Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q682034

Para Dermeval Saviani, ao elaborar a teoria pedagógica histórico-crítica foi necessário um pressuposto filosófico encontrado através do conceito de:

Carregando...
Q682039

O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, nos seguintes espaços:

Carregando...
Q682027

O profissional de ensino dentro do quadro formado pela organização do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é qualificado como professor alfabetizador responsável por planejar e executar ações pedagógicas visando o progresso da aprendizagem de cada aluno de sua turma, também pode ser chamado por:

Carregando...
Q682022

A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular e sua distribuição em dias de efetivo trabalho escolar são de:

Carregando...
Q682038

Para Jean Piaget, a operação das capacidades cognitivas que leva o nome de acomodação é um fenômeno que acontece quando:

Carregando...
Q682033

Para Dermeval Saviani a pedagogia histórico-crítica é aquela empenhada em posicionar a educação a serviço da transformação das relações de produção humana. Sendo assim, a relação encontrada entre a educação e o aspecto social é bem definida pela alternativa:

Carregando...
Q682026

Acerca das metas estabelecidas para o futuro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), leia:

I - Suas propostas estão pautadas na sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas;

II - Desenvolver a progressiva autonomia dos educadores para resolver desafios da sala de aula e para buscar seu próprio desenvolvimento profissional;

III - No envolvimento de todas as instituições formadoras e educacionais do país visando sempre o cumprimento dos objetivos centrais do PNAIC;

IV - Na compreensão da alfabetização como um processo humano subjetivo, definitivo, justo e adequado às contribuições aos altos níveis de rendimento escola primariamente.

Assinale a alternativa que apresente somente afirmações corretas:

Carregando...
Q682021

Acerca das múltiplas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, é correto afirmar que:

Carregando...
Q682020

A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky para definir o constante movimento do intelecto rumo:

Carregando...
Q682032

Nessa etapa a criança desenvolveu sua capacidade de raciocínio sobre hipóteses ao passo em que ela é apta de desenvolver esquemas conceituais abstrativos que servirão de base para operações cognitivas dentro de princípios da lógica. Esta descrição é adequada à etapa da teoria de Jean Piaget que leva o nome de:

Carregando...
Q682037

O momento que a criança desenvolve suas capacidades mais plenas e concretas, é chamado pela teoria piagetiana de operatório-concreto, momento que o egocentrismo é menos presente, há diferenciação entre o real e o concreto, além de conseguir desenvolver exercícios mentais mais complexos. Sendo assim o ponto de partida de três operações mentais que são plenamente desenvolvidas nessa etapa; são elas, exceto:

Carregando...
Q682036

Referente às hipóteses criadas por Emília Ferreiro, há uma diferenciação entre as representações icônicas e não-icônicas no início do aprendizado da escrita que são adequadamente descritas na alternativa:

Carregando...
Q682029

“Neste ciclo, os alunos devem ser estimulados a aperfeiçoar seus procedimentos de cálculo aritmético, seja ele exato ou aproximado, mental ou escrito, desenvolvido a partir de procedimentos não-convencionais ou convencionais, com ou sem uso de calculadoras. Certamente, eles ainda não têm domínio total de algumas técnicas operatórias, como da multiplicação e da divisão envolvendo números naturais, compostos de várias ordens, ou aquelas com números decimais, e isso precisa ser trabalhado sistematicamente. O importante é superar a mera memorização de regras e de algoritmos (divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima, inverte a segunda e multiplica) e os procedimentos mecânicos que limitam, de forma desastrosa, o ensino tradicional do cálculo." (Caderno de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais)

As funções citadas acima são correspondentes ao ciclo:

Carregando...
Q682031

Considere o conceito de signos para Lev Vygotsky e assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q682024

Às Diretrizes Curriculares Nacionais são distribuídas entre três conceitos-chave enquanto paradigmas curriculares diretamente preocupados com a organização do currículo escolar, sendo cada um destes três definidos pelas seguintes alternativas, exceto:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282