Os recursos de acessibilidade na educação são considerados:
Para efeitos de atendimento educacional especializado e identificação de necessidades educacionais especiais, um aluno com manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado são classificados como:
O artigo 13º da Resolução nº 04/09 afirma serem atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado as afirmações a seguir apresentadas, com exceção somente de:
O objetivo da Tecnologia Assistiva é solucionar, por exemplo, problemas de:
Responda (v) verdadeiro ou (f) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. De acordo com a Lei nº 9.394/96, os sistemas municipais de ensino compreendem:
(__) - As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;
(__) - As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;
(__) - Os órgãos e entidades nacionais de educação.
São critérios que definem as adequações curriculares as afirmações a seguir apresentadas, com exceção somente em:
Ao avaliar a competência funcional da Comunicação Aumentativa e Alternativa, o professor do Atendimento Educacional Especializado deverá observar e registrar:
Conforme o artigo 10º da Resolução nº 04/09, afirma que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) prevendo na sua organização, entre outros itens, o (a):
I - Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos;
II - Matrícula no AEE de todos os alunos, mesmo que não estejam matriculados em uma instituição de ensino regular;
III - Cronograma de atendimento aos alunos;
IV - Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas;
V - Professores para o exercício da docência do AEE, podendo ser os mesmo que lecionam no ensino regular.
Analisando as afirmações acima apresentadas, podemos afirmar que:
Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
Para ser capaz de atender um aluno com necessidades educacionais especiais é necessário conhecer de fato suas potencialidades e dificuldades, para que as mesmas sejam trabalhadas durante sua vida acadêmica. A avaliação é um instrumento importante para tal conhecimento sendo também um de seus objetivos:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para ___________________ a prática escolar, deve ____________________ a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o _____________________ e a aprendizagem dos alunos."
Ao realizar uma avaliação no contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são o (a):