A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o
serviço social, no sentido de articular a produção de
conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto,
julgue os itens de 54 a 59
.
A triangulação de métodos pode ser compreendida como uma dinâmica de investigação que integra a análise das estruturas, dos processos e dos resultados; a compreensão das relações envolvidas na implementação das ações; e a visão que os atores diferenciados constroem sobre o projeto. Ela é particularmente recomendada para estudos de avaliação.
O número de fundações e associações sem fins lucrativos
no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas
e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA,
a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das
segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu
22,6%.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o
envolve, julgue os itens de 62 a 66.
Há consenso entre os autores de que, nas ONGs, a participação popular ocorre naturalmente e de forma efetiva por se tratar de organizações historicamente ligadas a conceitos e abordagens tradicionais de gestão com bases comunitárias e emancipatórias.
O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.
Com a adoção do paradigma biomédico no processo saúdedoença a partir do Sistema Único de Saúde, exige-se dos profissionais da área, entre eles o assistente social, o uso de indicadores centrados nas doenças e nas especialidades, para o planejamento das ações relacionadas à atenção básica.
O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.
Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
I garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;
II gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;
III cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;
IV planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;
V oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.
A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto, julgue os itens que se seguem.
A diretriz I, quando denomina cidade sustentável, procura prevenir a deterioração ambiental das cidades, consequência da superexploração de seus recursos ambientais, da não observância dos seus limites e da capacidade de suporte do ambiente às atividades urbanas.
No que concerne à organização administrativa do Estado
brasileiro, julgue os itens subsequentes.
O grande dilema entre descentralização e controle na administração pública brasileira caminha para uma proposta de resolução. Prova disso é o grande avanço na qualidade que se experimenta nos serviços públicos com a adoção do modelo de agências reguladoras para a prestação de serviços à população.
Os princípios fundamentais informadores de toda a
atividade da administração pública encontram-se, explícita ou
implicitamente, insculpidos no texto da CF. Muitas leis citam ou
enumeram princípios administrativos; todos, evidentemente,
encontram-se expressos ou são decorrência lógica das disposições
constitucionais referentes à atuação da administração pública em
geral.
Entre os princípios orientadores da atividade
administrativa, avultam em importância aqueles expressos no
caput do art. 37 da CF. Após a promulgação da Emenda
Constitucional n.º 19/1998, cinco passaram a ser esses princípios
explícitos, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência (este último acrescentado pela referida
emenda).
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Direito administrativo descomplicado.
15.ª ed., Rio de Janeiro: Impetus, 2008, p. 141 (com adaptações).
Acerca dos princípios elencados no excerto acima, julgue os itens
a seguir.
A administração pública possui como princípio basilar a legalidade, cuja expressão, em face da indisponibilidade do interesse público, ocorre pela necessária existência de uma lei que imponha ou autorize determinada atuação do agente público.
Quanto à organização da administração, julgue os itens que se
seguem.
A descentralização administrativa ocorre quando a entidade da administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética. A ONG Viver com Saúde está divulgando na mídia do DF e de Goiás uma nova campanha alertando a população para a importância do aleitamento materno. Para gerir os resultados alcançados, decidiu-se analisar a quantidade média de doações para os bancos de leite antes e após a divulgação da campanha. Nessa situação, a análise comparativa é ação inerente ao processo de planejamento da organização.
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética. No final da segunda etapa do programa Saúde Bucal nas Escolas, a presidência da ONG Viver com Saúde decidiu fazer um churrasco, aproveitando a proximidade das festas de final de ano para comemorar a superação da meta anual do programa em 200%. Seu presidente encaminhou convites para cada chefia dos variados departamentos, solicitando que repassassem o convite para os seus subordinados. Nessa situação, o convite para o churrasco é considerado uma comunicação informal e vertical, pois foi realizado entre níveis diferentes, mas de uma mesma área de atuação.
O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.
Enquanto o líder transacional monitora constantemente o desempenho dos integrantes da organização, o líder transformacional, por sua vez, busca motivar os seus seguidores, incentivando-os a colocarem os interesses da equipe e da organização acima dos seus próprios interesses.
Quanto à organização de sistemas e métodos, julgue os itens a
seguir.
Com relação ao fluxo de informações em um formulário, é regra básica que elas estejam agrupadas em áreas específicas e que os conjuntos de informações se sucedam em uma sequência lógica: da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Em sua forma de organização, o Ministério da Saúde conta com
núcleos em cada estado da Federação. Julgue os próximos itens,
relativos aos propósitos dessa forma de organização.
É uma forma de desconcentração pois representa o Ministério da Saúde nos estados.
No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para
a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às
ferramentas da gestão de qualidade.
A folha de verificação apresenta uma lista de itens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a localização de causas dos defeitos.
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da
burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta,
totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas
horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em
grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto,
julgue os próximos itens.
A adhocracia prevê o compromisso dos funcionários com a qualidade
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da
burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta,
totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas
horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em
grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto,
julgue os próximos itens.
Na adhocracia, padrões mensuráveis definem o desempenho mínimo.