Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A hipertensão arterial sistêmica A uma condição cl nica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e ou estruturais dos órgãos-alvo (Coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares. O acompanhamento do paciente hipertenso é um dos objetivos das equipes da Estratégia Saúde da Família, para isso sua pressão deve ser aferida periodicamente. Para que o resultado da aferição seja fidedigno deve-se utilizar manguitos com Câmara inflável (cuff) adequada para a circunferência do braço de cada pessoa, assim para um adulto onde a circunferência do braço varia de 27 a 34 cm deve-se utilizar um manguito:

Carregando...

A equipe da Estratégia Saúde da família caracteriza-se pela existência de equipe multiprofissional composta por, no mínimo:

Carregando...

Sobre a coleta do material para o exame citopatológico do colo do útero, está correto o que se afirma em:

Carregando...

A vacina Rotavirus Humano é indicada na prevenção de diarreias por rotavírus. Sua apresentação é em seringa unidose com 1,5 ml, que deve ser administrada por via

Carregando...

Paciente diabética com prescrição de insulina NPH 25 unidades, pelo médico da unidade da Estratégia da Saúde da Família a consulta de enfermagem, a paciente manifestou interesse em fazer a autoaplicação da insulina enfermeiro deverá orientar a paciente a:

Carregando...

A dengue uma doença febril aguda, de etiologia viral, de evolução Benigna na forma clássica e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Em relação suscetibilidade e imunidade dengue esta correto, Exceto:

Carregando...

A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção a de e orienta-se pelos princípios, EXCETO:

Carregando...

Considera-se ferida qualquer lesão que leve solução de continuidade da pele. Quanto natureza do agente vulnerante, as feridas são classificadas em feridas incisas, contusas, perfurantes, penetrantes e transfixantes. As feridas contusas são aquelas:

Carregando...

A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências como injúria, incapacidade, institucionalização e morte, que são resultado da com inação de alta incidência com alta suscetibilidade à lesões. Os fatores de risco podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos, dentre os intrínsecos temos: I- Sexo feminino; II- Bordas de tapetes, principalmente, dobradas; III- Imobilidade; IV- Quedas precedentes; V- Roupas compridas, arrastando pelo chão; Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, regulamenta o exercício da Enfermagem, afirma que o enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe privativamente.

I - Direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

II - Organização e direção dos serviços de Saúde e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

III - Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem;

IV - Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Saúde;

V - Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

Está Correto o que se afirma na alternativa:

Carregando...

O Sistema de Informação em Saúde (SIS)é mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. O SIS é composto por diferentes u sistemas, que produzem uma enorme quantidade de dados referentes atividades setoriais em saúde, gerando grandes bancos de dados nacionais Assinale a alternativa que contém os sistemas de informação sobre mortalidade, nascimento e das doenças de notificação compulsória.

Carregando...

Visitas domiciliares, feita por enfermeiro, são recomendadas s fam lias de gestantes e de crianças na primeira semana p s-parto e, posteriormente a esse per odo, a periodicidade deve ser a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção m todas as visitas domiciliares, fundamental que o profissional de enfermagem sai a identificar sinais de perigo saúde da criança, que são: I- Respiração acima de 60mrm; II- Temperatura menor que 35, 5 C; III- Criança mamar a cada duas horas; IV- frequência cardíaca acima de 100 bpm; V- Batimentos de asas do nariz; Está Correto o que se afirma em:

Carregando...

A assistência pré-natal adequada é fundamental para a diminuição da mortalidade materna e infantil. São funções do enfermeiro no pré-natal de baixo risco, Exceto:

Carregando...

Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. São classificadas em Lesão por Pressão por estágios 1, 3, 4, 4, 5, dependendo das suas características. As características da Lesão por Pressão Estágio 3 são: I- Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. II- Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. III- Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes. IV- Podem ocorrer descolamento e túneis. V- Não há exposição de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem e/ou osso. Esta correto o que se afirma em:

Carregando...

As ações de prevenção de doenças são caracterizadas por:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282