Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 76 a 90 de 2329 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 76 a 90
Questões por página:
Q674757

O happening é uma manifestação artística que surgiu na década de 1950/60. O artista que utilizou essa linguagem pela primeira vez foi Allan Kaprow (1927-2006). No Brasil, essa manifestação apareceu no trabalho Parangolé, de Hélio Oiticica, obra

Carregando...
Q674771

Analise a imagem.

A sua principal característica é:

Carregando...
Q674632

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, de junho de 2017 a janeiro de 2018, foram investigados 46 casos suspeitos de febre amarela em cidades do estado. Dentre esses, 33 casos foram relatados na região de Belo Horizonte, conforme tabela abaixo:

De acordo com a tabela, a média de casos por cidade é de, aproximadamente:

Carregando...
Q675332

Reatividade de um elemento é a capacidade que ele possui de deslocar outro em uma reação de deslocamento. Uma simplificação da fila de reatividade é:

Considere a reação genérica:

A reação que NÃO ocorrerá é quando o Me(1) e o Me(2) forem, respectivamente:

Carregando...
Q675349

A ação de limpeza de um detergente ou sabão pode ser representada esquematicamente como na figura:


Em relação a ação de limpeza do detergente, é CORRETO afirmar que

Carregando...
Q675123

Observe os dois diferentes tipos de projeções cartográficas aplicadas aos mapas.

Com base nos conhecimentos sobre o assunto e nos mapas, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q675116

O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que permitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geográficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá- las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.

A categoria conceituada pela supracitada corrente é:

Carregando...
Q674764

A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.

De acordo com a BNCC, a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela

Carregando...
Q674860

A calvície ou alopecia genética é uma herança autossômica influenciada pelo sexo, sendo o efeito do gene afetado pelas características hormonais do sexo masculino ou feminino adulto, com os genótipos e correspondentes fenótipos mostrados na tabela abaixo.

Para uma população, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, na qual 4% das mulheres desenvolvem o fenótipo calvície, assinale a afirmação INCORRETA.

Carregando...
Q675382

Em relação à proposta curricular para o Ensino Médio publicada em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O processo de democratização da escola deve incentivar a participação de alunos, pais e professores nas instâncias formais de decisão, no entanto, sem afetar as relações internas de poder nem as estruturas de funcionamento da instituição escolar.

( ) A ciência e os conhecimentos produzidos pela escola devem ser tratados como intrinsecamente superiores ao universo cultural de seus alunos, uma vez que a disseminação da cultura científica se justifica pelo seu valor e pelas suas qualidades próprias e não pela valorização ou qualificação do conhecimento do aprendiz.

( ) O conteúdo das disciplinas escolares deve ser compreendido não apenas como um conjunto de conceitos, fatos, princípios, leis e teorias, mas também como algo que possui uma gênese e uma estrutura e que envolve escolhas, procedimentos, atitudes e valores.

( ) A ciência deve ser apresentada aos alunos como um empreendimento humano e, como tal, sujeita a erros e equívocos. A produção do conhecimento científico deve ser tratada como uma luta entre ideias socialmente disputadas, um programa coletivo de construção de verdades provisórias.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q674858

A epistasia é descrita quando um alelo de um gene epistático (Inibidor) afeta a expressão completa de outros alelos (em outro lócus) de um gene hipostático. Se o alelo do gene epistático for recessivo, chamamos o fenômeno de epistasia recessiva. A cor da pelagem e a cor do focinho em cães “Labrador Retrievers" podem ser explicadas pela ação não simultânea de dois loci de genes B e E, como mostrado no esquema a seguir.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

Carregando...
Q675337

O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contém 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100 mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. Um aumento na concentração de sal no soro fisiológico consumido por um paciente

Carregando...
Q674839

A designação de Doença Hemolítica do Recém-Nascido é relativamente fácil de compreender, mas o significado do termo Eritroblastose Fetal não é tão obvio para muitos professores e para a maioria dos alunos secundaristas. A presença de grande quantidade eritroblastos, que são células nucleadas precursoras de eritrócitos no sangue do feto ou do recém-nascido, indica que a sua medula óssea está liberando essas células na corrente sanguínea, antes que ocorram as etapas necessárias à produção de eritrócitos maduros. Essa liberação, para a corrente sanguínea, de células imaturas normalmente ocorre devido à estimulação excessiva da medula óssea vermelha em razão da presença de uma anemia severa ou outro quadro de carência eritrocitária, como ocorre na anemia hemolítica causada por anticorpos anti-Rh maternos que passaram para fetos Rh+.

Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q674841

Normalmente, vamos a uma feira ou a um sacolão para comprarmos frutas, verduras e legumes. Mas, em muitos casos, a classificação popular para estes alimentos não corresponde à científica que os classifica como: legumes ou leguminosas; flores; folhas; raízes; caules; frutos; pseudofrutos e sementes.


A foto acima mostra caules, flores, frutos, raízes, folhas, e, inclusive, um corpo de fungo filamentoso. Considerando apenas a classificação científica da botânica para as estruturas ou componentes vegetais normalmente vendidos como alimentos, assinale a afirmação INCORRETA.


Carregando...
Q674853

Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica.

Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
GABARITO:

  • 76) A
  • 77) D
  • 78) D
  • 79) C
  • 80) A
  • 81) E
  • 82) A
  • 83) D
  • 84) D
  • 85) A
  • 86) B
  • 87) D
  • 88) B
  • 89) D
  • 90) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282