Sobre Paulo Freire:
(__) - Defendia uma pedagogia acrítica;
(__) - Professores e alunos devem desconsiderar as "políticas" que cercam a educação;
(__) - A forma como os alunos são ensinados e o que lhes é ensinado serve a uma agenda política;
(__) - Professores, eles próprios, têm noções políticas que trazem para a sala de aula.
Levando-se em consideração que “V" significa verdadeiro e “F" significa falso a sequência das proposições acima é:
Leia com atenção:
I- A avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas;
II- Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares.
Sobre os itens acima:
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado:
Para Piaget, quando houver situações que gere grande desequilíbrio mental:
I- O professor deve adotar passos intermediários para adequá-los às estruturas mentais da fase de desenvolvimento do aluno;
II- O aluno deve exercer um papel passivo e construir seu conhecimento, sob a orientação constante do professor.
Sobre os itens acima:
A criança aprende primeiro as famílias de sílabas para, depois, compreender as palavras. O aprendizado é feito de forma mecânica. Falamos do método:
Analise o trecho de Paulo Freire, e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente ___________________ pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como _____________________ e apresentando-os aos seus modelos de _____________________ entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção."
“Os opressores devem estar dispostos a repensarem seu modo de vida e a examinarem seu próprio papel na opressão se a verdadeira libertação deve ocorrer: aqueles que autenticamente se comprometem com o povo devem reexaminar-se constantemente."
O trecho acima:
Para Piaget, o período Operatório Formal se dá a partir dos:
Em termos de pedagogia, Freire é conhecido por seu ataque ao que chamou de conceito de educação:
Neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário. Trata-se de avaliação:
Os métodos de alfabetização no Brasil se dividem basicamente em duas grandes famílias:
Nesse caso, o aprendizado da alfabetização se inicia por frases inteiras. Trata-se do método denominado de: