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Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - PPP. "O Projeto Político-Pedagógico- PPP busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações:

I- O PPP reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

II- O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola.

III- O PPP define e organiza as metas e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

IV- A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP.

Assinale a assertiva CORRETA:

Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, considerado o primeiro psicólogo moderno a sugerir mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são produto da atividade mental. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:

Luckesi (2011, P.08) salienta que “[...] cabe justamente à avaliação verificar em que medida esses objetivos estão realmente sendo alcançados, para ajudar o aluno a avançar de série." Com relação à verificação da aprendizagem dos estudantes, a Lei nº 9394/96, e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, afirma que, para os casos de baixo rendimento escolar, os estudos de recuperação devem ser:

Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:

I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.

III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.

IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.

Das afirmações, estão CORRETAS:

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