Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Não mostrar questões:



Carregando...
Carregando...
Carregando...

Exibindo 531931 a 531945 de 533832 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 531931 a 531945
Questões por página:
Q214356

Defesa sanitária animal é a ação organizada visando à proteção de animais e rebanhos contra a introdução de doenças, o controle das doenças já existentes e a sua erradicação. Essa ação é, usualmente, compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais, cada um cumprindo papéis bem definidos. As principais decisões no estabelecimento dos programas a serem desenvolvidos estão relacionadas à importância social e econômica das enfermidades, especialmente quanto às perdas físicas e limitações comerciais produzidas pela doença e com a política e a estratégia de combate a ser adotada. Considerando esses pontos, o serviço veterinário deve estar preparado para definir o status sanitário das diferentes áreas que integram o programa, principalmente em países de dimensões continentais como é o caso do Brasil. O diagnóstico de situação deve ser produzido para indicar as políticas e estratégias a serem adotadas, frente às diferentes doenças.

Acerca das idéias apresentadas no texto CE-I, julgue os itens abaixo.

O conhecimento da evolução da freqüência relativa de casos tem papel importante na indicação das ações prioritárias para os programas específicos de controle e erradicação das doenças em animais.

Carregando...
Q214363

Com respeito à adoção de políticas e estratégias para a defesa sanitária animal, conforme mencionadas no texto CE-I, julgue os itens seguintes.

Técnicas sorológicas modernas, que possibilitam verificar a existência de vestígios da passagem do agente pelo organismo, exames que permitem isolar e identificar a presença do agente, assim como a quarentena de animais, são medidas preventivas que podem ser adotadas contra a introdução de algumas doenças em áreas livres ou de ocorrência esporádica.

Carregando...
Q214368

Ainda com relação à políticas de defesa sanitária animal referenciadas no texto CE-I, julgue os itens a seguir.

O controle das clostridioses bovinas, por meio de modernas vacinas monoclonais polivalentes, de eficiência comprovada em vários países do mundo, aliado a medidas gerais de profilaxia, são inovações metodológicas que possibilitarão a erradicação desses agentes das áreas contaminadas.

Carregando...
Q214370

O Brasil, como grande exportador de produtos animais (bovinos, suínos e aves), obriga-se ao cumprimento de exigências de países importadores, definidas em análises de risco de cada produto em um dado momento. A mudança no enfoque de risco, com a aceitação de áreas livres em países contaminados, influiu muito na evolução das campanhas sanitárias regionais, incentivando cada região a buscar melhor status sanitário, com o objetivo de atingir mercados consumidores mais exigentes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Segundo o Código Zoo-Sanitário Internacional, a análise de risco considera a avaliação da difusão, da exposição ao agente e as conseqüências da doença. Na estimativa de risco avaliam-se os serviços veterinários, a zonificação, a regionalização e a vigilância contínua da saúde animal.

Carregando...
Q214375

As doenças objeto do PNCEBT têm algumas características comuns, entre as quais o fato de atacarem mamíferos, incluindo o ser humano. São, portanto, consideradas zoonoses pelos organismos internacionais de saúde humana e animal. Com relação a essas doenças, julgue os itens abaixo.

A brucelose é uma doença produzida por um cocobacilo gram-negativo, imóvel, não esporulado.

Carregando...
Q214382

A vigilância epidemiológica é uma atividade permanente e sistemática, indispensável aos programas sanitários. A obtenção contínua de informações pela vigilância, acerca dos componentes envolvidos com a ocorrência de doenças, visa ao oferecimento de elementos de apoio aos programas de prevenção, controle e erradicação. A informação obtida de maneira sistemática, ou em inquéritos e levantamentos específicos, é a matéria prima a ser processada e analisada pelos serviços de vigilância epidemiológica. Essas informações devem apresentar sempre vinculações de caráter espacial ou geográfico e temporal ou cronológico. Acerca dessas idéias, julgue os itens seguintes.

A taxa de letalidade indica a probabilidade de morte de um indivíduo de uma dada população, em uma região definida, durante determinado período de tempo.

Carregando...
Q214387

Historicamente, as ocorrências de fatos relevantes, como as grandes epidemias em animais, estimularam a formação de organismos internacionais, coma participação e financiamento de vários países. Avelocidade e a intensidade do comércio internacional de produtos agropecuários, provocadas pela evolução dos meios de transporte e pela busca de novos mercados e fornecedores, aumentaram o risco sanitário no setor produtivo. Como conseqüência foram criados fóruns internacionais para discutir e propor medidas sanitárias e julgar as demandas dos países. Esses organismos têm objetivos bem definidos e cumprem importante papel no comércio internacional. Julgue os itens que se seguem, com relação a esses organismos.

O Codex Alimentarius, órgão vinculado à FAO, é o responsável pelo estabelecimento de normas a serem observadas no processamento dos alimentos, com o objetivo de evitar a introdução de agentes exóticos no país.

Carregando...
Q214394

A fase analítica do método epidemiológico consiste em decompor os complexos fenômenos que determinam a freqüência das doenças em uma população. Antes de analisar as interações que levam ao desenvolvimento dos processos epidêmicos, convém estudar as características principais de cada umdos elementos constituintes do processo. Classicamente, três atores têm importante papel no aparecimento e na evolução do processo epidêmico: o agente, o hospedeiro e o ambiente. As características de cada um desses atores são determinantes do comportamento do processo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No processo epidêmico os agentes podem ser de natureza física, química ou biológica.

Carregando...
Q214399

Julgue os itens abaixo, acerca de processos epidêmicos.

Patogenicidade é a capacidade do agenteemprovocar efeitos maléficos no hospedeiro.

Carregando...
Q214402

Julgue os itens abaixo, acerca de processos epidêmicos.

Usualmente a imunidade produzida pela ocorrência natural do agente no hospedeiro é maior que a imunidade conferida pelas vacinas fabricadas com esse mesmo agente, inativadas com inativante de primeira ordem.

Carregando...
Q214407

Em um matadouro-frigorífico, funcionando sob inspeção federal, com atividade de abate de bovinos e elaboração de produtos cárneos de vários tipos, ocorreu uma situação emergencial em conseqüência de uma forte tempestade, ocasionando, em momento de plena atividade de todos os setores, problemas críticos decorrentes da súbita suspensão do suprimento de energia elétrica. Houve a paralisação de equipamentos essenciais ao funcionamento da indústria (linha mecanizada de abate, equipamentos geradores de frio, bombas de cloração de água etc.). O temporal acarretou, ainda, danos à cobertura e conseqüente gotejamento de água em dependências onde são elaborados produtos comestíveis. Depois de uma análise preliminar dos fatos, concluiu-se que os estragos decorrentes da tormenta foram sérios, não se podendo, assim, prever prazo para volta à normalidade. Considerando essas circunstâncias, julgue os itens a seguir, à luz dos requisitos técnico-higiênico-sanitários da legislação federal acerca de inspeção de produtos de origem animal e das boas práticas de fabricação.

O responsável pelo controle de qualidade deveria determinar a interdição dos locais atingidos pelas goteiras e providenciar a retirada de todas as carnes e demais produtos comestíveis dessas áreas para que os mesmos fossem avaliados mediante testes apropriados, a fim de decidir a sua destinação.

Carregando...
Q214469

Em um matadouro-frigorífico, funcionando sob inspeção federal, com

atividade de abate de bovinos e elaboração de produtos cárneos de

vários tipos, ocorreu uma situação emergencial em conseqüência de

uma forte tempestade, ocasionando, em momento de plena atividade

de todos os setores, problemas críticos decorrentes da súbita suspensão

do suprimento de energia elétrica. Houve a paralisação de

equipamentos essenciais ao funcionamento da indústria

(linha mecanizada de abate, equipamentos geradores de frio, bombas

de cloração de água etc.). O temporal acarretou, ainda, danos à

cobertura e conseqüente gotejamento de água em dependências onde

são elaborados produtos comestíveis. Depois de uma análise preliminar

dos fatos, concluiu-se que os estragos decorrentes da tormenta foram

sérios, não se podendo, assim, prever prazo para volta à normalidade.

Considerando essas circunstâncias, julgue os itens a seguir, à luz dos

requisitos técnico-higiênico-sanitários da legislação federal acerca

de inspeção de produtos de origem animal e das boas práticas de

fabricação.

O responsável pelo controle de qualidade deveria solicitar a verificação do nível de cloro na água, antes do reinício das atividades da indústria.

Carregando...
Q214471

Durante trabalho rotineiro de supervisão em uma indústria, um inspetor do Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão responsável pelo controle higiênico-sanitário de produtos de origem animal, constatou, no depósito de material de embalagem, indícios da presença de ratos fezes, pêlos, sinais de roedura e insetos especialmente baratas. Nessa dependência estavam depositados materiais de embalagem que entram em contato direto com os produtos. Diante dessa situação, o inspetor do SIF deve

adotar medidas para a imediata aplicação de inseticidas e raticidas no setor em questão.

Carregando...
Q214476

Em face do que dispõe a legislação federal acerca de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue os itens abaixo.

Os estabelecimentos de abate de bovinos localizados no estado de São Paulo, funcionando em regime de inspeção sanitária estadual, estão legalmente habilitados ao comércio internacional de carnes e de seus produtos derivados.

Carregando...
Q214483

Um caminhão, transportando gado bovino para abate, acidentou-se no trajeto da fazenda para o matadouro-frigorífico. Em conseqüência dos problemas ocorridos, chegaram ao estabelecimento de abate, que funciona sob inspeção federal, alguns animais mortos e outros apresentando contusões em graus variados. Em face dessa situação, julgue os itens que se seguem à luz da legislação pertinente.

O médico veterinário, responsável pela inspeção do estabelecimento, deve determinar que as carnes obtidas dos animais apresentando pequenas contusões sejam destinadas unicamente à fabricação de charque carne bovina salgada e dessecada.

Carregando...
GABARITO:

  • 531931) Certo
  • 531935) Certo
  • 531939) Certo
  • 531943) Errado
  • 531932) Certo
  • 531936) Errado
  • 531940) Certo
  • 531944) Errado
  • 531933) Errado
  • 531937) Certo
  • 531941) Certo
  • 531945) Errado
  • 531934) Certo
  • 531938) Certo
  • 531942) Certo
  •  
Carregando...
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889