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Questões de Concurso SEE-AL – Aprova Concursos
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Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica.

Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:

A epistasia é descrita quando um alelo de um gene epistático (Inibidor) afeta a expressão completa de outros alelos (em outro lócus) de um gene hipostático. Se o alelo do gene epistático for recessivo, chamamos o fenômeno de epistasia recessiva. A cor da pelagem e a cor do focinho em cães “Labrador Retrievers" podem ser explicadas pela ação não simultânea de dois loci de genes B e E, como mostrado no esquema a seguir.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

A calvície ou alopecia genética é uma herança autossômica influenciada pelo sexo, sendo o efeito do gene afetado pelas características hormonais do sexo masculino ou feminino adulto, com os genótipos e correspondentes fenótipos mostrados na tabela abaixo.

Para uma população, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, na qual 4% das mulheres desenvolvem o fenótipo calvície, assinale a afirmação INCORRETA.

Mariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela modalidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é:

Ao ensinar os fundamentos técnicos do Basquetebol aos seus alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Clara optou por dividir os gestos em movimentos isolados, pequenas partes de cada técnica. Ela percebeu que seus estudantes conseguiam realizar cada movimento isolado com perfeição, mas que havia um problema, já que tinham muita dificuldade em juntar as partes para executar o gesto completo, com fluidez, naturalidade.

Tendo em vista o problema descrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade coordenativa que Maria Clara deveria desenvolver com seus alunos e alunas para que os gestos fossem realizados sem quebras, com ligações naturais e suaves entre cada movimento.

O esporte é um fenômeno sociocultural dos mais importantes da modernidade e sua presença é muito marcante na sociedade brasileira, inclusive na cultura escolar. Por isso, as modalidades esportivas são conteúdos frequentes nas aulas de Educação Física e nos projetos desenvolvidos em diversas escolas. Uma das possibilidades que devem ser consideradas ao se planejar o ensino do esporte nas escolas é a dimensão motora, que apresenta o conceito de iniciação esportiva.

Sobre a iniciação esportiva para adolescentes entre 15 e 16 anos de idade, analise as afirmativas e as classifique como verdadeiras ou falsas.

( ) Nesta fase, os movimentos básicos se encontram em fase de refinamento e estabilização, permitindo a prática de atividades motoras mais complexas, como pequenos jogos e jogos pré-desportivos.

( ) Neste momento da aprendizagem esportiva, a ênfase deve ser na liberdade de experimentação de movimentos que estimulam o desenvolvimento, sem a preocupação de um padrão que estabeleça erros e acertos.

( ) As atividades devem ser planejadas para que os praticantes sejam capazes de manipular, locomover e imitar, para que possam estabilizar e refinar os movimentos que serão necessários ao esporte.

( ) Com a preocupação de que o adolescente pratique duas ou três modalidades esportivas, deve-se iniciar o aperfeiçoamento e a especialização das técnicas esportivas.

Considerando o ensino do esporte, segundo a proposta da Iniciação Esportiva Universal (IEU) para adolescentes entre 15 e 16 anos, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mestrado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.

Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais representam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disciplina: 1- Corpo concebido na sua totalidade; 2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; 3- As práticas corporais como linguagem; 4- A ludicidade como essência da vivência corporal; 5- A escolarização como tempo de vivência de direitos; 6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania; 7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana. Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresentadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.

( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, dentre outras.

( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compreender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.

( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apresentadas.

Considerando a sistematização da proposta de ensino da Educação Física para o eixo temático ginástica do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais, assinale a alternativa que NÃO se relaciona com uma habilidade a ser desenvolvida no tópico “Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida".

Leia o texto a seguir:

“Os Sofistas surgem na Grécia antiga, século V a. C. na passagem da oligarquia para a democracia. São os mestres de retórica e oratória, muitas vezes mestres itinerantes, que percorrem as cidades-estados fornecendo seus ensinamentos, sua técnica, suas habilidades aos cidadãos em geral. Eram relativistas. Sócrates também ensinava nas praças públicas através de perguntas e respostas que despertavam a verdade que está no interior de cada um. Sócrates afirmava que a opinião (doxa) é uma expressão individual, já o conhecimento (episteme) é universal. Desta forma, os sofistas ensinavam a retórica para convencer aos outros que sua opinião é a melhor e Sócrates ensinava a dialética, que através de questionamentos (só sei que nada sei) levava ao conhecimento verdadeiro" (MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 42-48. Adaptado).

De acordo com o texto acima, Sócrates não era um sofista, pois ele

Leia o texto a seguir:

“Para Husserl, a consciência não é uma coisa entre as coisas, não é um fato observável, nem uma substância pensante. A consciência é pura atividade, o ato de constituir essências ou significações, dando sentido ao mundo das coisas. A essência da consciência é ser sempre consciência de alguma coisa, a que Husserl dá o nome de intencionalidade" (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994. p. 237. Adaptado).

Segundo o texto acima, intencionalidade, para Husserl, é

Leia o texto a seguir:

“Heráclito dizia que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio. Já Parmênides dizia que seria contraditório buscar a essência naquilo que está sempre mudando. O ser é e o não ser não é" (COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 209-210. Adaptado).

De acordo com o texto acima, Heráclito se contrapõe a Parmênides, porque ele defende

Leia o texto a seguir:

“Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação" (MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48. Adaptado).

Marx, no trecho acima, está se referindo à ideologia, cuja função é fazer com que as ideias

Leia o texto a seguir:

“Wittgenstein nas Investigações Filosóficas diz que a significação de uma palavra é o seu uso na linguagem" (WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 28. Adaptado).

Assim, por exemplo, na frase “o Sr. Branco é branco", a palavra “branco" tem dois significados diferentes, pois ela é usada como nome próprio no início da frase e como designação de uma cor no final da frase.

A consequência disso é que as palavras, conceitos e nomes

Leia o texto a seguir:

“Durante o inverno de 1919-1920, essas considerações me levaram a conclusões que posso agora reformular da seguinte maneira: (1) É fácil obter confirmações ou verificações para quase toda teoria – desde que as procuremos. (2) As confirmações só devem ser consideradas se resultarem de predições arriscadas. (3) Toda teoria científica “boa" é uma proibição: ela proíbe certas coisas de acontecer. Quanto mais uma teoria proíbe, melhor ela é. (4) A teoria que não for refutada por qualquer acontecimento concebível não é científica. A irrefutabilidade não é uma virtude, como freqüentemente se pensa, mas um vício" (POPPER, Karl. Conjecturas e Refutações. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982, p. 66. Adaptado).

No trecho acima, Popper critica o princípio de verificabilidade como critério de demarcação entre ciência e não ciência, propondo um novo princípio. Segundo ele, o critério de cientificidade de uma teoria é a refutabilidade, ou seja,

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