A criança constrói o conhecimento na sua interação com o objeto, entendido como o seu próprio corpo, as coisas, as pessoas, os animais, a natureza, os fenômenos do mundo físico em geral. Ao nascer, cada criança apresenta processos internos que lhe possibilitam a aprendizagem, mas que resultam em desenvolvimento a partir, essencialmente, da sua experiência com o meio e das condições que o meio lhe oferece para isso. O trecho acima refere-se a uma concepção de:
Acerca do brincar no processo de ensino/aprendizagem analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. Brincar é uma importante forma de comunicação, através da brincadeira a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
II. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
III. É importante que jogos e brincadeiras sejam sempre utilizados para o processo de ensino/aprendizagem. Devem ser sempre dirigidos e orientados pelo professor.
IV. Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade 4 como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 24, inciso V, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios, exceto:
Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:
Como elementos essenciais ao delineamento de uma proposta pedagógica, torna-se necessário analisar os componentes curriculares que se articulam para compor o planejamento em Educação Infantil que, por sua vez, irão nortear o processo avaliativo. Compõe o planejamento da Educação Infantil:
I. Áreas do desenvolvimento infantil.
II. Áreas de conhecimento.
III. Atividades, práticas e projetos pedagógicos.
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 9º, a União incumbir-se-á de:
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. Os pilares educacionais citados por Montessori são:
I. Autoeducação
II. Educação como ciência
III. Educação Cósmica
IV. Ambiente Preparado
V. Adulto Preparado
VI. Criança Equilibrada
De acordo com a Lei n° 9.394/1996, art. 19, as instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:
I. Públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público.
II. Privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
III. Particulares, assim entendidas as criadas e mantidas por pessoas jurídicas de direito privado.
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 6o, é dever ___________________ efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos _____________ anos de idade. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima:
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 27, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes, exceto: