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Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.

Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.

A atuação do psicólogo durante o período de avaliação e formulação do caso é um processo no qual ele formula e testa diferentes hipóteses. Ao final desse processo, é iniciada a intervenção propriamente dita e, a partir de então, no caso de Edna, o diagnóstico estará definido, as técnicas escolhidas e o procedimento decidido, não cabendo mais a formulação de hipóteses.

Um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade
moderna é a obesidade, cuja taxa de ocorrência vem crescendo de
modo preocupante e vem alcançando pessoas de diferentes
classes sociais e de diferentes idades. O papel do psicólogo é
crucial no tratamento e prevenção da obesidade, considerando
que a doença é multideterminada e que a resposta alimentar é um
dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento e para o
sucesso do tratamento. Julgue os itens de 42 a 47, acerca da
obesidade e do comportamento alimentar.

O paciente submetido à cirurgia bariátrica de Fobi-Capella para controle da obesidade perde o apetite devido à redução no volume do estômago, absorve menos calorias devido ao encurtamento do intestino e tem assegurada a perda de peso com saúde. O motivo da assistência psicológica préoperatória para esse paciente é a avaliação de suas condições emocionais para se submeter ao ato cirúrgico e conviver com a mudança da imagem corporal no pós-operatório. Sendo bem-sucedida a operação, o paciente tem alta psicológica.

Luiz, com 28 anos de idade, apresentou um quadro de
desânimo há aproximadamente dois anos e a partir de então
dormia grande parte do dia, afastou-se dos estudos por
dificuldade de concentração, afastou-se dos amigos devido à
grande apatia, referiu tristeza profunda em algumas situações nas
quais questionava se valia a pena viver e pensou de modo
recorrente em suicídio como forma de terminar o vazio que sentia
ser sua vida. Depois de aproximadamente oito meses nesse
quadro, Luiz mostrou uma melhora substancial, quando
frequentou festas e bares, mostrou-se muito sociável e falante,
namorou três ou quatros garotas simultaneamente, fez novos
amigos, dormiu muito pouco, renovou todo seu guarda roupa,
insistiu com os pais até conseguir comprar um carro novo de
último modelo, embora o seu tivesse apenas um ano de uso.
Nessa ocasião, Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo
iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e
sentir percorrendo seucorpo. Em dois meses, Luiz perdeu o
entusiasmo e em algum tempo voltou ao estado de desânimo,
tristeza e apatia.

Julgue os itens de 48 a 52, acerca desse caso hipotético.

Para esse caso, é possível o uso da terapia de aceitação e compromisso, na qual o paciente será treinado a reconhecer e aceitar sua condição, aumentar a funcionalidade e estabelecer metas de progresso e mudanças comportamentais.

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Como proposto pela abordagem teórica adotada, os pensamentos automáticos associados aos sintomas depressivos e mal-adaptativos deverão ser identificados em registros diários e depois contestados por meio do questionamento socrático, que é um método indutivo usado para evidenciar possíveis distorções cognitivas.

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Durante o tratamento da fobia social, o paciente deve ser afastado tanto quanto possível de situações sociais típicas de sua rotina para que as novas respostas treinadas sejam desenvolvidas dentro do grupo terapêutico, usando os próprios participantes como pares sociais. Isso assegura um ambiente protegido e acolhedor durante todo o tratamento, que minimiza a chance de ansiedade e assegura o aprendizado das respostas desejadas.

João, de onze anos de idade, é filho de pais autoritários,
críticos e punitivos. Quando João mostra um desempenho que
considera positivo, os pais deixam claro que aquilo nada mais é
do que uma obrigação. João fica sem graça e desiste do assunto.
Outro dia na escola, ele pensava sobre como seria bom participar
do elenco de teatro da festinha de encerramento, quando a
professora chamou seu nome e lhe ofereceu um papel. Passado o
primeiro momento de alegria, João recusou o convite com a
certeza de que o papel seria ridículo e motivo de chacota por
parte dos colegas.

Julgue os itens de 63 a 66, acerca do comportamento de
João e do desenvolvimento da personalidade sob o enfoque
fenomenológico.

João mostrou um processo defensivo de distorção quando recusou o papel, de modo a tornar a experiência real congruente com sua autopercepção. Essa distorção é normativa e necessária ao desenvolvimento saudável da personalidade adulta.

A figura apresentada é um histograma da variável X.

O desvio padrão da distribuição do tempo T é igual a Imagem 007.jpg horas.

Se quatro indivíduos que possuem essa doença forem selecionados ao acaso e submetidos ao referido teste de laboratório, e se os resultados forem independentes entre si, então a probabilidade de ocorrerem exatamente dois resultados negativos e dois resultados positivos é inferior a 0,005.

Com respeito às distribuições Z (normal padrão), t de Student, Imagem 009.jpg (quiquadrado) e F de Snedecor, julgue os itens que se seguem.

A distribuição t de Student, com k graus de liberdade, é definida pela razão Imagem 010.jpg em que Z é a distribuição normal padrão e Q é a distribuição quiquadrado com k > 0 graus de liberdade, com Z e Q independentes.

A variância de uma distribuição quiquadrado é quatro vez maior do que a sua média.

Se as variáveis aleatórias X e Y seguem distribuição binomial com parâmetros (n, p) e (m, p), respectivamente, e se a função geradora de momentos para a variável aleatória Imagem 023.jpg então é correto concluir que X e Y não são independentes uma da outra.

Se o percentil de 5% superior da distribuição quiquadrado com 2 graus de liberdade for igual a 5,99, então é correto inferir que há fraca evidência amostral para assumir que as proporções amostrais observadas diferem das proporções verificadas.

Em um estudo oncológico, foi registrado o tempo, em semanas, de sobrevida de pacientes com leucemia aguda. Na data do diagnóstico da patologia, registrou-se também o número de glóbulos brancos, em escala logarítmica. Por meio de uma análise exploratória de dados, assumiu-se que os tempos de sobrevida ti, i = 1, ..., n, em que n é o tamanho da amostra, seguem distribuição exponencial. A tabela a seguir apresenta medidas-resumo, calculadas por meio de um software estatístico, na qual o tempo de sobrevida dos pacientes está em unidade de tempo apropriada, e o número de glóbulos brancos está em logaritmo neperiano (ln).

Imagem 028.jpg

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A função densidade de probabilidade para a distribuição exponencial, utilizando estatísticas calculadas sobre a amostra, pode ser expressa por Imagem 029.jpg com esperança matemática E(T) = 62,47.

A probabilidade de um paciente sobreviver mais de 30 semanas, considerando que ele se encontra vivo há mais de 10 semanas da data do diagnóstico, é igual à probabilidade de o mesmo paciente sobreviver mais de 20 semanas.

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