Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d

A tendência pedagógica tradicional, enquanto detentora e transmissora de conhecimento, lida com essa realidade de ensino – principalmente enquanto alvo de crítica das tendências de ensino mais atuais e progressistas – de modo que os conteúdos:

Segundo os princípios de psicomotricidade, quando é tratado sobre as dominâncias laterais de uma criança, caso ela apresente um quadro onde a dominância lateral é indefinida quer dizer que:

O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:

I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;

II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;

III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;

IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.

Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:

Leia:

“A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura."

(OLIVEIRA, Z.M.R. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.)

A autora refere-se à criança e aos seus processos de desenvolvimento como:

Para Emília Ferreiro o erro, enquanto parte do aprendizado da criança, deve ser considerado como uma ferramenta que evidencia e transparece informações vitais para que o pedagogo desenvolva seu trabalho, pois:

São modos eficientes e que respeitam adequadamente o desenvolvimento das crianças no ensino infantil, estilos de avaliação que se preocupem como:

Diversos princípios foram desenvolvidos ao longo da história para explicar e compreender como funcionam os processos de aprendizagem definidos como teorias da aprendizagem. Desse modo, é possível afirmar corretamente que a teoria:

A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:

Se caso um educador desenvolva ludicamente a sonoridade de um poema com alunos da pré-escola, ele estará exercendo uma atividade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282