Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d

Para as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica, as dimensões do “cuidar” e do “educar”:

Uma abordagem educacional que preze pela importância do raciocínio lógico-matemático, valorizando uma prática reflexiva e dedutiva deve ser considerada uma abordagem de uma tendência:

Considerando a psicomotricidade por uma ótica piagetiana é possível afirmar que no momento em que a criança possui recém-adquirida uma noção do seu corpo tanto pelo conjunto como pelas suas partes, assim como ganhando autonomia e maior liberdade tanto no sentido de coordenação motora, como compreendendo os seus limites funcionais, é possível dizer que esse momento corresponda ao período:

São apresentados como eixos norteados da educação infantil nas Diretrizes Curriculares Nacionais, conteúdos que envolvam:

Leia as afirmações abaixo acerca da teoria elaborada por Lev Vygotsky e assinale verdadeiro [V] ou falso [F]:

(__) Muitos professores que compreendem o conceito elaborado pelo autor de aprendizagem através pelas relações humanas, organizando assim todas suas aulas baseadas em atividades em grupo, tornando isso a prerrogativa principal de suas aulas, estão cometendo um erro de interpretação e aplicação da teoria.

(__) A teoria de Desenvolvimento Proximal parte do princípio de que qualquer coisa que possa ser ensina, e que em dado momento é executada pela criança com o auxílio de alguém - sejam os pais ou professores – algum dia se tornará um desenvolvimento real e consolidado.

(__) Muito mais do que um agente transmissor de conhecimento, o professor tem o papel de encontrar meios para que todos seus alunos consigam se desenvolver conjuntamente, e tais meios serão enquanto ele busca determinar quando conseguirão obter êxito sozinhos, tanto quanto quando conseguirão obter êxito em grupo.

(__) Muitas vezes o professor precisará ignorar os limites das zonas de desenvolvimento, pois só assim serão quebrados paradigmas quanto ao que poderia ou não ser atingido por um grupo ou um indivíduo sozinho, e isso só ocorre através de níveis de cobrança realmente desafiadores.

Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:

Segundo a Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, projetos e pesquisas envolvendo temas transversais, serve como forma de:

Os sistemas de recuperação buscam atender os alunos com baixo rendimento escolar, sem que estes criem defasagens e carreguem dúvidas e dificuldades não superadas. O método de recuperação paralela, estabelecida por lei, obrigatoriamente, deverá ser entendido como um método que:

Cipriano Luckesi é um dos nomes mais citados quando o assunto é avaliação de aprendizagem escolar. Para ele, o processo de avaliação precisa auxiliar e melhorar a qualidade de ensino, para que isso aconteça é necessário que:

Considerando ao espaço das instituições de ensino, sua função social e uma prática de educação inclusiva, é possível afirmar que é dever tanto do Estado quanto das instituições de ensino, sendo assim previsto por lei, servirem como:

Leia a seguir acerca do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD):

I – Para que um livro didático figure entre as opções oferecidas pelo MEC é necessário que seja inscrito em edital, passe por uma avaliação pedagógica, realizada em parceria com universidades públicas em todo o país.

II – As escolas poderão escolher quais livros irão adotar entre aqueles oferecidos através do Programa, com todo subsidio feito através do MEC.

III – O programa é executado através de planos de ciclos trienais alternados.

IV – Todas as escolas em território nacional poderão ter acesso aos materiais didáticos ofertados pelo Programa, sem exceções, cujo objetivo é ampliar em larga escala o acesso dos alunos a materiais de ensino de qualidade.

Assinale a alternativa correta:

Considerando a lei nº 5692/71 revogada em 1996 pela lei de nº 9.394, poderíamos avaliar as propostas de ensino apresentadas nas leis e Diretrizes de bases da educação, como com uma tendência pedagógica:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282