Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Acerca da inclusão de uma língua estrangeira moderna no currículo do ensino fundamental, é correto afirmar que:

A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky para definir o constante movimento do intelecto rumo:

Nessa etapa a criança desenvolveu sua capacidade de raciocínio sobre hipóteses ao passo em que ela é apta de desenvolver esquemas conceituais abstrativos que servirão de base para operações cognitivas dentro de princípios da lógica. Esta descrição é adequada à etapa da teoria de Jean Piaget que leva o nome de:

O momento que a criança desenvolve suas capacidades mais plenas e concretas, é chamado pela teoria piagetiana de operatório-concreto, momento que o egocentrismo é menos presente, há diferenciação entre o real e o concreto, além de conseguir desenvolver exercícios mentais mais complexos. Sendo assim o ponto de partida de três operações mentais que são plenamente desenvolvidas nessa etapa; são elas, exceto:

Os novos desafios da sociedade contemporânea e das mudanças sociais constantes impõem a função do docente uma postura:

Segundo a Resolução nº 04 de 2009 sobre o Atendimento Educacional Especializado, são recursos de acessibilidade na educação todos aqueles que:

Às Diretrizes Curriculares Nacionais são distribuídas entre três conceitos-chave enquanto paradigmas curriculares diretamente preocupados com a organização do currículo escolar, sendo cada um destes três definidos pelas seguintes alternativas, exceto:

“Neste ciclo, os alunos devem ser estimulados a aperfeiçoar seus procedimentos de cálculo aritmético, seja ele exato ou aproximado, mental ou escrito, desenvolvido a partir de procedimentos não-convencionais ou convencionais, com ou sem uso de calculadoras. Certamente, eles ainda não têm domínio total de algumas técnicas operatórias, como da multiplicação e da divisão envolvendo números naturais, compostos de várias ordens, ou aquelas com números decimais, e isso precisa ser trabalhado sistematicamente. O importante é superar a mera memorização de regras e de algoritmos (divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima, inverte a segunda e multiplica) e os procedimentos mecânicos que limitam, de forma desastrosa, o ensino tradicional do cálculo." (Caderno de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais)

As funções citadas acima são correspondentes ao ciclo:

Considere o conceito de signos para Lev Vygotsky e assinale a alternativa correta:

Referente às hipóteses criadas por Emília Ferreiro, há uma diferenciação entre as representações icônicas e não-icônicas no início do aprendizado da escrita que são adequadamente descritas na alternativa:

As equipes de pesquisa dentro do planos elaborador pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa são formadas principalmente de:

Para Emília Ferreiro a linguagem escrita é objetivamente:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, se considerarmos o processo da formação de leitores a partir dos incentivos produzidos pelo ambiente escolar é preciso compreender que tais demandas devem ser cumpridas, pelo menos, a partir do (s):

Os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais podem ser observados como temáticas de uma importância e urgência:

Os blocos de informações e conteúdos da matemática, quando separados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, podem encaixar o tratamento das informações como algo relacionável especificamente com a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282