Discute-se muito a questão da indisciplina na escola. Neste sentido coloque V para Verdadeiro e F para falso.
( ) A responsabilidade pela indisciplina na sala de aula é exclusivamente do professor. Se a aula está cansativa e chata o aluno se distrai com muita facilidade.
( ) Um bom professor consegue rapidamente dominar seus alunos, colocá-los sentados e em silêncio durante as atividades em sala.
( ) Indisciplina se constrói ao longo do trabalho na escola, obviamente num ambiente de respeito, coletividade e reciprocidade. A responsabilidade é de ambos - professor e alunos.
( ) Para resolver os problemas de indisciplina há que se ter um trabalho coletivo na escola – professores e direção – aproximando a família e os alunos, buscando um dialogo amplo e integral com vistas ao desenvolvimento do aluno e o aprendizado.
Assinale somente a alternativa que apresenta as respostas CORRETAS:
Assinale a alternativa CORRETA que se refere à escola inclusiva:
Ao se propor a estudar com os alunos a literatura infantil, é CORRETO que o professor:
Ao adotar o ensino fundamental de 9 anos, o governo brasileiro alinhou-se à realidade mundialmente predominante, inclusive em vários países da América Latina. Essa decisão encontra suas raízes na Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece tais critérios, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional em 2001, passando a constar do Plano Nacional de Educação- PNE (Lei nº 10.172/2001). Nele ficou estabelecido:
Uma importante atribuição da função do professor é sem dúvida, o planejamento das ações desencadeadas em sala de aula. Quanto ao planejamento é INCORRETO afirmar:
O professor do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental prepara uma atividade está um pouco preocupado, pois percebe que restará somente uma hora para trabalhar com a turma, visto que os mesmos estão retornando da aula de Educação Física e do recreio. A atividade planejada é individual sendo um ditado de palavras e frases, após a correção no quadro e exploração das palavras e frases os alunos devem corrigir no caderno prestando a devida atenção. A atividade tem não tem o êxito adequado, pois os alunos estão irrequietos, falam o tempo todo, saem do lugar e não ouvem aquilo que a professora fala. Neste sentido é INCORRETO:
Assinale V para Verdadeiro e F para falso que se referem ao trabalho do professor quanto à reestruturação de textos produzidos pelo aluno:
( ) De forma segura o professor deve apontar os erros no quadro, em voz alta, assegurando que a criança perceba onde errou.
( ) É fundamental que o professor lance boas perguntas para que ao analisar o texto a criança possa perceber onde o mesmo precisa ser corrigido ou melhorado na sua estrutura.
( ) A reestruturação de texto é estratégia tradicional e ultrapassada, é importante que a criança aprenda a ortografia correta. Assim terá segurança ao escrever bons textos.
( ) É imprescindível que o professor reconheça os esforços da criança, reforçando sua autoestima, estimulando a mesma a produzir, corrigir e avançar na produção de bons textos.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção CORRETA.
Complete o parágrafo abaixo com a alternativa CORRETA que segue:
―O projeto político pedagógico é peça fundamental no ___________________ de uma instituição de ensino. Reflete as _________________de escolha, as ________________________ para as ações da escola. Caracteriza-se por ser um documento __________________________ e por definir a ____________________da escola.‖
No decorrer de uma aula o professor percebe dificuldades de aprendizagem em um determinado aluno; estas dificuldades já são perceptíveis a um bom tempo e atrapalham o desenvolvimento da criança. O aluno parece desmotivado e triste. Leia as assertivas abaixo:
I – Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor informa a equipe diretiva da escola (direção ou coordenação conforme combinados internos) para que juntos conversem com a família propondo um encaminhamento para profissional especializado no sentido de buscar um diagnóstico mais detalhado.
II- Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor busca desenvolver um trabalho diferenciado, verificando onde estão as maiores dificuldades, trabalhando com livros, materiais concretos, jogos e atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento da criança.
III - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor encaminha a criança para classe de apoio ou nivelamento para que a mesma retorne quando a dificuldade estiver sanada.
IV - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor aguarda diagnóstico especializado para a partir desta definição especializadas desencadear atividades que estejam dentro da sua área de atuação.
Assinale a alternativa que contem as respostas INCORRETAS:
O professor do quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental recebe um aluno novo em sua turma e percebe que diferentemente dos demais alunos, este aluno não está alfabetizado. Qual é a atitude CORRETA que este professor deve tomar:
O Projeto Político Pedagógico é importante documento da escola. Quanto a este documento é INCORRETO afirmar:
Instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, o FUNDEB é uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado para pagar os ―profissionais do magistério da Educação Básica‖, quem são estes profissionais:
No que se refere às funções do professor é INCORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que NÃO se refere ao trabalho pedagógico exercido pelo professor: