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A formulação de políticas públicas parte, fundamentalmente, de um
conjunto de dados que precisa ser transformado em informações
relevantes, a fim de propiciar a execução dessas políticas. Em
outras palavras, as políticas públicas nas áreas de saúde, ciência ou
habitação sofrem os impactos das políticas arquivísticas adotadas
pelas organizações governamentais dessas respectivas áreas. A
política pública de arquivo é matricial, pois o sucesso obtido em sua
implementação garante as informações necessárias à formulação de
outras políticas públicas. Com relação às políticas públicas de
arquivo e à legislação arquivística, julgue os itens que se seguem.

O Poder Judiciário pode, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que isso for indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.

A formulação de políticas públicas parte, fundamentalmente, de um
conjunto de dados que precisa ser transformado em informações
relevantes, a fim de propiciar a execução dessas políticas. Em
outras palavras, as políticas públicas nas áreas de saúde, ciência ou
habitação sofrem os impactos das políticas arquivísticas adotadas
pelas organizações governamentais dessas respectivas áreas. A
política pública de arquivo é matricial, pois o sucesso obtido em sua
implementação garante as informações necessárias à formulação de
outras políticas públicas. Com relação às políticas públicas de
arquivo e à legislação arquivística, julgue os itens que se seguem.

Considera-se política pública de arquivo o conjunto de premissas, decisões e ações — produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais em nome do interesse social — que contemplam os aspectos administrativo, legal, científico, cultural e tecnológico relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística de natureza pública e privada.

Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os
próximos itens.

A descrição de produtores de documentos é uma atividade acessória dos arquivistas, devendo, no entanto, ser mantida em sistemas automáticos ou manuais.

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

São três as fases de um programa de gestão de documentos: implantação, armazenamento e eliminação.

Acerca da realidade arquivística brasileira e do diagnóstico da
situação arquivística, julgue os itens a seguir.

É comum encontrar os arquivos brasileiros ainda organizados com base no ato de recebimento e expedição dos documentos.

Acerca da realidade arquivística brasileira e do diagnóstico da
situação arquivística, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico da situação arquivística possibilita formular hipóteses a respeito da origem dos problemas levantados, bem como alternativas para solucioná-los.

A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.

A correspondência particular recebida nos serviços de protocolo deve ser aberta, registrada e distribuída ao destinatário.

Com relação à análise tipológica de documentos de arquivo, julgue
os itens que se seguem.

O princípio da cumulatividade é um dos princípios fundamentais que rege a organização dos arquivos e serve de base à análise tipológica dos documentos arquivísticos.

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a legislação em vigor, o original do documento permanente microfilmado não pode ser eliminado.

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.

A microfilmagem é preferível à digitalização de documentos, haja vista que possibilita acesso mais rápido à informação.

As organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios
da tecnologia da informação (TI) e a utilizam para direcionar os
valores das partes interessadas no negócio. Essas organizações
consideram que as boas práticas do Control Objectives for
Information and Related Technology (COBIT) podem auxiliá-las
a otimizar os investimentos em TI.

IT Governance Institute, COBIT 4.1, 2007, p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relativos ao COBIT 4.1.

No COBIT, a mensuração de desempenho é essencial para a governança de TI.

A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica
que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades,
ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo
no sucesso de um projeto. No guia PMBOK4, identifica-se esse
subconjunto do conhecimento em gerenciamento, que pode ser
empregado na maioria dos projetos, como boa prática.

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK).
4.ª ed., Project Management Institute: 2008, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o guia
PMBOK4, julgue os itens que se seguem, relativos a gerenciamento
de projeto.

O gerenciamento de portfólios, que, entre outras finalidades, visa garantir que projetos e programas sejam analisados de modo a se priorizar a alocação de recursos, deve ser consistente e estar alinhado às estratégias da organização.

Julgue os itens a seguir, referentes a gerenciamento de processo.

A estrutura de uma organização centrada em processos reflete os seus departamentos.

Em relação ao Poder Judiciário, julgue os itens seguintes.

É expressamente vedado à União assumir débitos oriundos de precatórios de estado, do Distrito Federal ou de municípios para refinanciá-los diretamente.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada no que se refere
aos institutos de direito penal.

Um ordenador de despesas de determinado órgão público federal utilizou verba legalmente destinada à compra de computadores para a reforma dos banheiros da instituição, que estavam em situação precária. Nesse caso, o ordenador não cometeu crime, uma vez que a verba foi empregada em prol da própria administração pública.

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