Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Todo cidadão tem direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora.

II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação escolar é uma instância educativa que não trabalha com o desenvolvimento do educando.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. A educação ambiental busca criar uma consciência da realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação constitui-se um processo contínuo e permanente de análise das variáveis que não interferem no processo de ensino e de aprendizagem.

II. A educação ambiental é como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar os objetivos de ensino.

II. A avaliação é um processo compartilhado a ser desenvolvido, preferencialmente, fora da escola, dispensando o envolvimento dos agentes educacionais.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.

II. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A conservação do meio ambiente é essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

II. As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por estudantes com a finalidade de tolher seus objetivos de aprendizado.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.

II. O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que prejudicam o processo de ensinoaprendizagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve pautar-se exclusivamente pelos resultados de provas objetivas aplicadas aos alunos.

II. No Ensino Fundamental, o professor é proibido de comunicar-se com os alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação ambiental está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética, que conduzem para a melhora da qualidade de vida.

II. A avaliação não deve contribuir para o desenvolvimento global do aluno ou para o aprimoramento das instituições de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Assim, o objetivo não é classificar nem selecionar.

II. Todo cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria tem direito de acesso público e gratuito ao mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação ambiental relaciona-se com a preservação ambiental.

II. Na perspectiva inclusiva, não há comparação com o outro estudante durante a avaliação. O parâmetro do aluno é ele mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282