Segundo a Lei no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional). No Capítulo I, art. 21 A educação escolar compõe-se de:
A NOB/SUAS – Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social entende como conceito de família, aquela que:
O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho são permeadas pelo caráter conservador da teoria social:
A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n º. 8.742 de 07 de dezembro de 1993) define a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado e consagra como objetivos da Assistência Social:
I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II – a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
III – a garantia de 1/2 (meio) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê–la provida por sua família.
IV – o amparo aos moradores de rua e desabrigados.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993), no que se refere aos direitos do assistente social é INCORRETO afirmar:
Sobre a atuação do trabalho em equipe interdisciplinar, pode–se afirmar como correto que:
I – Implica em estabelecer um plano de trabalho conjunto, explicitando–se as especialidades de cada área/atividade bem como os fluxos e os procedimentos institucionais.
II – Está baseada na troca, no aprendizado mútuo do saber especializado para sustentação de ações que tenham centralidade no trabalho desenvolvido.
III – Está baseada na presença de várias áreas profissionais ou conhecimentos e habilidades num mesmo espaço de atuação.
IV – As diversas áreas do saber se complementam na abordagem de diferentes aspectos de um problema, reconhecendo as diferenças e as especificidades, sem eliminá–las.
Assinale a alternativa correta:
A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1984) quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o “Serviço Social tradicional”, do ponto de vista teórico–metodológico, formativo e interventivo ficou conhecido como:
A concepção de que o professor tem responsabilidades somente dentro da sala de aula, é uma questão muito debatida nas escolas. O professor é também responsável pela forma de organização e de gestão escolar. Nesse entendimento, para que o trabalho docente seja realmente significativo e participativo, o professor deve ter como prática educativa:
Diante da coordenação de uma escola que se encontra com baixo desenvolvimento pela avaliação do IDEB, e com o objetivo de incentivar uma prática transformadora na escola em que atua, o coordenador pedagógico deve promover:
A prática docente organizada através de projetos fundamenta-se em alguns princípios didáticos, dos quais se destacam os citados a seguir, com exceção de:
A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém a forma pela qual essa avaliação é representada pelos professores, frequentemente vem provocando sérios prejuízos, àqueles que a ela são submetidos. Esteban (2001) dá sua contribuição ao constatar que a forma pela qual o saber e o não saber são vividos no cotidiano escolar torna-se relevante para a compreensão dos mecanismos que possibilitam a construção do sucesso de alguns e o fracasso de muitos. Para que se possa avaliar o aprendizado do aluno faz-se necessário utilizar alguns critérios da verificação do rendimento escolar. As afirmativas abaixo, referem-se a estes critérios. Exceto:
As questões 49 e 50 devem ser respondidas com base no texto abaixo:
São metas relevantes para a efetivação do trabalho nesta escola:
I - Reunião pedagógica no início do ano letivo, para tomada de decisões sobre o ano vigente.
II - Planejamento coletivo, estabelecendo metas dos professores, profissionais, direção e equipe pedagógica.
III - Agrupamento dos professores no coletivo, (independente do turno) visando elaborar o Plano de trabalho Docente em consenso, visto que todos os alunos pertencem à mesma realidade.
IV - Agrupamento dos professores por área de atuação e por turno, visando elaborar o Plano de trabalho Docente com os objetivos voltados para cada turma de alunos desta mesma instituição.
Considerando as afirmativas acima mencionadas, pode-se considerar correta(s):
Sinergia é um termo utilizado comumente entre administradores e, sua abrangência é técnica tanto quanto humana, dada à forma como ocorre. Stoner (2000, p.34) explica que sinergia é:
Eficiência de um sistema depende de como seus recursos são utilizados. É um princípio da administração de recursos, mais que uma simples medida de desempenho. Sua antítese é o desperdício. (MAXIMIANO, 2000, p.115). Assim é correto afirmar que eficiência significa:
Mintzberg desenvolveu o conceito de adhocracia que contrapõe–se à burocracia mecânica porque: (SANDRONI, 1996, p.12)