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Segundo Jaspers, "as ideias de delirantes ou delírio são juízos patologicamente falseados". Deste modo, o delírio é um erro do ajuizar, que tem origem na doença mental. Sua base é mórbida, é motivado por fatores patológicos. Neste sentido, conforme Kendler e colaboradores (1983), propuseram uma série de vetores da atividade delirante, que seriam indicadores da gravidade do delírio. São eles:

A Semiologia Psicológica da aprendizagem normal baseia-se na premissa de que o desenvolvimento psicológico se constrói a partir de 3 (três) grandes fatores. São eles:

Em relação ao manejo das crianças com dificuldade de aprendizagem, infere-se a necessidade de uma avaliação e acompanhamento multiprofissional em função de que elas suportam múltiplos enfoques, e, consequentemente, múltiplos atendimentos. É entendido no momento em que pode ser necessário agir sob as dificuldades predominantes em cada caso. Analise as proposições e assinale a alternativa correta de acordo com o enfoque e os profissionais inseridos no contexto.

Segundo a Resolução n. 007/2003, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), todo documento deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. No caso do Relatório Psicológico, este deve conter no mínimo 5 (cinco) itens. São eles:

Na Avaliação Psicológica, utiliza-se de instrumentos psicométricos e projetivos / expressivos, que são os testes neuropsicológicos e psicológicos, cuja aplicação e levantamento obedecem a dados normativos. O processo avaliativo inicia-se com a entrevista de anamnese e posteriormente utiliza-se os testes psicológicos e instrumentos necessários para avaliação. Neste sentido, assinale a alternativa correta em relação aos testes psicológicos neuropsicológicos disponíveis e mais utilizados atualmente, de acordo com Kaefer (2016):

Observa-se a notória complexidade do cuidado em saúde mental, uma vez que, em muitos casos são necessários tratamentos poli- medicamentosos, suporte terapêutico e ocupacional de longo prazo. Nesse sentido o processo de assistência destes pacientes deve ser otimizado visando à reabilitação e interação psicossocial. No Brasil, algumas das propostas da Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, centram-se na qualificação, expansão e fortalecimento da rede extrahospitalar de serviços com assistência humanizada, das quais pode-se citar:

A American Psychological Association (APA) elaborou, em 2004, um conjunto de recomendações para os psicólogos adequarem sua assistência à população mais velha.

Em 2013, diretrizes revisadas foram adotadas pela APA (2014), Em relação aos complementos que incentivam os psicólogos podemos citar alguns deles:

Ao observar crianças de 4 anos conversando entre elas, verifica-se que cada uma pode emprestar definições diferentes às mesmas palavras, e que não procuram avaliar essa diferença. Verifica-se a mesma coisa no jogo de regras: cada uma segue as suas próprias, sem parecer sentir necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única. Piaget, define esta fase como:

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, ao psicólogo é vedado:

Segundo a Resolução n. 007/2003, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrente da avaliação psicológica, adverte no artigo 3º e parágrafo único que: “Toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas neste manual. A não observância da presente norma constitui falta ético-disciplinar, passível de capitulação nos dispositivos referentes ao exercício profissional do Código de Ética Profissional do Psicólogo, sem prejuízo de outros que possam ser arguidos" (CFP, 2003, p.11).

Neste sentido institui-se como Modalidades de Documentos:

De acordo com Soifer, a luz da psicanálise, a saúde na criança e no adolescente depende do :“(...) grau de organização psíquica, de desenvolvimento libidinal e de aptidões psicofísicas adequados à sua idade cronológica", ou seja, o ego da criança teve de assimilar as aprendizagens pertinentes à sua idade cronológica, pertinente a capacidade psicomotora, inteligência esperada, a afetividade e o respectivo grau de resolução da simbiose. Considerando este entendimento, assinale a alternativa correta em relação ao desenvolvimento adequado a partir da segunda infância:

Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam em geral antes da criança ingressar na escola. Neste sentido, é correto afirmar que a edição mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico DSM V (2015), abarca na Seção dos Transtornos do Neurodesenvolvimento as seguintes patologias:

De acordo com Ohlweiler (2016), em um processo neuropsicológico do ato de aprender, algumas características tornam-se essenciais para que o ato ocorra. Analise as proposições e assinale a alternativa correta:

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. Em relação ao objetivo dos NASF, é correto afirmar:

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