Leia as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.
II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.
II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Todo cidadão tem direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora.
II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação escolar é uma instância educativa que não trabalha com o desenvolvimento do educando.
II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.
II. A educação ambiental busca criar uma consciência da realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação constitui-se um processo contínuo e permanente de análise das variáveis que não interferem no processo de ensino e de aprendizagem.
II. A educação ambiental é como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar os objetivos de ensino.
II. A avaliação é um processo compartilhado a ser desenvolvido, preferencialmente, fora da escola, dispensando o envolvimento dos agentes educacionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.
II. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A conservação do meio ambiente é essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
II. As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por estudantes com a finalidade de tolher seus objetivos de aprendizado.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.
II. O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que prejudicam o processo de ensinoaprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve pautar-se exclusivamente pelos resultados de provas objetivas aplicadas aos alunos.
II. No Ensino Fundamental, o professor é proibido de comunicar-se com os alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação ambiental está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética, que conduzem para a melhora da qualidade de vida.
II. A avaliação não deve contribuir para o desenvolvimento global do aluno ou para o aprimoramento das instituições de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Assim, o objetivo não é classificar nem selecionar.
II. Todo cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria tem direito de acesso público e gratuito ao mesmo.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação ambiental relaciona-se com a preservação ambiental.
II. Na perspectiva inclusiva, não há comparação com o outro estudante durante a avaliação. O parâmetro do aluno é ele mesmo.
Marque a alternativa CORRETA: