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Questões de Concurso PM-BA – Aprova Concursos
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Provas: UNEB - 2019 - PM-BA - Aspirante
Disciplina:

Matemática

- Assuntos: Matrizes

Considere a matriz real quadrada A de ordem 3, onde seus elementos são definidos por aij 

A soma dos elementos que compõem a diagonal principal é

Quando se deseja que os destinatários de um e-mail não visualizem o nome e o endereço eletrônico das outras ressoas que também receberão a mensagem, deve-se utilizar o campo:

Assinale a alternativa correta.

A partir da Constituição Federal de 1988, há uma redefinição do Estado brasileiro, bem como dos Direitos Fundamentais. Desde o seu preâmbulo, a carta cidadã de 1988 projeta a instituição de um Estado democrático destinado destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna pluralista e sem preconceito. A responsabilidade do Estado na consolidação da cidadania está centrada em três elementos essenciais que são: indivisibilidade e universalidade dos direitos de cidadania e o processo de especificação de sujeitos. Em relação ao terceiro elemento, e correto afirmar que:

Sobre o Direito Penal, marque a assertiva correta dentre as alternativas a seguir:

Sobre os delitos da Lei 11.343/2006 - Lei de Drogas - é INCORRETO afirmar:

Sobre o delito de violência contra superior (art. 157 do Código Penal Militar) é correto afirmar:

Leia o texto 01 para responder à questão

Texto 01: O que é mesmo o respeito às diferenças.

 

Um dos refrãos que são mais ouvidos nos dias de hoje é "tem que haver respeito às diferenças"! Em diferentes situações de agressão, clamamos pelo respeito à pessoa, às leis, aos direitos, aos deveres, à justiça. O que significa de fato esse respeito? O que buscamos quando gritamos por respeito?

Constata-se que esse refrão é interpretado segundo o que a necessidade imediata da pessoa agredida estabelece ou segundo o que estabelece o critério dos que reclamam por esse direito. Mas, se algo é reconhecido como direito, por que» não é vivido como tal? Constata-se que a reciprocidade exigida pelo respeito não é levada em conta, ou seja, o direito ao respeito parece não ter igual legitimidade social. 

A palavra ou o conceito respeito é atribuído - no caso da presente reflexão - às diferenças. Por isso, quero lembrar algo sobre o sentido da palavra respeito. Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção.

Não tem a ver com concordância com a posição alheia, mas sim com dar permissão para que ela se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem. Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo. E isto porque, quando pensamos em respeito e reciprocidade, já temos um quadro mental interpretativo em que submetemos uns aos outros

Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento que eu apresento como correto ou que a mídia determinou como correto. Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente. Sou eu que afirmo o outro/a como diferente.

Por isso, colocar a palavra respeito como anterior às diferenças significa, de certa forma, limitá-las a uma espécie de ordem interpretativa, visto que sozinha a palavra não dá a si mesma um significado. E a pergunta que surge imediatamente é: quem estabelece o significado e ordem do respeito, quem a determina, quem a promove? Estamos dessa forma diante das múltiplas interpretações e dos limites que a palavra respeito contém.

Respeito às diferenças sexuais! Respeito às diferentes etnias! Respeito às diferentes idades! Respeito às leis: É preciso ter respeito à floresta, á terra, aos rios aos -ares. Tudo tem que ter respeito, mas como se pode viver e entender algo mais desse respeito? O que fazer para que ele seja efetivo em favorecer o bem comum?

Diante dessa difícil tarefa, tenho bastante dificuldade com as afirmações sobre respeito ilimitado ou absoluto. Creio que esse absoluto não existe; isso porque não o experimentamos. Minha existência no mundo é, por si só, limitada a esse momento no qual vivo, ao espaço que ocupo, à minha educação, à minha família, a tudo o que recebi. Sou o que sinto, sou as minhas simpatias e antipatias, sou os interesses que defendo e os valores que prezo. Tudo isso sou eu, meu corpo, corpo aberto a tantas coisas e, ao mesmo tempo, limitado a tantas outras.

Por isso, não posso respeitar todas as diferenças e todas as opiniões. Não posso respeitar tudo no sentido de ter que acolher algumas formas de existir que me agridem, ameaçam, matam, destroem minhas convicções, minha maneira de estar no mundo. Tudo isso para afirmar que o 'esperto às diferenças não pode ser absoluto, não é experimentado como absoluto, mas é limitado aos nossos próprios limites.

O que posso fazer é apenas abrir uma conversa, propor um diálogo para que cheguemos a uma coexistência possível para  além da beligerância que se tem instaurado entre nós [...] Eu, que estou faminta e me descubro olhando os restaurantes de luxo sem acesso nem à 'quentinha' diária, não posso sentir respeito por aquela turma sorridente que entra nos restaurantes. [...] Eu, mulher violentada, não posso ter respeito pelos meus violentadores.

Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso. 

Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. / Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa ' história, porque podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve.

[...].

Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos. A diferença sou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, de desejo, enfim de não coincidência comigo mesma.

[...]. Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vivê-lo como valor em nosso cotidiano. 

 

Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/o-quee-mesmo-o-resperto-as-diferencas/(ADAPTADO) 

Verifica-se que, em "[...] formas de existir que me agridem, ameaçam, matam, destroem minhas convicções, minha maneira de estar no mundo.", caso se colocasse uma vírgula antes do vocábulo que:

Analise as afirmações sobre a finalidade do uso das vírgulas no texto, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) "Constata-se que a reciprocidade exigida pelo respeito não é levada em conta, ou seja, o direito ao respeito parece não ter igual legitimidade social". / Separar conjunção intercalada.

( ) "[...] respeito à floresta, à terra, aos rios, aos mares". / Separar termos que exercem a mesma função: objeto indireto.

( ) Eu, que estou faminta e me descubro olhando os restaurantes de luxo sem acesso nem à 'quentinha' diária, não posso sentir respeito por aquela turma sorridente que entra nos restaurantes. [...] / Isolar orações subordinadas adjetivas restritivas. ( ) Eu, mulher violentada, não posso ter respeito pelos meus violentadores./ Isolar vocativo.

( ) Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial/ Separar oração intercalada. A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

( ) Tanto o ofício como o memorando devem conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora não obrigatório, é adequado que se faça uso da epígrafe no ofício, posto que isso agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.

( ) 0 que diferencia principalmente o ofício do memorando é a forma; não a finalidade.

( ) 0 Memorando não possui validade jurídica.

 

A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Text 2: Benefits of exercise

INSTRUCTIONS: Read the text and answer the question that follow it

the text is about

Figura 1 - Desertos na caatinga. Fonte: http://sosriosdobrasii.blogspot.com. Acesso em: 04 set- 2019. 

Observe o mapa de distribuição geográfica de áreas em processo de desertificação.

A caatinga constitui um bioma brasileiro, rico em fauna e flora, que corresponde a 11 % do território nacional. Os estudos indicam que mais de 18.000 quilômetros quadrados do sertão nordestino já foram desertificados, outros 180.000 quilômetros quadrados estão seguindo o mesmo caminho.

Assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Esse processo de desertificação decorre:

 

( ) do fato de que a intensa ocupação populacional no semiárido brasileiro foi a principal responsável pelo aparecimento de áreas desertificadas na região Nordeste.

( ) devido às condições ambientais do bioma caatinga suportar a forma como as atividades econômicas vêm sendo desenvolvidas.

( ) da intensificação da extração de minerais, o desmatamento, a salinização, a pecuária e a agricultura, base de entendimento para a compreensão do processo de desertificação.

( ) da forma como acontece o uso e a ocupação do solo, responsável pela diminuição da produtividade e fertilidade da caatinga,

( ) do fato de que muitos solos de algumas localidades no nordeste brasileiro estão passando pelo processo de desertificação, em função do crescimento da população.

 

A alternativa correta encontrada, de cima para baixo, é

 

Figura 1 - Desertos na caatinga. Fonte: http://sosriosdobrasii.blogspot.com. Acesso em: 04 set- 2019. 

A ideia de "raça" é, seguramente, o mais eficaz instrumentos de dominação social inventado nos últimos 500 anos. Produzida no inicio da formação da América e do capitalismo, na passagem do século XV para o XVI nos séculos seguidores foi imposta sobre todo a população do planeta como parte da dominação colonial da Europa

(Quijano, 2007, p. 43)

Analise as afirmativas seguintes:

I- No Brasil, iniciaram-se novas campanhas de vacinação após sinais de alerta serem disparados com a ocorrência de dois surtos de sarampo em 2018. A baixa cobertura vacinai é apontada como principal causa para a doença ter retornado ao país.

II- A Charge de 1904, criada no contexto da revolta da vacina, revela a resistência da população em aceitar a vacina como forma de prevenção da doença.

III- A Revolta da vacina foi uma revolta da população na .Bahia contra uma lei que se destinava a protegê-la.

IV- Iniciada em novembro de 1904, a Revolta da Vacina pode ser considerado o maior motim da história do Rio de Janeiro.

V- A campanha de vacinação em 1904 foi confundida com o projeto de modernização da cidade promovido pelo então prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos e o médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Sobre a Revolta da Vacina, as alternativas corretas são:

Alguns consumidores de gasolina têm sofrido por comprarem gasolina adulterada. De acordo com o CDC - Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor deve responder ^d!a ^e da de combustíveis adulterados, além de indenizar o consumidor pelos danos materiais causados (deterioração do automóvel) por tal prática. Além disso, o consumidor pode pedir reparação por danos morais.

Há 10 postos de gasolina em uma cidade. Desses 10, exatamente 3 vendem gasolina adulterada. Foram sorteados aleatoriamente 2 desses 10 postos para serem fiscalizados.

A probabilidade de que o s dois postos infratores sejam sorteados é:

Provas: UNEB - 2019 - PM-BA - Aspirante
Disciplina:

Matemática

- Assuntos: Funções

O número de unidades produzidas (p), de certo produto, durante um mês é obtido em função do número de funcionários (f) da fábrica de acordo com a relação: p = 50√f

Se a fábrica possui 64 funcionários, é correto afirmar que a contratação de mais 36 funcionários aumentará a produção mensal em

 

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