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Questões de Concurso IF-TO – Aprova Concursos
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Responda as questões de 1 a 4 de acordo com o

texto abaixo.

Pais sem limites

A educação liberal é confortável para os pais.

Mas os filhos precisam saber o que são deveres e

obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas

atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu

o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que

quando uma criança chora? A mãe, em vez de

tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me

olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim:

chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve.

Ninguém havia reclamado do incômodo em voz

alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado

para a mãe como se pedindo que fizesse alguma

coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou.

Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais

sinceramente ainda: como será a educação desse

menino, se a mãe prefere reclamar com quem se

sente incomodado com o choro, no lugar de

acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se

transformará num briguento, achando que tem

direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há

uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como

podem expor um bebê de colo a viagens aéreas?

Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas

não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos,

talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto,

tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos,

racionalmente, posso entender o que está

acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente,

vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê.

Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar

o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um

bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os

pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor?

E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia

certa vez, em uma viagem que durou o dia todo,

com duas crianças pequenas logo atrás de mim.

Classe executiva. Gritaram e choraram quase a

viagem toda. E não têm razão? Como suportariam

passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os

pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a

turismo. É certo deixar os filhos presos um dia

inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros?

Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é

preciso escolher o roteiro mais adequado.

Certa vez fui a uma pousada na serra carioca.

Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde,

comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher

cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na

pousada não aceitam crianças.

É fato. Já existem hotéis e pousadas que não

hospedam crianças. Muita gente acha um horror.

Por outro lado, o problema não está nos pais? Em

qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos,

agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem

correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma

árvore, no alto da serra, com crianças correndo e

gritando? E com os pais apreciando a algazarra

tranquilamente, sem se importar com os outros

hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que

chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam

com algum objeto de estimação. Que batem no

prato e dizem que não gostam da comida, em

restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de

apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O

problema está nos pais.

Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes

era assim: podia, não podia. A educação tradicional

impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu

mesmo acredito que o excesso de rigidez é

péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer,

e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso

pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica

entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo

mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O

fato é que muitos dos pais modernos, como a

mulher que esbravejou no avião, acham que criança

pode tudo. Já conversei com professoras, segundo

as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação

básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em

que a professora tem de explicar a importância de

escovar os dentes todos os dias. Não estou falando

de famílias sem condições financeiras, no caso.

Mas também de gente bem de vida, para quem é

mais fácil não discutir deveres e obrigações com os

filhos. Deixar rolar.

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em

sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para

chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro

sempre é bom. Mas só terão empregos e

oportunidades se souberem o que são limites,

deveres, obrigações. A educação extremamente

liberal é atraente. Principalmente, porque

confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os

pais não dão noção de limites, como os filhos um

dia vão ter?

Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível

em: http://epoca.globo.com/colunas-eblogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-semlimites.html.

Acesso em: 12 ago. 2016.

Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada

várias vezes. Em qual das alternativas a

substituição da conjunção mas altera o sentido do

enunciado no texto?

A demissão é uma penalidade disciplinar que se encontra regulamentada na Lei n.º 8.112/90. Assinale a alternativa que não expressa uma hipótese de aplicação dessa penalidade.

Quanto aos direitos e deveres dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta:

Suponha que a empresa Contigo & Pedro Ltda responde por ações na justiça por crimes ambientais. O advogado contratado estima que a empresa terá que pagar, provavelmente, entre R$ 120.000,00 e R$ 180.000,00 entre indenizações e multas. É correto afirmar que:

Sobre a auditoria governamental, assinale a alternativa que correlaciona a coluna dos tipos com a coluna dos seus respectivos conceitos. 1.Auditoria de acompanhamento da gestão 2.Auditoria de avaliação da gestão 3.Auditoria contábil 4.Auditoria operacional 5)Auditoria especial Realizada no âmbito das unidades gestoras, visa verificar as informações prestadas pelos administradores públicos e analisar os atos e fatos da gestão, com vistas a instruir o processo de prestação de contas. Realizada para atender demanda de autoridade competente para exame de fatos e situações extraordinárias. Realizada na forma de ação de controle contínua e sistemática dos atos de gestão, efetuada durante o próprio exercício auditado, para prevenir desvios e evitar a má aplicação dos recursos públicos. Realizada sobre as ações, programas e atividades das unidades ou entidades da administração pública com a finalidade de avaliar e emitir uma opinião sobre os aspectos da eficiência, eficácia e economicidade para o aprimoramento da gestão. Realizada de forma sistematizada nos órgãos da administração pública e compreende a avaliação e os exames dos procedimentos, operações, registros e demonstrações contábeis de forma a emitir uma opinião sobre a sua fidedignidade.

Em relação a elementos, pressupostos e atributos do ATO Administrativo, é correto afirmar:

Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.

Comunicação é considerada uma ferramenta essencial no processo de administração que envolve duas vias que contêm elementos interligados. São eles:

Para desenvolver as habilidades de administrador, é necessário compreender o processo decisório. Assim, assinale a opção incorreta.

A Teoria Neoclássica surge em decorrência da atualização dos fundamentos e princípios da Teoria Clássica, diante das mudanças ocorridas nas organizações. Leia as afirmações que tratam sobre a Teoria Neoclássica:
I. O enfoque principal abordado pela Teoria Neoclássica passa a ser o alcance dos resultados que é um ferramental de abordagem do processo administrativo.
II. Aborda o processo administrativo voltado para as práticas administrativas a partir dos elementos da função administrativa definida por Fayol.
III. Uma das razões que norteiam a ação da Teoria Neoclássica é a ênfase na prática da administração, a utilização do pragmatismo em busca de resultados concretos e palpáveis com base nos conceitos teóricos da administração.
IV. Para a Teoria Neoclássica, as organizações apresentam três aspectos comuns: quanto aos objetivos, quanto à administração e quanto ao desempenho individual.
V. O modelo de homem da Teoria Neoclássica apresenta comportamento padronizado, previsto e funcional, cujo desempenho organizacional encontra-se fundamentado no desempenho e na eficácia pessoal conforme o conhecimento da ciência da Administração.

A aplicação dos princípios da mecânica no estudo do movimento humano não é algo deste século. Leonardo da Vinci e Borelli já haviam escrito obras sobre este assunto. Atualmente a Biomecânica continua contribuindo enormemente para que os gestos técnicos continuem avançando em eficiência. Entre os conceitos básicos da biomecânica, existe o conceito de Torque. Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que contempla corretamente este conceito.

O princípio do Treinamento desportivo que é orientado para ser aplicado em atletas de alto nível que após alguns anos de treinamento apresentam estagnação do desempenho, podendo em alguns casos ocorrer até uma queda, e que consiste em adotar um longo período de descanso sem competições, com um treinamento de baixa intensidade e procedimentos que visam o “reabastecimento” psicossomático é o Princípio:

Durante as aulas de Educação Física do ensino médio, Adriana vivencia principalmente as modalidades de basquetebol, voleibol e handebol. Ao iniciar as aulas de Anatomia no Ensino Superior e lembrar-se das práticas esportivas do Ensino Médio, Adriana percebe que uma das articulações muito utilizadas era a articulação do ombro. Escolha a alternativa que indica corretamente a classificação estrutural da articulação do ombro e o subtipo desta articulação.

Durante uma aula de Educação Física, Maria, 16 anos, curiosa sobre uma reportagem que tratava sobre o aumento de hemácias decorrentes do treinamento na altitude, pergunta ao professor:
Professor, em que parte do nosso corpo as hemácias são formadas? Escolha a alternativa que responde a pergunta de Maria.



A inclusão de crianças com necessidades

especiais nas aulas de Educação Física escolar é

um desafio a ser vencido pela escola e sociedade,

uma vez que objetiva a educação para todos, além

de estimular a convivência com as crianças. O

conceito de educação inclusiva se dá por alguns

aspectos como, compartilhar o mesmo espaço

físico, integração na sociedade, adaptações no

ensino, participação de todos nas aulas e o direito

a educação (SANT´ANA, 2005).

O atual currículo, orientado pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais, deve englobar

conhecimentos biológicos, humanos, técnicos e os

que compõem a dimensão Cultural do Movimento

Humano, tais como os jogos, danças, lutas,

ginásticas e esportes (ANDR ADE FILHO, 2001;

AZEVEDO; MALINA, 2004; FERNANDES;

VENDITTI JUNIOR., 2008; PORTO, 2001).

Com base nas ideias acima, podemos dizer que:

I. A adequação correta da Educação Física para

alunos deficientes evidencia a compreensão de

limitações e capacidades, estimulando o

desempenho do aluno.

II. É essencial que o professor conheça seu aluno e

sua necessidade educacional especial, se

houver, porque atualmente essa disciplina não

trabalha apenas com alunos ditos normais, mas

também frisa a importância da prática inclusiva

de alunos especiais em suas aulas.

III. A política inclusiva de alunos deficientes na

escola serve para desenvolver potenciais,

respeitando as diferenças e atendendo suas

necessidades. A escola deve criar espaços que

propiciem a inclusão, comprometendo- se com

uma educação de qualidade para todos os

alunos, para que se atinja os objetivos

educacionais.

IV. As pessoas com necessidades especiais têm

como consequência da inclusão social

problemas com a saúde física e mental. Essa

inclusão deve ser trabalhada para que seja

transformada em exclusão, trazendo assim uma

melhoria na qualidade de vida das pessoas.

As alternativas corretas são:

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