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Há um desconhecimento dos clássicos que é fonte de dois grandes equívocos na história do pensamento geográfico já de um século: a tradição das escolas e a tradição das geografias setoriais. A geografia tem a tradição da escola. Escola francesa, escola alemã, escola norte-americana ... Cada escola é um país, cada país é uma escola. Talvez se flagre aqui o vínculo da Geografia com o Estado [...]. MOREIRA, Ruy. O Pensamento Geográfi co Brasileiro: As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, V. 1, 2010. p.37. Considerando a história do pensamento geográfico, a vinculação mencionada no texto acima engendrou, já no século XX, o trabalho produzido pelo renomado geógrafo Yves Lacoste. Nessa perspectiva específica, sua obra valoriza, entre outros aspectos, uma discussão da Geografia usualmente identificada com

Seria uma visão reducionista considerar que a rede urbana é um simples conjunto de cidades ligadas entre si por fluxos de pessoas, bens e informações, como se isso em nada tivesse relação com outros mecanismos existentes em nossas sociedades. Na perspectiva de que a rede urbana não é “inocente” e, por meio dela, a gestão do território se exerce, há uma relação mais estreita com os seguintes mecanismos de nossa sociedade:

De acordo com uma das linhas de pensamento expressivas nos meios intelectuais, revoltas em vários países representam uma resposta da juventude ao quadro de devastação social legado por décadas de neoliberalismo. Na perspectiva do enfoque de análise apresentado, considere as afirmações. I - Para os europeus, por exemplo, causa estranheza o fato de as novas gerações estarem com nível de vida inferior ao de seus pais. II - A crise fi nanceira, com suas estratégias de austeridade, afeta em demasia a classe média e os mais humildes e piora o mal-estar geral. III - A privatização dos serviços públicos consiste em um aspecto particular do neoliberalismo que é contestado. IV - Em vez de reagir, os governos dos países em crise, assustados com as quedas das bolsas de valores, insistem em satisfazer as necessidades dos mercados e dos bancos. Está correto o que se afirma em

No texto dos Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental (terceiro e quarto ciclos) está escrito: No atual momento em que se discute a globalização, dialeticamente ressurge o interesse de desvendar a possibilidade das resistências que nascem no interior de certos espaços, evidenciando que as regiões, como conjunto de lugares que interagem solidariamente na busca de uma autonomia e identidade, não desapareceram. Segundo Paulo Cesar da Costa Gomes: “ De qualquer forma, se a região é um conceito que funda uma reflexão política de base territorial, se ela coloca em jogo comunidades de interesses identificadas a uma certa área e, finalmente, se ela é sempre uma discussão entre os limites da autonomia face a um poder central, parece que estes elementos devem fazer parte dessa nova definição ao invés de assumirmos de imediato uma solidariedade total com o senso comum que, nesse caso da região, pode obscurecer um dado essencial: o fundamento [...] de controle e gestão do território. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografi a/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 20 Segundo a perspectiva de análise do autor citado nesse trecho do documento oficial, no caso da região, é preciso transpor o senso comum e colocar em evidência a dimensão de ordem

Em nível global, a Amazônia é uma fronteira percebida como espaço a ser preservado para a sobrevivência do planeta. Coexistem nessa percepção interesses ambientalistas legítimos e também interesses econômicos e geopolíticos, expressos respectivamente num processo de mercantilização da natureza e de apropriação do poder de decisão dos Estados sobre o uso do território. BECKER, Bertha K. Amazônia – Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p.21 Considerando essa conjugação de interesses diversos, no nível estratégico de escala nacional, a Amazônia é percebida, principalmente, como uma fronteira de recursos que corresponde à área de expansão do povoamento e da economia brasileira, de forma a garantir a(o)

A modernização é uma realidade no campo brasileiro, baseada nas mudanças da base técnica da produção agrária. No entanto, há quem afirme que a distribuição de terras custa mais caro do que as políticas focadas na agricultura familiar. Tal pensamento representa uma dificuldade para realizar a Reforma Agrária — uma reivindicação justa, segundo outros segmentos de pensamento. Diante do exposto, é possível concluir que, no país, a

O trem entrou causando um estranhamento que nada seria capaz de despertar no homem de hoje. Ele era feito de metal numa civilização construída de pedra e madeira; se movia por conta própria; era mais rápido do que quase tudo que se conhecia; avançava em linha reta, num ritmo regular [...] e era capaz de transportar mais gente por terra que um navio por mar. Jornal Folha de S.Paulo, 2 fev. 1998 Enquanto na Europa e nos EUA, o trem foi o maior símbolo da Revolução Industrial, no Brasil, as ferrovias testemunharam o(a)


Considerando que o processo histórico da humanidade, associado aos indicadores econômicos, é indispensável para o

entendimento das formas de organização espacial, considere as afirmações abaixo.

I - A partir de 1973, a crise do petróleo ofi cializou a existência de uma crise geral, lançando as bases para um espetacular

desenvolvimento do capital especulativo.

II - O colapso do socialismo, que encheu de esperanças os grandes defensores do capitalismo, não acabou com as

crises, mas fez com que houvesse uma desaceleração na intensidade e na frequência das crises.

III - A crise econômica de 2008, iniciada com a explosão da “bolha" do mercado imobiliário americano, ainda não terminou

e até se intensifi cou, contagiando também o crédito público.

É correto o que se afirma em


A figura acima mostra o ácido ascórbico, que é um sólido cristalino de cor branca, com atividade antioxidante.

De acordo com a sua estrutura, é característica do ácido ascórbico

Considere as afirmativas a seguir a respeito de polímeros. I - O poliestireno, conhecido comercialmente como isopor, e a baquelite são exemplos de polímeros vinílicos.
II - O cloreto de polivinila (PVC), usado na fabricação de tubos e encanamentos, é um polímero de adição.
III - O poliéster, empregado na fabricação de fi bras têxteis, é um polímero de condensação.
IV - A borracha sintética Buna-S é um copolímero, uma vez que ela é formada por um único tipo de monômero.
É correto APENAS o que se afirma em

A gasolina é um combustível obtido pela destilação fracionada do petróleo, sendo constituído por uma mistura de hidrocarbonetos. Outros combustíveis, como metano, propano e butano, também podem ser obtidos a partir do petróleo.
Sobre petróleo e seus derivados, é INCORRETO afirmar que

Qual o único indicador que permite observar visualmente, por mudança de cor, o ponto final da titulação na reação do ácido fraco com a base forte?

A uma solução aquosa contendo íon cloreto adiciona-se quantidade estequiométrica de íon prata, em pH ajustado para precipitação de cloreto de prata.
Sendo o produto de solubilidade desse sal, na temperatura do experimento, igual a 1,69 x 10-10 (mol L-1)2, a quantidade máxima, em mg, de AgCl solúvel em 100 mL de solução saturada é, aproximadamente, Dado: M(AgCl) = 143,3 g mol-1

Sobre as ligações entre os átomos que formam a molécula de amônia e a consequência desse arranjo, analise as afirmações a seguir.
I - Há, pelo menos, uma ligação covalente apolar.
II - Há, pelo menos, uma ligação iônica.
III - Há um par de elétrons não ligantes.
IV - Forma-se uma estrutura piramidal.
É correto APENAS o que se afirma em

Dalton lançou, em seus quatro postulados, as bases da química como disciplina. A definição de reação química foi baseada na experiência do cientista com reações inorgânicas que formavam sais pouco solúveis em água.
De acordo com as observações de Dalton, nas reações químicas, a(o)

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