Leia o fragmento abaixo de “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura" de Nilcéa Lemos Pelandré:
“[...] os conteúdos indicados para as práticas do eixo do uso da linguagem são eminentemente enunciativos [...] o texto é visto como unidade de ensino e os gêneros textuais como objetos de ensino. [...] os conteúdos [...] do eixo da reflexão sobre a língua e a linguagem abrangem aspectos ligados à variação linguística; à organização estrutural dos enunciados; aos processos de construção da significação; ao léxico e às redes semânticas e aos modos de organização dos discursos" (ROJO, 2000, p. 20 e 30).
Dentro do contexto apresentado, a pesquisadora Roxane Rojo está inserida em uma perspectiva pedagógica diz respeito à:
Leia o fragmento. “[...] a consciência é gerada na prática social de que se participa. Mas tem, também, uma ___________________. Minha compreensão do mundo, meus sonhos sobre o mundo, meu julgamento a respeito do mundo, tendo, tudo isso, algo de mim mesmo, de minha ___________________, tem que ver diretamente com a prática social de que tomo parte e com a posição que nela ocupo. Preciso de tudo isso para começar a perceber como estou sendo.” (FREIRE; MACEDO, 1990, p.29). Dentro do contexto apresentado, preenche corretamente as lacunas:
Leia o fragmento abaixo:
“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:
Leia o fragmento abaixo e indique a opção com o conceito que melhor completam as lacunas.
“A perspectiva sócio histórica ancora-se, dentre outras, na teoria de Vygotsky que aponta novos paradigmas para a compreensão do desenvolvimento humano. Essa teoria, fundamentada no materialismo histórico-dialético, ________________________________________. Vygotsky, em sua teoria social do desenvolvimento humano, compreende o sujeito como constituído e construído nas relações sociais, via linguagem. Ele afirma também que, na ontogênese, deve ser considerada não só a linha natural, biológica, mas também a linha cultural, social, histórica."
(Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Conforme o processo de aquisição da leitura desenvolvido por Paulo Freire, os níveis de consciência são de grande importância, um deles, caracterizado como “consciência transitivo-ingênua” compreende: