Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 466 a 480 de 482 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 466 a 480
Questões por página:
Q553301

Acerca da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992), é incorreto afirmar.

Carregando...
Q553255

Analise as palavras destacadas no trecho “Será esse o nosso destino, viver batalhas de ódio que produzem divisões?”. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas obedecendo às mesmas regras das palavras destacadas, respectivamente.

Carregando...
Q553250

No trecho, (...) “escolhemos esta cidade porque ela nos pareceu habitada por pessoas cordiais e pacíficas. Mas agora estou triste. Perdemos nossas ilusões...”. Compreende-se, nesse fragmento, que

Carregando...
Q553159

A História da disciplina de história no currículo nacional é marcada por idas e vindas, avanços e retrocessos, continuidades e descontinuidades.
Neste sentido o debate historiográfico sobre a disciplina de História(1), e o “estado da arte” têm elucidado momentos da História onde as perspectivas políticas, econômicas e socioculturais interferem na relevância do componente curricular e nas suas intencionalidades.
Tendo em vista o exposto, História da História no currículo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q553173

Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser a crítica ao modo de produção capitalista, sua análise não se faz apenas pelo aspecto econômico. Sua teoria considera a economia como parte da vida social, parte da história que é a produção da existência humana. Falamos, assim, sobre as classes sociais decorrentes da divisão social do trabalho, falamos da vida de homens e mulheres que não apenas trabalham. Eles comem, reproduzem-se, vivem em sociedade, relacionam-se, constroem laços de amizade e de colaboração e de competição, pertencem a diferentes grupos, têm ideologias, afetos, filiação religiosa etc. E constroem sua história em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à Educação Integrada: Como se escreve a história da educação Profissional. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20 ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver em desconformidade com o desdobramento do texto:

Carregando...
Q553363

Segundo a NBR 6122/2010, as estacas pré- moldadas de concreto quando a sua cravação for executada com martelo de queda livre devem ser observadas algumas condições. Marque V (Verdadeiro) e F (Falso) para as afirmações a seguir e indique a sequência correta. . I.Peso do martelo não inferior a 20 kN II.Peso do martelo no mínimo igual a 25% peso total da estaca III.Peso do martelo não inferior a 40 kN para estacas com cargas de trabalho entre 0,7 MN e 1,3 MN IV.Para estacas cuja carga de trabalho seja superior a 1,3 MN, a escolha do sistema de cravação deve ser previamente analisada

Carregando...
Q553370

A Lei 6496/77 - Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica" na prestação de serviços de engenharia, de arquitetura e agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional. Sobre a Mútua, assinale a alternativa Errada.

Carregando...
Q553349

Sobre as estruturas de fundações, é correto o que se afirma em:

Carregando...
Q553368

São fabricados diversos tipos de Cimento Portland, sendo que cada tipo possui características especificas que atendem melhor a determinados tipo de uso. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q553356

Sobre as estruturas metálicas, é incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q553351

Sobre as estruturas em vigas de concreto armado, é incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q553123

“Diferenças, distinções, desigualdades... A escola

entende disso", diz LOURO (2003, p. 57). É nela

também que os constructos históricos - e culturais -

são trabalhados e levados à educação de meninos e

meninas. Os estudos de gênero vêm, no entanto,

buscar compreender as construções culturais que se

firmaram, por meio da sociedade, quando esta

estabeleceu normas ao convívio social.


É desafiador “criar reflexões sobre as barreiras

culturais promovidas pela sociedade, em relação às

construções de corpos femininos e masculinos, que,

por se fixarem como “naturais", tornaram-se parte

da educação de crianças e jovens, no ambiente

escolar. E, por se tratar de uma instituição

indispensável no cotidiano social, a escola se

transforma em uma das grandes protagonistas

produtora de distinções de gênero".

Em relação à história, é importante observar que

também a educação física escolar tem sido

problematizada sob uma perspectiva de gênero por

diversas pesquisas. SOUSA (1994) desenvolveu

uma pesquisa pioneira na área, intitulada “Meninos

a marcha, meninas a sombra". Nesse trabalho, por

meio de uma abordagem histórica, a autora analisa

as construções dos gestos femininos e masculinos e

a relação destes com os fatores sociais que se

instalaram na sociedade. Isto é, entende que a

educação física “explicita valores sacralizados pelo

patrimônio cultural de nossa sociedade", segundo

ela, articulados por instituições e organizações, tais

como a Igreja, o Estado, a Escola, a Medicina, a

Família e a Indústria Cultural (1994).

Sobre o processo histórico da Educação Física e a

discussão de gênero é correto afirmar:

I. A trajetória de inserção das mulheres nos

esportes modernos revela um longo processo de

proibições. Essa trajetória também indica

disputas e contestações de regras e normas

legais que vetam a aquisição de práticas

corporais específicas voltadas para o bom

desempenho feminino nos esportes. Trata-se de

um desafio a ser também enfrentado pelas

escolas diante da esportivização da educação

física escolar.

II. É importante levar as discussões de gênero mais

profundamente nas aulas de educação física,

bem como na escola como um todo, uma vez

que é também neste local que o corpo e o

caráter, vistos e produzidos de formas únicas,

estarão representando, sob o mesmo palco, as

atribuições e acomodações que lhes couberam,

permitindo conflitos e possibilidades entre as

diferenças.

III. A educação corporal diferenciada por gênero,

disseminada na vida social, separa meninos e

meninas em suas práticas corporais, revelando

relações de poder que atravessam as

experiências de jogo e a ocupação dos espaços

escolares.

IV. A ocupação generificada dos espaços escolares

e o esporte como expressão da dominação

masculina são fortes exemplos de

enfrentamentos masculinos da ordem e das

normas presentes na escola.

Carregando...
Q553104

Os escolares apresentam duas fases de crescimento, sendo a primeira na infância e a segunda na adolescência. A velocidade em que ocorre o crescimento difere de escolar para escolar. O crescimento é o aumento de todo o corpo, mas também pode ser definido como:

Carregando...
Q553111

A anatomia muscular fornece subsídios importantes para que o Educador Físico possa prescrever exercícios físicos tanto para profilaxia de lesões como para melhorar as capacidades físicas de seus alunos atletas. Em ambos os objetivos (profilaxia ou melhora das capacidades físicas), o conhecimento da origem e da inserção dos músculos esqueléticos favorecerá para que as prescrições tenham sucesso. Sendo assim, marque a alternativa que indica corretamente os pontos de fixação óssea e a(s ) ação(ões) do músculo reto do abdome:

Carregando...
Q553116

Adolescentes muitas vezes seguem modismos de treinamento que encontram em sites não técnicos.
Adriel, obeso, 15 anos, foi um desses. Ao abrir um blog, resolveu seguir a orientação de um leigo sobre treinamento de corrida para emagrecimento.
Com quinze dias de treinamento, sentindo fortes dores no pé, procurou seu professor de Educação Física para saber quais os nomes dos ossos do seu pé que se encontravam doloridos. O professor de Adriel constatou que as dores estavam na região do tarso. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que apresenta os ossos do tarso:

Carregando...
GABARITO:

  • 466) E
  • 467) C
  • 468) B
  • 469) D
  • 470) A
  • 471) C
  • 472) B
  • 473) C
  • 474) B
  • 475) A
  • 476) E
  • 477) E
  • 478) B
  • 479) C
  • 480) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282