Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico.
I - Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico.
IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica.
Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística e da Geografia Crítica, respectivamente, são as descritas APENAS em
Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática?
Para que um jovem desenvolva a admiração filosófica, deve-se estimular a sua capacidade
O projeto sartriano de substituir a noção de natureza humana pela de condição humana funda-se na
A elaboração de um discurso acerca da origem das coisas e sua explicação através dos processos de união e de separação são características
Como característica da palavra dos guerreiros, contrapondo-a à dos demais grupos citados, tem-se o fato de ela ser
Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)
A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a
Quando o professor de Educação Física argumenta que o conteúdo de ensino por ele desenvolvido são as habilidades motoras, observa-se uma intervenção que, na história da Educação Física, representa a tendência
A cultura possui um papel central na formação e na estruturação de conceitos orientadores das ações dos sujeitos no mundo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram elaborados procurando respeitar a diversidade cultural e a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo.
Nessa perspectiva, a Educação Física organizará seu trabalho a partir da ideia de que cultura é
As diferentes técnicas e escolas de dança desenvolvem valências físicas que preparam a habilidade motora dos praticantes de dança e podem ser utilizadas na Educação, na terapia e na reabilitação motora. Além da flexibilidade e da coordenação motora, que valências físicas são mais desenvolvidas pela prática da dança?
As danças tradicionais estão inseridas nas histórias dos povos e estabelecem um elo profundo com a contemporaneidade. O movimento corporal constitui memória viva de saberes e fazeres e está impregnado nas emoções do dia a dia. Está em DESACORDO com tal perspectiva o seguinte objetivo:
Um professor de dança convidou um grupo de Maracatu da comunidade para apresentação na escola, interessado em reunir professores de outras áreas de conhecimento para elaborar um projeto de trabalho em conjunto.
PORQUE
O trabalho de Dança-Educação deve envolver, na teoria e na prática, propostas interdisciplinares, ampliando um universo de experiências para o aluno, a partir dos
estímulos da dança.
A esse respeito, conclui-se que
O ensino de conteúdos de qualquer área de conhecimento deve incorporar-se à prática de vida do aluno, numa interação constante com a realidade. Nesse contexto, ao selecionar conteúdos para um programa de Dança-Educação, o professor leva em consideração que o aluno deve ser preparado para se expressar corporalmente com temas que oportunizem a
De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?