No processo avaliativo da educação infantil não é adequado considerar por parte do professor uma abordagem:
Nas abordagens contemporâneas das práticas pedagógicas, a postura do professor enquanto um facilitador do processo de ensino e aprendizagem deve ser:
Nas questões do desenvolvimento da criança, Vygotsky privilegia o ambiente social como fator fundamental à aprendizagem, onde a variação ambiental poderá determinar o desenvolvimento infantil. Em comparação a tais aspectos, Piaget considera que:
O Referencial Curricular Nacional para educação infantil desenvolveu eixos para o desenvolvimento das atividades, sendo que no eixo da Formação Pessoal e Social é desenvolvido a temática:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para educação infantil, são atividades que podem ser adequadamente aplicadas à crianças de zero a três anos de idade, exceto:
Acerca do conceito desenvolvido por Vygotsky acerca do pensamento generalizante, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que seja adequada à noção de avaliação mediadora segundo a visão de Jussara Hoffmann:
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil, o conceito de criança é definido como:
O conceito de abstração reflexionante, desenvolvido por Jean Piaget, serve para determinar a capacidade em:
Pensando na inclusão educacional e na acessibilidade aos meios de ensino, é necessário que as tecnologias assistivas sejam:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil possuem um caráter:
A principal contribuição do Referencial Curricular Nacional para educação infantil está na transformação do espaço da creche, já que auxilia em: