Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d

Dentro do contexto desenvolvido por Vygotsky ou o socioconstrutivismo e interacionismo, compreende-se o processo de aquisição da linguagem conforme os tópicos apresentados abaixo.
I- “A aquisição da linguagem é vista num processo interacionista através da escola;
II- A linguagem oral (a fala) é concebida como uma organização das sociedades;
III- As relações de construção do conhecimento estão alicerçadas na criança com o outro (interlocutor);
IV- Pensamento e linguagem são concepções indissociáveis, em que fala e imagem são evocadas na mente." (Revista Científica da FASETE, 2007)

Considera-se correto o que está contido na alternativa:

Dentro da percepção apresentada por Piaget, conforme contexto apresentado anteriormente, existe a perspectiva do pensamento representativo, conforme parágrafo abaixo.
“O pensamento representativo (rudimentar) inicia-se com a capacidade de evocar objetos e eventos ausentes, seja por gestos, seja através de outros objetos. Isto traz uma nova dimensão à inteligência prática e permite a elaboração de operações mentais bem mais complexas que os atos limitados ao aqui-agora. Se a inteligência prática se restringe a coordenar sucessivamente estados de uma ação interligados por curtas antecipações e reconstituições momentâneas em torno de um objeto concreto, a inteligência conceptual ______________________." (Soares, Maria Vilani)
Completa-se corretamente a lacuna conforme alternativa:

Leia o trecho com atenção.
I- Biólogo, Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação o modo de interação do homem com o meio;
II- Isto significa que em todos os níveis do desenvolvimento, uma conduta cognitiva é uma ação interiorizada, cuja função é a adaptação do sujeito a seu meio pela subjetividade;
III- Este desenvolvimento é contínuo, sua continuidade encontra-se, por um lado, na noção de ação e, por outro, na de função: através de processos de assimilação e acomodação, o sujeito vai, pouco a pouco, coordenando suas ações num nível de complexidade estrutural cada vez mais alto. (Soares, Maria Vilani)
.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correta a alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282