A tendência pedagógica tradicional, enquanto detentora e transmissora de conhecimento, lida com essa realidade de ensino – principalmente enquanto alvo de crítica das tendências de ensino mais atuais e progressistas – de modo que os conteúdos:
Segundo os princípios de psicomotricidade, quando é tratado sobre as dominâncias laterais de uma criança, caso ela apresente um quadro onde a dominância lateral é indefinida quer dizer que:
O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:
I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;
II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;
III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;
IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.
Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:
Leia:
“A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura."
(OLIVEIRA, Z.M.R. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.)
A autora refere-se à criança e aos seus processos de desenvolvimento como:
Para Emília Ferreiro o erro, enquanto parte do aprendizado da criança, deve ser considerado como uma ferramenta que evidencia e transparece informações vitais para que o pedagogo desenvolva seu trabalho, pois:
São modos eficientes e que respeitam adequadamente o desenvolvimento das crianças no ensino infantil, estilos de avaliação que se preocupem como:
Diversos princípios foram desenvolvidos ao longo da história para explicar e compreender como funcionam os processos de aprendizagem definidos como teorias da aprendizagem. Desse modo, é possível afirmar corretamente que a teoria:
A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:
Se caso um educador desenvolva ludicamente a sonoridade de um poema com alunos da pré-escola, ele estará exercendo uma atividade: