Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 295820 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O ECA, regulamenta os artigos 227 e 228 da Constituição Federal de 1988, articula-se ao paradigma da proteção integral da criança e do adolescente, como sujeitos de direitos. É INCORRETO o que se afirma em:

Um dos fundamentos centrais do Sistema Único de Saúde está contido no projeto de Reforma Sanitária e refere-se à

O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos uma sociedade inclusiva e a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. Assim, conhecer os tipos de deficiência, a evolução das terminologias e mitos e verdades sobre o tema são fundamentais para uma intervenção profissional. Considere as afirmativas abaixo:
I. Via de regra, uma pessoa com deficiência é uma pessoa doente, necessitando de cuidados e atenções diferenciadas.
II. A deficiência impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações.
III. Não é correto utilizar o termo surdo-mudo, pois a pessoa surda fala a língua de sinais, e a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.
IV. Toda pessoa com paralisia cerebral possui um atraso no desenvolvimento cognitivo.
V. Conforme texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, a terminologia atualmente adotada deve ser portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência.
Está correto o que se afirma APENAS em

As competências e atribuições privativas do Assistente Social, estabelecidas por lei, se distinguem por conhecimentos

Segundo a Política Nacional do Idoso, as entidades de atendimento que mantêm programas de institucionalização de longa permanência adotarão, entre outros princípios,

A ética profissional é uma construção contraditória e suas determinações extrapolam a profissão e referem-se às condições mais gerais da vida social. Nesta perspectiva, a competência profissional deve ser construída

Entrevista semiestruturada, de avaliação, de fundamentação psicodinâmica, proposta por Ryad Simon (1989, 1993). É a Entrevista Diagnóstica

A Psicoterapia com objetivos e tempo limitados é a

Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis

Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada

O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado

A tecnologia educacional, sob a ótica do processo, está presente como forma de entender e ver a cultura, o meio, a realidade social e o crescimento político e estrutural a que as pessoas se auto-submetem nos processos de ensinar e aprender.

Tais processos incidem diretamente na

Avaliar pressupõe

Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que

A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo.

A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:

I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.

III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.

IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.

V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.

Está correto o que se afirma APENAS em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282