Na Educação Infantil partimos do pressuposto que a brincadeira é fundamental para compreender a criança ao mesmo tempo em que a estimula a aprender e construir outros conhecimentos. Quanto ao brincar na Educação Infantil é INCORRETO afirmar:
Enquanto profissionais que atuam buscando o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, há a necessidade cotidiana de organização do trabalho educativo. Esta organização é imprescindível para o bom andamento das atividades e o alcance dos objetivos planejados. Quanto à organização do trabalho na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA nas opções apresentadas:
Desde que nascem as crianças estão inseridas num mundo onde a matemática faz parte de situações cotidianas. São estas vivências que auxiliarão a criança a compreender e utilizar estes conceitos. Analise as assertivas:
I- Ao trabalhar conceitos matemáticos o professor pode e deve utilizar-se de jogos, brincadeiras, materiais concretos que auxiliem a criança a compreender como os conceitos matemáticos constituem as experiências vividas da criança.
II- O processo de aquisição dos conceitos matemáticos pode iniciar por brincadeiras coletivas que desenvolvam a aquisição do conceito de número e numeral, problematização de cálculos simples e complexos. Após a introdução destes conceitos deve-se voltar à exploração do cálculo e registro individualizado, razão essencial do conhecimento historicamente acumulado.
III- De forma lúdica a criança relaciona os conhecimentos do seu cotidiano, suas experiências e vivências e aquilo que aprende na escola. Ao interagir e relacionar estas experiências ela compreende e se apropria dos conhecimentos matemáticos abordados pelo professor.
IV- Os conceitos matemáticos podem ser inicialmente abordados ludicamente, mas até os cinco anos devem migrar para conceitos de cálculo abstrato, considerando que nesta idade a criança já possui a capacidade de compreendê-los e consolidá-los mentalmente.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Quando discutimos a importância da brincadeira e do brincar na Educação Infantil é CORRETO afirmar:
Ao adotar o ensino fundamental de 9 anos, o governo brasileiro alinhou-se à realidade mundialmente predominante, inclusive em vários países da América Latina. Essa decisão encontra suas raízes na Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece tais critérios, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional em 2001, passando a constar do Plano Nacional de Educação- PNE (Lei nº 10.172/2001). Nele ficou estabelecido:
A articulação família e instituição educativa é parte de um exercício constante, superar a ausência da família é um constante desafio a ser superado. Neste contexto é CORRETO afirmar:
Quando discutimos a Educação Infantil e seu papel fundamental na construção do conhecimento refletimos a cerca da importância da rotina no cotidiano destas crianças. Leia as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A rotina na Educação Infantil tem um papel fundamental de se constituir como eixo central da organização do trabalho do professor buscando garantir um desenvolvimento pleno da criança; oportunizando experiências e contando com a participação ativa de todas as crianças.
( ) A realidade das crianças e suas histórias bem como suas experiências de vida não podem interferir na organização de tempo e planejamento do professor, visto que segundo a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 cabe unicamente a estes profissionais a responsabilidade pelo planejamento e organização pedagógica.
( ) É fundamental que ao considerar a rotina da turma, o professor organize a mesma de forma que seja dado atenção a aprendizagem e aos cuidados das crianças considerando as necessidades das mesmas.
( ) A rotina necessita de uma visão crítica e aguçada do professor, já que rotina refere-se a repetição, estagnação, cansaço e por isso, seu uso nas instituições educativas deve ser desestimulado; já que torna-se um fator de desinteresse das crianças pelas atividades desenvolvidas.
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE as respostas acima refere-se a:
Assinale a alternativa CORRETA que se refere a principal função da avaliação na Educação Infantil:
Na Educação Infantil a avaliação é objeto de reflexão e discussão entre especialistas e professores. É CORRETO afirmar que a avaliação deve ser realizada por meio de:
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção CORRETA.
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas assertivas abaixo no que se refere ao educar e cuidar na Educação Infantil:
I- Para que as ações pedagógicas não se transformem em rotinas desconectadas e mediadas por regras rígidas é fundamental que o professor adote uma prática de observação e acompanhamento constantes considerando e respeitando a diversidade de experiências de cada criança.
II- A ação do professor de Educação Infantil quanto ao educar e cuidar requer que ele compreenda que as experiências, as hipóteses e a construção de regras ocorrem de forma compartimentada.
III- Cuidar e educar refere-se também a ação do professor que deve compreender a criança como um ser social, integral e em constante desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Ao discutir a importância da avaliação no cotidiano da escola, a professora e escritora Jussara Hoffmann assim se posiciona:
―A avaliação deve ser entendida como uma prática investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa. Não são os julgamentos que justificam avaliação, as afirmações inquestionáveis sobre o que a criança é ou não é capaz de fazer.‖ (2000, p. 15).
Quanto à avaliação na Educação Infantil é INCORRETO afirmar:
Muito se discute sobre a importância da família na escola. Assim, para uma escola que deseja aproximar a família do espaço educativo é INCORRETO:
O currículo na Educação Infantil deve partir do sujeito histórico em desenvolvimento; ter objetivos claros que atendam as peculiaridades destes sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao currículo na Educação Infantil:
Instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, o FUNDEB é uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado para pagar os ―profissionais do magistério da Educação Básica‖, quem são estes profissionais: