(1) Enquanto pressuposto da experiência estética, a mesma é um processo individual e intransferível, mesmo aquelas experiências carregadas de valores coletivos de arte e cultura. (2) Tanto que o professor de Arte tem por função auxiliar na busca dos alunos por interesses, modos de conhecimento e experiências que auxiliem nessa prática individual, possibilitando uma alfabetização estética em seus alunos.
As afirmações acima estão:
Observe a imagem:
A imagem acima se trata de uma pintura do período moderno que corresponde ao movimento artístico do:
Sua origem enquanto movimento artístico ocorreu como forma de oposição as regras estéticas da proposta impressionista, mas foi duramente criticado, mesmo que futuramente grandes e renomados artistas fossem considerados representantes desse movimento. Sua temática é leve, alegre e tem por princípio uma expressividade alegre, onde as cores utilizadas não possuem relação direta com os objetos reais ali representados. Trata-se do movimento:
Nesse período histórico da arte as igrejas eram avantajadas e com aspecto de grande solidez, por esse mesmo motivo tinham a aparência de grandes fortalezas voltadas para o culto e a fé cristã. Seu estilo destacava-se, dentre outros motivos, por suas abóbadas de arco, ou de berço. O período artístico citado corresponde ao:
Na história da educação artística brasileira o Canto Orfeônico foi instaurado como disciplina obrigatória no currículo do ensino secundário no país, seu idealizador e propagador foi:
Entre as mais recentes descobertas sobre as formas artísticas pré-históricas são encontrados alguns padrões nas temáticas escolhidas, assim as representações gráficas mais antigas da pré-história retratavam:
Fazendo uma análise sintética da produção artística brasileira barroca é correto afirmar que:
No teatro clássico, dividido entre seus gêneros principais, o gênero dramático descreve e se preocupa em: