Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 295762 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O céu é azul porque a luz do sol, ao atravessar a atmosfera, sofre

Considere os símbolos abaixo e as grandezas físicas que

eles representam:

F: força

g: aceleração da gravidade

m: massa

x: comprimento

t: tempo

v: velocidade

Ω: velocidade angular

q: carga elétrica

I: intensidade da corrente elétrica

R: resistência elétrica

U: potencial elétrico

Abaixo estão representadas 3 igualdades não necessariamente

verdadeiras.



A(s) igualdade(s) dimensionalmente coerente(s) é(são)

APENAS

A Máquina de Atwood, muito utilizada em laboratórios didáticos

de física, consiste em um arranjo com dois corpos

de massas m1 e m2 , ligados por um fio inextensível, conforme

ilustrado na figura. As massas do fio e da roldana,

assim como os atritos, são considerados desprezíveis. O

sistema é abandonado da posição indicada.


A tração no fio é dada por

A figura ilustra um circuito elétrico composto por 3 resistores

e 2 fontes de tensão.


A intensidade da corrente, em ampères, que atravessa o

resistor de 10 Ω vale

A fotografia ilustra o mostrador de um multímetro ajustado na escala 100 VDC.



O valor da medida indicada pelo multímetro, com o número correto de algarismos significativos, é

A figura ilustra uma associação formada por 3 resistores.

A resistência equivalente entre os pontos A e B vale Req1

quando a chave S está fechada e vale Req2 quando a

chave S está aberta.



A relação

vale

Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:

Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é

Durante muitos anos, o ensino de ciências nas escolas foi pautado pelas descrições de seu instrumental téorico ou experimental.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve

Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos sulcos na terra resultantes das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao surgimento do fenômeno em algumas regiões.
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são ainda mais devastadoras. Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem ocorrer as voçorocas.
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais expressiva, para a ocorrência das voçorocas é a(o)

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor tem que ter clareza do conceito de espaço – objeto de estudo da Geografia.
Um conceito amplamente aceito é:
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistema de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p.51
A aplicação desse conceito exige o conhecimento de que o sistema de objetos, ainda que não possa ser visto isoladamente, pode ser representado, por exemplo, pelas ruas de um bairro, pelas redes técnicas, etc.
Já o sistema de ações pode ser representado, por exemplo, por

A prosperidade da produção açucareira no Brasil chamou a atenção dos holandeses que, em 1630, invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar da época. Os flamengos passaram então a trabalhar no local, adquirindo a experiência necessária do cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão, poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu.
Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do Brasil no abastecimento do mercado europeu. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2011 Quando o açúcar brasileiro perdeu força no mercado internacional, uma nova etapa da economia brasileira vem a se consolidar.
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão rumo

Um comerciante vende balas de três tipos, A, B e C.

Os preços de custo e de venda de cada unidade dessas

balas são mostrados na tabela a seguir


O comerciante construiu um gráfico indicando a quantidade

de balas de cada tipo vendidas na última semana.


Lembrando que lucro é a diferença entre o preço de venda

e o preço de custo qual foi, em reais, o lucro obtido com as

balas vendidas na última semana?

Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher […], não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos […]. TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso. Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica, trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo. Qual a civilização antiga a que ele se refere?

Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work. Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. – 43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições da Roma republicana. Seu discurso confirma a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282