Em relação à Capacidade de Carga temos:
I. Capacidade de Carga pode ser definida pelo
número de indivíduos de uma determinada
espécie que os recursos de um ambiente podem
suportar.
II. Se os predadores são eliminados, as populações
de suas presas podem aumentar até a ponto de
atingir a capacidade de carga ou além dela, de tal
forma que os recursos cruciais são insuficientes e
o ambiente pode entrar em colapso.
III. A densidade de uma população é muitas vezes
superior à capacidade de carga quando ela é
limitada pelos predadores.
IV. Os predadores muitas vezes reduzem fortemente
a densidade das suas presas e podem até
mesmo eliminar algumas espécies de certos
hábitats.
Quanto à degradação e à poluição ambiental,
podemos afirmar:
I. Biomagnificação é o processo através do qual
DDT e outros inseticidas organoclorados se
tornam mais concentrados nos níveis mais altos
da cadeia alimentar.
II. Organoclorados encontrados em baixas
concentrações transformam-se no ambiente e
causam efeitos, em muitos casos, somente a
longo prazo (tanto para a fauna, como para os
humanos).
III. Esgoto urbano, fertilizantes agrícolas,
detergentes e processos industriais liberam
grande quantidade de hidróxidos e sulfatos nos
sistemas aquáticos, iniciando o processo
conhecido como eutrofização.
IV. Durante a eutrofização, as bactérias e os fungos
que decompõem as algas se multiplicam em
resposta a esta alimentação adicional e,
consequentemente, absorvem todo nitrogênio da
água.
O decápodo da espécie Aegla sp. é um bom
indicador de qualidade da água. Sua alimentação
baseada em algas e detritos desempenha importante
papel nos ecossistemas de água doce. Sobre a
morfologia deste caranguejo, assinale a alternativa
CORRETA:
I. Possui dois pares de antenas.
II. Possui uma mandíbula e duas maxilas.
III. Os três primeiros pares de apêndices toráxicos
são denominados maxilípedes.
IV. Possui cinco pares de pernas, sendo o primeiro
par, mais forte, denominado quelípodo.
Uma espécie de psitacídeo desapareceu do seu habitat natural devido à sobreexploração causada pelo tráfico de animais. Em um levantamento realizado, um pesquisador descobriu a existência de um casal em cativeiro. O caso descrito se refere a:
As primeiras tentativas modernas de classificação
foram elaboradas por Carolus Linnaeus em 1735, em
sua célebre obra “O sistema natural e os três reinos
da natureza”, separando tudo em animal, vegetal ou
mineral. Desde então, a sistemática avançou muito,
baseiando-se hoje, mais do que na morfologia
externa, nas características bioquímicas e genéticas
dos seres vivos. Atualmente, esse ramo da ciência
procura sempre estabelecer grupos monofiléticos:
ramos evolutivos com um ancestral comum.
Baseando-se nessa premissa, a idéia de que todos
os seres vivos são divididos apenas em vegetais e
animais não é mais aceitável, e hoje são aceitos
diversos reinos divididos em três grandes domínios:
Archaea, Bacteria, e Eucarya (Woese 1990). Sobre
isso assinale a alternativa que reúne todas as
assertivas CORRETAS:
I. Archaea inclui organismos extremófilos como os
termófilos, halófilos e metanógenos.
II. Atualmente são considerados dois domínios de
procariontes e apenas um de eucariontes.
III. Plantas, fungos e animais estão agrupados em um
ramo evolutivo comum.
IV. Os seres antigamente conhecidos como monera
estão integralmente incluídos em Bacteria.
V. Bacteria é evolutivamente mais próxima aos Eukarya
do que as Archaea.
Sobre as pteridófitas, assinale as alternativas que
incluem todas as assertivas CORRETAS:
I. Na alternância de gerações, os gametas são
formados por uma divisão meiótica ocorrida no
anterídio ou arquegônio.
II. O gametófitos e os esporófitos, diferentemente de
todas as demais Embryophyta, são
independentes
III. As pteridófitas são atualmente divididas em
Lycophyta (com micrófilos) e Monilophyta (com
megáfilos).
IV. Dentre as microfiladas podem ser citadas como
exemplos o Lycopodium e a Cavalinha
(Equisetum)
V. A esporocoria das pteridófitas confere a elas
ampla capacidade de dispersão a longas
distâncias, sendo registradas espécies de
distribuição pantropical.
Deseja-se implantar no rio A um reservatório. A área
inundada será de aproximadamente 2,1 ha. Sabe-se
que a área de drenagem da bacia é de 0,5 km2
e que
o coeficiente de deflúvio da área é de 0,30.
Determine a vazão de projeto no vertedouro da
barragem, sabendo que a intensidade pluviométrica
para um tempo de recorrência de 50 anos é de 130
mm/h:
São possíveis consequências da urbanização no ciclo hidrológico, EXCETO:
Uma bomba centrífuga será instalada para recalcar
água de um rio, na cota topográfica 890 m, para um
lago, na cota topográfica 912 m. A vazão bombeada
serve para compensar a perda de água por
evaporação a uma taxa de 800 mm/ano. Sabe-se que
a área do lago é de 20.000 m2. Determine a vazão
da bomba necessária para suprir a perda do lago por
evaporação e a altura manométrica, sabendo que a
perda de carga total é limitada a 5,0 m.c.a.:
Calcule a área delimitada pelas curvas y = ln x e
pelo eixo dos x.
Sabendo que o tempo médio entre falhas TMEF = 0,25 x 105 horas, a taxa de falha γ será de:
Assinale a alternativa que apresenta os serviços que melhor se enquadram na composição do BDI de uma execução de obra:
No detalhe da estrutura pré-fabricada abaixo
aparecem trincas que se devem à compressão. Isso
normalmente acontece tendo por causa(s):
I. Ineficiência do aparelho de apoio.
II. Inexistência do aparelho de apoio.
III. Deficiência no dimensionamento estrutural.
IV. Colocação incorreta da armadura.
Assinale a alternativa CORRETA:
Paula comprou um apartamento sem entrada em duas parcelas bimestrais de R$ 40.000,00 cada uma, Mário, um amigo muito rico, propõe pagar a dívida de Paula. Para isso, ele quer efetuar um único pagamento, no terceiro mês após a compra. Analise os dados e marque a alternativa CORRETA, considerando o valor do dinheiro no tempo. (Considerar capitalização composta.)
Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue os itens a seguir.
A avaliação do aluno do ensino fundamental e médio incidirá sobre sua aprendizagem, aferida com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo, sem levar em conta sua assiduidade ou frequência.