Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia as alternativas e assinale aquela que apresenta a resposta INCORRETA quanto ao processo de mediação desencadeado pelo professor em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

O psicólogo e filosofo suíço Jean Piaget (1896-1980) é conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Sobre este tema leia as afirmativas que seguem: I- Para Piaget ―a linguagem não é suficiente para explicar o pensamento uma vez que este tem raízes na ação e nos mecanismos sensório-motores. II- Piaget define o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. III- Para Piaget ―necessariamente todo individuo que possui alguma deficiência deve receber tratamento e acompanhamento escolar em espaços exclusivos para este fim, dadas às características dos mesmos. IV- Piaget considera quatro fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança sem deficiências: biológico, hereditário, da ação do adulto sob o sujeito, da assimilação e conotação. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:

A professora do Segundo Ano do Ensino Fundamental recebeu em agosto, um aluno vindo de outro município. Neste dia a turma está trabalhando uma poesia construída coletivamente. Para obter um diagnóstico do aluno, a professora solicita que o mesmo leia a poesia que está escrita no quadro em voz alta. Ele gagueja, foca nervoso e não consegue, a professora percebe que ele não é alfabetizado; ao olhar seu caderno vê atividades incompletas e muitas páginas em branco. Qual atitude CORRETA a professora deve tomar nesta situação?

Quanto a Educação Inclusiva é INCORRETO afirmar:

Nos últimos trinta anos, o conceito de alfabetização tem sido revisto, discutido e refinado entre aqueles que se dedicam a estudar o tema bem como entre os professores que atuam diretamente em sala de aula. Considerando alfabetização e letramento, leia as alternativas e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas: ( ) Ser alfabetizado é ser letrado. Um conceito é o mesmo que o outro e os utilizamos quando nos referimos àqueles alunos que dominam os conhecimentos essências de letras, nomes, formas e números descrevendo-os minimamente. ( ) Indivíduo letrado é aquele que possui o conhecimento de letras e sílabas no sentido restrito da palavra, compreende seu uso e função social. ( ) O exercício da alfabetização amplia-se a medida que a criança faz uso desta prática social. Este processo é interno, objetivo e avança conforme o sujeito usa estes conceitos essenciais. ( ) Alfabetizar e letrar são ações distintas, mas não são inseparáveis; o ideal na escola é alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Realizar uma avaliação coerente, que demonstre o conhecimento alcançado pelos alunos é um desafio para o professor. Leia as afirmativas que se referem à avaliação nos Anos Iniciais: I- A avaliação deve ter como foco o processo de construção do conhecimento do aluno. O que ele já sabia, como ele constrói o conhecimento, quais relações estabelece, como dialoga com o conhecimento e com os demais colegas frente aos desafios pedagógicos. II- Na avaliação devem prevalecer os aspectos quantitativos sobre os qualitativos; o percurso dos alunos deve ser observado pelo professor, percebendo o avanço e necessidade dos mesmos. III- No processo de avaliação é somente através da aplicação de provas e testes que o professor consegue mensurar o conhecimento dos alunos. Instrumentos distintos de testagem garantem ao professor tranquilidade quanto aos resultados obtidos pela turma. IV- No cotidiano escolar, a avaliação traz elementos de análise quanto ao desempenho do aluno bem como aspectos institucionais e de atuação do professor. Desta forma, a avaliação deve servir de indicativo para reflexões em todas as direções e não ser vista apenas como resultado obtido pelo aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

A indisciplina na escola e na sala de aula é fator de preocupação entre os educadores, entender suas causas e consequências é tema constante de estudos e reflexões. Leia as afirmativas quanto a indisciplina na sala de aula: I- Indisciplinado é aquele aluno que contesta o professor, que pergunta demais, que quer saber além do conteúdo proposto, pois assim atrapalha o raciocínio do professor. II- O trabalho para solucionar a indisciplina da sala de aula deve ser realizado pelo professor que se sente incomodado por ela; ser mais rígido e austero, baixar notas e aplicar provas resolve consideravelmente o problema. III- Tratar a indisciplina na sala de aula deve ser ação coletiva da escola como um todo, traçar metodologias assertivas, ouvir e compreender as necessidades dos alunos, aproximar a família do cotidiano escolar são bons exemplos de intervenções pedagógicas a serem realizadas. IV- É fundamental que professores e escola discutam as causas da indisciplina, as reais necessidades dos alunos e como aliar estas observações aos conhecimentos escolares. Garantir aos alunos espaço para reflexão e discussão, propor projetos alternativos e educativos possibilitam que o aluno se identifique com a escola e dê a ela importância necessária ao seu desenvolvimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:

Complete a sentença abaixo com a alternativa CORRETA: A_______________________________ transforma a escola em espaço para todos. Ela favorece a __________________________, o respeito ao direito de todos aprenderem sem negar as dificuldades que os estudantes encontram no decorrer do processo. Ela garante também, diferentes __________________________ para que os alunos possam construir seus _________________________.

A discussão em torno do currículo na área educacional é constante no cotidiano daqueles que atuam na escola. Assim, podemos dizer que currículo é:

A escola tem papel fundamental no desenvolvimento de todos os alunos. Um desafio a ser perseguido neste cotidiano é o esforço em desenvolver alunos praticantes da leitura e da escrita. Neste sentido, é INCORRETO:

Na atuação docente, é comum identificarmos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA a ser realizada pelo professor ao percebe estas situações:

Enquanto professores, estudamos e compreendemos a importância das teorias educacionais na história da educação e no contexto atual. Dermeval Saviani, educador brasileiro, em seu livro “Escola e Democracia” (2001), ao estudar e discutir este tema define as teorias educacionais em dois grupos. Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

A matemática é um campo do conhecimento que sempre mereceu atenção especial do professor dos Anos Iniciais. Assinale a afirmativa que apresenta a resposta CORRETA neste sentido:

O planejamento é uma ferramenta indispensável para o exercício da docência. Leia as afirmativas que se referem ao mesmo e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas. ( ) Um bom planejamento é fundamental para o sucesso das ações realizadas em sala de aula, é por meio dele que podemos perceber quais são as necessidades dos alunos e atuar de forma a desencadear novas situações de aprendizagem que auxiliem na resolução das dificuldades observadas. ( ) Além de dar subsídios ao professor, um bom planejamento contribui para uma organização da escola, como um todo. Procura garantir que as metas pensadas coletivamente sejam alcançadas e busca desenvolver o aprendizado de todos os alunos. ( ) Um planejamento que garantiu boas notas aos alunos precisa ser repetido em anos subsequentes, em turmas diferentes. Considerando que planejamento é o conjunto de estratégias a serem utilizadas em determinado período escolar, as atividades de sucesso devem ser retomadas constantemente. ( ) O planejamento é um momento de pesquisa e reflexão no fazer docente. É fundamental pensar sobre os alunos que frequentam determinada turma, analisar suas necessidades e traçar estratégias e metodologias que contemplem estas observações. Análise, estratégias, objetivos e avaliação estão presentes nestas reflexões. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282