Acerca da inclusão de uma língua estrangeira moderna no currículo do ensino fundamental, é correto afirmar que:
A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky para definir o constante movimento do intelecto rumo:
Nessa etapa a criança desenvolveu sua capacidade de raciocínio sobre hipóteses ao passo em que ela é apta de desenvolver esquemas conceituais abstrativos que servirão de base para operações cognitivas dentro de princípios da lógica. Esta descrição é adequada à etapa da teoria de Jean Piaget que leva o nome de:
O momento que a criança desenvolve suas capacidades mais plenas e concretas, é chamado pela teoria piagetiana de operatório-concreto, momento que o egocentrismo é menos presente, há diferenciação entre o real e o concreto, além de conseguir desenvolver exercícios mentais mais complexos. Sendo assim o ponto de partida de três operações mentais que são plenamente desenvolvidas nessa etapa; são elas, exceto:
Os novos desafios da sociedade contemporânea e das mudanças sociais constantes impõem a função do docente uma postura:
Segundo a Resolução nº 04 de 2009 sobre o Atendimento Educacional Especializado, são recursos de acessibilidade na educação todos aqueles que:
Às Diretrizes Curriculares Nacionais são distribuídas entre três conceitos-chave enquanto paradigmas curriculares diretamente preocupados com a organização do currículo escolar, sendo cada um destes três definidos pelas seguintes alternativas, exceto:
“Neste ciclo, os alunos devem ser estimulados a aperfeiçoar seus procedimentos de cálculo aritmético, seja ele exato ou aproximado, mental ou escrito, desenvolvido a partir de procedimentos não-convencionais ou convencionais, com ou sem uso de calculadoras. Certamente, eles ainda não têm domínio total de algumas técnicas operatórias, como da multiplicação e da divisão envolvendo números naturais, compostos de várias ordens, ou aquelas com números decimais, e isso precisa ser trabalhado sistematicamente. O importante é superar a mera memorização de regras e de algoritmos (divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima, inverte a segunda e multiplica) e os procedimentos mecânicos que limitam, de forma desastrosa, o ensino tradicional do cálculo." (Caderno de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais)
As funções citadas acima são correspondentes ao ciclo:
Considere o conceito de signos para Lev Vygotsky e assinale a alternativa correta:
Referente às hipóteses criadas por Emília Ferreiro, há uma diferenciação entre as representações icônicas e não-icônicas no início do aprendizado da escrita que são adequadamente descritas na alternativa:
As equipes de pesquisa dentro do planos elaborador pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa são formadas principalmente de:
Para Emília Ferreiro a linguagem escrita é objetivamente:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, se considerarmos o processo da formação de leitores a partir dos incentivos produzidos pelo ambiente escolar é preciso compreender que tais demandas devem ser cumpridas, pelo menos, a partir do (s):
Os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais podem ser observados como temáticas de uma importância e urgência:
Os blocos de informações e conteúdos da matemática, quando separados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, podem encaixar o tratamento das informações como algo relacionável especificamente com a: