Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 6260 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q632065


Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno

Carregando...
Q632072

Considerando as implicações da educação transdisciplinar na organização do trabalho pedagógico, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632084

Considerando os textos apresentados e a relação da temática da EA com a área de conhecimento de Ciências da Natureza (CN), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q632089

Com relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. Os alunos jovens e adultos caracterizam-se como um grupo heterogêneo do ponto de vista da faixa etária, da cultura, da visão de mundo e dos conhecimentos prévios.

II. A oferta da EJA se dá por meio de cursos regulares e é destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos.

III. A EJA tem como objetivo central alfabetizar jovens e adultos que interromperam os estudos ou que não tiveram acesso à escolaridade.

IV. A adoção da EJA como modalidade de ensino, a partir da Constituição Federal de 1988, contrapôs-se ao ensino profissionalizante com objetivo de preparar os estudantes para o ensino superior.

V. Situada no âmbito do direito à educação, a EJA tem firmado cada vez mais seu papel na história da educação, representando uma possibilidade de acesso à educação escolar.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q632522

A imagem acima representa a Casa de Vidro, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e construída em 1950, em concreto armado. Sua estrutura não possui vigas, graças ao emprego do sistema de laje cogumelo.

Algumas das principais vantagens das lajes cogumelo são: maior simplicidade na execução das formas e na concretagem dos elementos; maior racionalização e padronização de cimbramentos; maior pé direito livre com redução da altura total do edifício; flexibilidade do arranjo de alvenarias, divisórias e forros.

Contudo, essas lajes são suscetíveis a uma forma de ruína conhecida por punção, caracterizada pelo deslocamento vertical da laje ao longo de uma superfície tronco-cônica, cujas geratrizes possuem inclinação de aproximadamente 30° em relação ao plano médio da laje. Os esforços produzidos na junção da laje com o pilar podem provocar a perfuração da laje, conforme se observa na figura a seguir.

Considerando as imagens e o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso de capitéis na ligação laje-pilar pode evitar a ruptura por punção.

II. O aumento da espessura da laje na zona de contato com o pilar constitui medida para se evitar a ruptura por punção.

III. O uso de armadura transversal, também conhecida como armadura de punção, nas áreas da laje próximas ao pilar, pode evitar a ruptura por punção.

IV. A redução da seção do pilar no contato com a laje está entre as medidas a serem adotadas no projeto estrutural para se evitar a ruptura por punção.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q632534

As imagens abaixo ilustram o edifício Caixa Forum, localizado na cidade de Madrid, na Espanha, antes e após a intervenção realizada pelo escritório Herzog & De Meuron.

Com base nas imagens e no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A obra de intervenção realizada no edifício Caixa Forum atende à recomendação presente na Carta de Veneza no que diz respeito às obras de restauração arquitetônica, dado que se respeitou a unidade potencial da edificação, que não se tornou em um falso histórico ou estético.

PORQUE

II. A obra de intervenção busca devolver ao edifício sua volumetria original e fundir as novas construções à antiga, fazendo uso de materiais distintos, o que deixa evidente tratar-se de uma intervenção posterior.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632539

A respeito desse conjunto de procedimentos metodológicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A APO deve ser aplicada logo após a entrega das chaves do imóvel aos usuários, sendo imprescindível o preenchimento de uma lista de itens técnicos (checklist) para a verificação de possíveis incongruências entre o que foi projetado e o que foi executado.

PORQUE

II. Na APO, utilizam-se diversos instrumentos de avaliação, tais como entrevistas, questionários, walkthrough, poema dos desejos, matriz de descobertas, como forma de compreensão de expectativas e insatisfações do usuário do imóvel.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632541


Muitos arquitetos, na criação arquitetônica do edifício, valorizam, para além do programa, a possibilidade que o espaço arquitetônico tem de gerar experiências na forma de sequências de eventos e movimentos. Um arquiteto cujas obras podem ser apontadas como exemplo dessa vertente é Tadao Ando, cuja obra Templo da Água de Hyogo é representada na imagem a seguir.

Com base no texto e nas imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir, referentes à obra de Tadao Ando.

I. O arquiteto busca inserir o edifício discretamente na paisagem, fazendo com que a marca da ação racional humana, materializada pelo espaço arquitetônico, submeta-se a um diálogo equilibrado e fluido com a natureza circundante.

II. A obra apresenta uma sequência espacial que se propõe como sequência sensorial produzida por um percurso indireto e tortuoso que, margeando muros e através de passagens, termina em um mergulho para baixo pela escada que conduz ao interior do templo, em meio ao lago artificial que espelha o céu e a paisagem.

III. Mais do que um objeto arquitetônico, Tadao Ando propõe uma experiência espacial e sensorial que independe do lugar e do fato de que ao final do percurso existe um templo.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632546

A imagem acima ilustra a intervenção que deu origem à Praça das Artes, espaço cultural localizado no centro de São Paulo.

Sob a luz da Teoria do Restauro Crítico, de Cesare Brandi, é correto afirmar que a intervenção

Carregando...
Q632553

A medida de profundidade em ambientes aquáticos está relacionada à pressão hidrostática, através da relação aproximadamente linear P = f (z), em que z é a profundidade e P é a pressão. Assuma que a densidade da água do mar ρ = 1,025 x 103 kg·m -3, que não há variação dessa densidade com a profundidade e que o valor da aceleração da gravidade g = 9,8 m·s-2.

Nesse contexto, assinale a opção cujo gráfico relaciona adequadamente a profundidade com a pressão hidrostática.

Carregando...
Q632558

Para a análise técnico-econômica da construção de uma via urbana de 12 m de largura por 1 600 m de comprimento, foram levados em conta dois sistemas construtivos: a pavimentação flexível e a rígida. O orçamento do sistema construtivo com pavimentação flexível totalizou R$ 1 586 320,87, enquanto o orçamento do sistema construtivo com pavimentação rígida resultou em R$ 2 092 132,75. Os gastos de manutenção não foram incluídos nesses orçamentos.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para o estudo de viabilidade técnico-econômica do pavimento flexível em relação ao rígido, deve-se implementar um sistema de monitoramento de via em função da sua serventia para, ao final da vida útil da obra, comparar os gastos com manutenção e o investimento inicial.

PORQUE

II. Os custos de manutenção não afetam o orçamento inicial, devendo, contudo, ser considerados na análise técnico-econômica, pois, ao final da vida útil da obra, há possibilidade de o sistema construtivo com pavimento rígido apresentar menor custo de manutenção, revelando-se mais econômico que o de pavimentação flexível.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632560

Desde a década de 1960, utiliza-se o produto resultante da trituração de pneus para a adição ao asfalto, o que é conhecido como asfalto modificado com borracha (AMB). Diversas concessionárias de estradas utilizam o AMB também na manutenção dos pavimentos. No dimensionamento de pavimentos flexíveis, considera-se o número de solicitações de um eixo-padrão na vida útil do projeto, mas diversas condições podem determinar a antecipação de sua vida útil, entre elas o excesso de cargas.

Em relação ao uso de pneus descartados na restauração de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que

Carregando...
Q632565

Anualmente, são registrados acidentes associados à ruptura das estruturas de contenção em obras rodoviárias e em áreas urbanas (subsolos e escavações) e, em geral, a causa desses acidentes está associada à deficiência da caracterização geológico-geotécnica e/ou a falhas de projeto e de execução da obra. A escolha inadequada de uma técnica pode acarretar acidentes fatais e elevar os custos financeiros da obra. Existem várias técnicas que podem ser empregadas para a contenção de maciços de solo, sendo classificadas de acordo com seu processo executivo e o material empregado.

Em relação à contenção de maciços, consideram-se técnicas de contenção de gravidade:

Carregando...
Q632572

No traçado das vias, consideram-se os efeitos decorrentes da força centrífuga no deslocamento dos veículos que percorrem trechos em curva. Essa força é calculada pela expressão

em que m é a massa do veículo, V, a velocidade do veículo e R, o raio da curva.

O projetista de vias públicas e estradas pode utilizar recursos como a sobrelargura, que consiste em variar a largura da via para mel horar a inscrição dos veículos, a sobrelevação, que consiste em elevar o bordo externo da via, e as curvas de transição (5), que consistem em curvas de raio variável intercaladas para a transição entre os trechos em tangente ( T ) (retas) para trechos de curva circular ( C ). Deve-se compatibilizar a transição planialtimétrica para que os resultados sejam adequados e veículos possam transitar com segurança.

Com relação ao planejamento de estradas e às modificações das vias para a segurança do tráfego dos veículos em relação aos efeitos da força centrífuga, conclui-se que

Carregando...
Q632623

A importância da otimização no processo produtivo é inegável. Do ponto de vista matemático, para otimizar determinada grandeza, é necessário modelá-la de acordo com uma função e, a partir daí, conforme a situação, procurar um máximo ou um mínimo. Uma das formas usadas para minimizar funções é o método dos multiplicadores de Lagrange.

Um fabricante de latinhas de refrigerante deve propor uma lata cilíndrica de volume V0. Essa lata será fabricada usando-se duas ligas metálicas distintas, sendo uma para a parte lateral e outra para a base e a tampa. Ele deseja calcular o raio (r) e a altura (h) da lata para que o custo de sua produção seja o menor possível. Sabe-se que a área total da lata é dada por A(r,h) e que o custo total de produção da lata, que depende apenas do material utilizado na sua produção, é C(r,h). Para a solução desse problema, será utilizado o método dos multiplicadores de Lagrange.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca da solução desse problema.

I. O custo de produção da lata pode ser expresso por C( r, h) = 2 π (K1rh + K2r2), em que K1 e K2 são constantes que dependem do custo de cada uma das ligas metálicas por unidade de área.

II. A função a ser minimizada da área total da lata é A(r,h) = 2 π rh + 2 π r2.

III. O vínculo na minimização, relacionado ao volume da lata, é dado por g(r,h) = π r2 h-V0.

IV. O sistema de equações a ser montado é C(r,h) = λg(r,h), no qual λ é denominado multiplicador de Lagrange.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282