcionamento e da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2011).

Em relação aos conceitos definidos pelo Decreto nº 7.508/2011, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As chamadas Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.

( ) O Mapa da Saúde se refere à descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e não pela iniciativa privada.

( ) Uma Região de Saúde é constituída por agrupamentos de municípios, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

( ) A Rede de Atenção à Saúde compreende um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade decrescente, respeitando a hierarquia do sistema.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282