O equilíbrio entre os momentos de acomodação e assimilação, segundo a teoria de Jean Piaget, é entendido como a modificação de algo para as qualidades de outra coisa, ou melhor, quando a criança passa de um certo nível de conhecimento para outro mais complexo. Futuramente passou a receber o nome de equilibração, porém em sua origem levava o nome de:
“O professor, por deter o conhecimento do conteúdo que irá ensinar, por superestimar a capacidade de abstração dos alunos ou por considerar trabalhosa a administração de uma atividade com recursos diferentes do livro e do quadro de giz, dentre outros motivos, dispensa o uso de materiais que poderiam enriquecer e mediar a construção do saber, optando por aulas apenas expositivas ou com poucos recursos."
A afirmação acima poderá servir como forma de defesa no uso de:
“Os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.)
Lido esse trecho é correto concluir que poderá ser suposta uma diferenciação quanto ao método científico e a metodologia do ensino de Ciências, pois:
Acerca do ensino de língua portuguesa nos primeiros anos do ensino fundamental é correto afirmar que:
Segundo o texto da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de":
I – Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
II – Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
III – Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
IV – Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
V – Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Assinale a alternativa correta:
O uso instrumental de ferramentas como material dourado, fichas, moedas, palitos, instrumentos de medidas – seja de distância, como réguas, assim como do tempo, através de calendários – possibilitará um apoio no que diz respeito à aprendizagem da matemática nos primeiros anos, quando aplicados:
Quando são levantadas as questões acerca dos Projetos Políticos-Pedagógicos referem-se aos planos e metas que uma escola traçará enquanto objetivo. Nesse contexto, a palavra “político” quer dizer que:
A lei nº 13.478 de 30 de agosto de 2017 estabelece alterações quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/1996). As alterações previstas na atual lei correspondem principalmente aos fatores relacionados a:
Segundo Lev Vygotsky, a solução de problemas no aprendizado enquanto desenvolvimento potencial da criança deverá ser considerada como:
Uma tendência pedagógica progressista é assim considerada quando sua conceituação teórica compreenda, de modo geral, e incluir as especificidades encontradas em seus ramos posteriores: