Considere as características do Recrutamento Interno:
São vantagens do Recrutamento Interno as descritas nos itens:
Considere os itens a seguir sobre as características da depressão:
I - Os principais sinais da depressão são uma tristeza evidente ou um sentimento de vazio interior, esgotamento (burnout), exigência excessiva, estados de ansiedade, agitação interior, perturbações ao nível do raciocínio e do sono.
II - A depressão é caracterizada por uma perturbação metabólica nervosa ao nível do cérebro. A concentração de neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina) está desequilibrada. A causa é, na maior parte das vezes, uma atividade longa e excessiva dos hormônios do stress. Esta super atividade poderá, quando não tratada, conduzir a doenças como a hipertensão, o enfarte do miocárdio, o acidente vascular, diabetes e osteoporose. Por conseguinte, é de extrema importância uma terapia cuidadosa e duradoura.
III - Os antidepressivos têm um efeito imediato. Daí a importância de se iniciar a terapia medicamentosa imediatamente ao diagnóstico.
Está correto o que se afirma em:
Dos critérios diagnósticos para episódios hipomaníacos, é INCORRETO afirmar:
Considere as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma diretriz dessa política:
Piaget ressalta que, o importante não é a explicação de equilíbrio, mas sim o processo de equilibração, sendo o equilíbrio o resultado desse processo. E esse processo de equilibração envolve:
Considere as características a seguir sobre os episódios maníacos:
São características corretas dos episódios maníacos as apresentadas nos itens:
“Pode-se dizer que existe, mas não é dito, porque não é percebida a sua existência por quem o detém. Podemos pensar em pessoas que não se identificam com o trabalho que executam, mas não têm consciência disso, então chegam atrasados todos os dias, faltam ao trabalho por adoecerem frequentemente, sem aparente razão para a incidência de doenças. O conflito está lá, mas escondido, não é percebido nem sentido ainda."
Com relação aos tipos de conflitos grupais, o texto discorre sobre:
Considere a tabela a seguir sobre os tipos de estereótipos e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
Ao se perguntar sobre o parâmetro sob o qual seria possível, ao mesmo tempo, distinguir, homogeneizar e ordenar Real, Simbólico e Imaginário, Lacan aponta o embaraço causado quando temos que localizar a medida comum a partir da palavra “outro”. Afirmando que Freud, lamentavelmente, se confundiu aí, ao considerar “outro” a partir do que é interior/exterior, Lacan lembra que há outro “outro”, escrito com “O” maiúsculo, que não tem a mínima relação com o interior/exterior. Essa questão remonta ao Seminário 16 ([1968-1969]), no qual ele aponta que a concepção de representação proposta no idealismo conduz ao equívoco de:
“O terapeuta deve ajudar a transformação do sistema familiar, e para isto ele se une à família desempenhando o papel de líder, identifica e avalia a estrutura familiar, e cria circunstâncias que permitam a transformação da estrutura. As mudanças terapêuticas são alcançadas através das operações reestruturadoras, tais como: a delimitação de fronteiras, a distribuição de tarefas, o escalonamento do stress e a utilização dos sintomas. A terapia estrutural é uma terapia de ação, e o sintoma é visto como um recurso do sistema para manter uma determinada estrutura."
Entre as escolas de enfoque sistêmico da Terapia Familiar, o texto traz características para:
“A ludoterapia não-diretiva pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança de poder crescer sob melhores condições. Sendo o brinquedo seu meio natural de _________________ lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto e confusão."
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência do aluno com necessidades especiais. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar. Esse nível das chamadas, são descritas por Piaget como: