O céu é azul porque a luz do sol, ao atravessar a atmosfera, sofre
Considere os símbolos abaixo e as grandezas físicas que
eles representam:
F: força
g: aceleração da gravidade
m: massa
x: comprimento
t: tempo
v: velocidade
Ω: velocidade angular
q: carga elétrica
I: intensidade da corrente elétrica
R: resistência elétrica
U: potencial elétrico
Abaixo estão representadas 3 igualdades não necessariamente
verdadeiras.
A(s) igualdade(s) dimensionalmente coerente(s) é(são)
APENAS
A Máquina de Atwood, muito utilizada em laboratórios didáticos
de física, consiste em um arranjo com dois corpos
de massas m1 e m2 , ligados por um fio inextensível, conforme
ilustrado na figura. As massas do fio e da roldana,
assim como os atritos, são considerados desprezíveis. O
sistema é abandonado da posição indicada.
A tração no fio é dada por
A figura ilustra um circuito elétrico composto por 3 resistores
e 2 fontes de tensão.
A intensidade da corrente, em ampères, que atravessa o
resistor de 10 Ω vale
A fotografia ilustra o mostrador de um multímetro ajustado na escala 100 VDC.
O valor da medida indicada pelo multímetro, com o número correto de algarismos significativos, é
A figura ilustra uma associação formada por 3 resistores.
A resistência equivalente entre os pontos A e B vale Req1
quando a chave S está fechada e vale Req2 quando a
chave S está aberta.
A relação
vale
Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os
mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência
a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:
Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos
de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é
Durante muitos anos, o ensino de ciências nas escolas foi
pautado pelas descrições de seu instrumental téorico ou
experimental.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino
de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
deve
Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos sulcos na terra resultantes
das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao surgimento do fenômeno em algumas
regiões.
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são ainda mais devastadoras.
Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem ocorrer as voçorocas.
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais expressiva, para a ocorrência
das voçorocas é a(o)
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor tem que ter clareza do conceito de espaço – objeto de estudo da
Geografia.
Um conceito amplamente aceito é:
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistema de objetos e sistemas
de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p.51
A aplicação desse conceito exige o conhecimento de que o sistema de objetos, ainda que não possa ser visto isoladamente,
pode ser representado, por exemplo, pelas ruas de um bairro, pelas redes técnicas, etc.
Já o sistema de ações pode ser representado, por exemplo, por
A prosperidade da produção açucareira no Brasil
chamou a atenção dos holandeses que, em 1630,
invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar
da época. Os flamengos passaram então a trabalhar
no local, adquirindo a experiência necessária do
cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão,
poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu.
Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde
prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a
ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do
Brasil no abastecimento do mercado europeu.
Disponível em:
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão
rumo
Um comerciante vende balas de três tipos, A, B e C.
Os preços de custo e de venda de cada unidade dessas
balas são mostrados na tabela a seguir
O comerciante construiu um gráfico indicando a quantidade
de balas de cada tipo vendidas na última semana.
Lembrando que lucro é a diferença entre o preço de venda
e o preço de custo qual foi, em reais, o lucro obtido com as
balas vendidas na última semana?
Seu nome, como tudo depende não de poucos mas
da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante
às leis todos são iguais para a solução de suas divergências
privadas, quando se trata de escolher […],
não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito,
que dá acesso aos postos mais honrosos […].
TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso.
Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica,
trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo.
Qual a civilização antiga a que ele se refere?
Faça com que os eleitores falem e pensem que você
os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que
sem parar e conscienciosamente procura seu voto,
que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do
amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas
as classes são suas aliadas, que você fez promessas
para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a
maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work.
Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. –
43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições
da Roma republicana.
Seu discurso confirma a