Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 12 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A palavra Entidade na contabilidade tem sentido amplo e nada tem a ver com entidades filantrópicas por exemplo. Entidade é o conjunto de todas as pessoas físicas ou jurídicas da qual a ciência contábil estuda. Assim, entidades são em linhas gerais: I. Todas as empresas (indiferente do tamanho); II. Todas as entidades filantrópicas como Ong´s, Fundações, Igrejas, etc.; III. Cooperativas; IV. Pessoa Física. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Analise as afirmativas: I. PASSIVO CIRCULANTE: Empréstimos e Financiamentos e outras Obrigações com expectativa de vencimento previsto após o termino do exercício subsequente. II. PASSIVO NÃO CIRCULANTE: São as obrigações da entidade exigíveis até o fim do exercício subsequente. III. PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Valor das entradas de Capital a titulo de investimento dos Sócios, mais as reservas originárias de lucros retidos, além de estatutárias e outras que se fazer relevante. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Para o ingresso no Simples Nacional é necessário o cumprimento das seguintes condições: I. Enquadrar-se na definição de microempresa ou empresa de pequeno porte; II. Cumprir os requisitos previstos na legislação; III. Formalizar a opção pelo Simples Nacional. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

O Ativo Não Circulante será divido em: I. Realizável a Longo Prazo: As participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa. II. Investimentos: São normalmente direitos que a Entidade tem a seu favor e serão realizados após o final do exercício subsequente. III. Imobilizado: Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; IV. Intangível: Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Deduções da receita: São compostas por valores que deduzem o valor das vendas de mercadorias, produtos ou serviços tais como: I. Abatimentos: correspondem à anulação de valores registrados como receita bruta de Vendas e serviços. II. Vendas Canceladas: por razões de qualidade da mercadoria ou outros; III. Descontos Concedidos: são descontos comerciais e deverão estar presentes na nota fiscal de vendas. IV. Tributos sobre as vendas e serviços: são os tributos (impostos, taxas e contribuições) que no ato de obter a receita com a venda e /ou prestação de serviços incidem sobre as mesmas. Os tributos são PIS, Cofins, ICMS, ISS. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

De acordo com o código de ética do contador Art. 10 O Profissional da Contabilidade deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta: I – abster-se de fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras; II – abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento; III – jamais apropriar-se de trabalhos, iniciativas ou de soluções encontradas por colegas, que deles não tenha participado, apresentando-os como próprios; IV – evitar desentendimentos com o colega a que vier a substituir no exercício profissional. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

A situação líquida do patrimônio: É a diferença entre o Ativo e o Passivo, podendo apresentar três situações líquidas: I. 1ª situação: Quando o Ativo é menor que o Passivo resultando em uma Situação Líquida Passiva, também denominada negativa, deficitária ou desfavorável. Nesse caso há um déficit patrimonial ou passivo a descoberto. II. 2ª situação: Quando o Ativo é maior que o Passivo, resultando uma Situação Líquida Ativa, também chamada positiva, superavitária ou favorável. III. 3ª situação: Quando o Ativo é igual ao Passivo, resultando em uma Situação Nula. Nesse caso o capital foi absorvido e todo o patrimônio pertence a terceiros, considerando que o total dos bens e direitos é igual ao das obrigações. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

De acordo com o código de ética do contador. Art. 6º O Profissional da Contabilidade deve fixar previamente o valor dos serviços, por contrato escrito, considerados os elementos seguintes: I – a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a executar; II – o tempo que será consumido para a realização do trabalho; III – a possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Consideramos obrigações, EXCETO:

Carregando...

De acordo com o código de ética do contador. Art. 5º O Contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro, deverá; I – Aceitar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida; II – abster-se de interpretações tendenciosas sobre a matéria que constitui objeto de perícia, mantendo absoluta independência moral e técnica na elaboração do respectivo laudo; III – abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justiça da causa em que estiver servindo, mantendo seu laudo no âmbito técnico e limitado aos quesitos propostos. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico. I. Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário; II. Organizar um sistema de controle adequado à empresa; III. Demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa; IV. Analisar os demonstrativos financeiros com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa; V. Acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros e alertando para eventuais problemas. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

De acordo com o código de ética do contador. Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade: I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; II – guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade; III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282