Faz parte dos elementos preponderantes mais importantes das atividades lúdicas voltadas ao trabalho pedagógico, exceto na função:
O conteúdo e aprendizagem procedimentais podem ser entendidos como:
Considerando os tipos textuais, é possível que sirva de exemplo para um tipo de texto explicativo injuntivo:
A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular e sua distribuição em dias de efetivo trabalho escolar são de:
O profissional de ensino dentro do quadro formado pela organização do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é qualificado como professor alfabetizador responsável por planejar e executar ações pedagógicas visando o progresso da aprendizagem de cada aluno de sua turma, também pode ser chamado por:
Para Dermeval Saviani, ao elaborar a teoria pedagógica histórico-crítica foi necessário um pressuposto filosófico encontrado através do conceito de:
O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, nos seguintes espaços:
Acerca das múltiplas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, é correto afirmar que:
Acerca das metas estabelecidas para o futuro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), leia:
I - Suas propostas estão pautadas na sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas;
II - Desenvolver a progressiva autonomia dos educadores para resolver desafios da sala de aula e para buscar seu próprio desenvolvimento profissional;
III - No envolvimento de todas as instituições formadoras e educacionais do país visando sempre o cumprimento dos objetivos centrais do PNAIC;
IV - Na compreensão da alfabetização como um processo humano subjetivo, definitivo, justo e adequado às contribuições aos altos níveis de rendimento escola primariamente.
Assinale a alternativa que apresente somente afirmações corretas:
Para Dermeval Saviani a pedagogia histórico-crítica é aquela empenhada em posicionar a educação a serviço da transformação das relações de produção humana. Sendo assim, a relação encontrada entre a educação e o aspecto social é bem definida pela alternativa:
Para Jean Piaget, a operação das capacidades cognitivas que leva o nome de acomodação é um fenômeno que acontece quando:
A relação entre professor e aluno poderá ser benéfica, segundo Piaget, caso o professor assuma um papel:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, há uma tendência dominante na abordagem de conteúdos na educação escolar que se assenta no binômio transmissão-incorporação. Dessa forma a incorporação de conteúdos pelo aluno é:
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal do governo federal junto ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios, buscando alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Entre os eixos centrais está a avaliação da qualidade de aprendizagem, além dele existem outros eixos de atuação, exceto:
De acordo com Vygotsky, apropriar-se de conceitos científicos é basilar para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no aluno através da escola. Isso ocorre quando: