Em certa região, os casos de tuberculose foram monitorados ao longo de um período de 10 anos. Foi proposto um modelo de regressão linear simples, segundo o qual o número de casos decresce linearmente com o passar dos anos, a menos de um erro com distribuição normal. Ou seja, um modelo da forma
para i = 1, ... 10, onde
é o número de casos de tuberculose no ano
. Os resultados da regressão e a respectiva tabela ANOVA são dados abaixo.
Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I - A reta estimada é
= 44,69 10,72 X
II - Sendo
o valor estimado correspondente a cada valor
tem-se
= 6,45
III - A hipótese
= 0 é rejeitada no nível de significância 0,01
Está correto o que se afirma em
Considere as seguintes afirmações a respeito do financiamento de novos empreendimentos.
I A segmentação e compartimentalização dos riscos do empreendimento, com clareza e exatidão, podem reduzir seu custo de financiamento.
II O conhecimento detalhado da performance no passado da empresa investidora é básico para determinar o custo do financiamento do empreendimento.
III Os resultados do novo empreendimento e a performance no passado da empresa investidora podem ser separados para diminuir o custo de financiamento do novo empreendimento.
O conceito de Project Finance, para o financiamento de novos empreendimentos, se relaciona APENAS à(s) afirmação(ões)
A taxa interna de retorno, de determinado fluxo financeiro,
The fragment to teach everyone how to think outside the box. (lines 15-16) suggests that company leaders are
Caio, Promotor de Justiça vitalício contemplado com significativa quantia em razão de sorteio lotérico, resolve refletir sobre seu futuro e viajar com a família pel mundo por cerca de um ano, renunciando, inclusive, ao recebimento de seus vencimentos. Para tanto, deverá formular o seguinte requerimento ao Procurador-Geral de Justiça:
Jonas, Promotor de Justiça, respondeu a procedimento administrativo disciplinar que resultou em arquivamento, por decisão transitada em julgado proferida por órgão colegiado, em grau recursal, que modificou a decisão anterior que lhe havia aplicado a sanção de suspensão.
Acerca do contexto fático acima, analise as afirmativas a seguir:
I. de fato, inexiste a possibilidade de alteração da decisão de arquivamento, face à imutabilidade decorrente do trânsito em julgado;
II. poderia eventual interessado, inconformado com a decisão de arquivamento, solicitar ao Conselho Nacional do Ministério Público a revisão de tal ato administrativo, mesmo que decorridos 06 (seis) meses do seu trânsito em julgado;
III. o órgão colegiado que proferiu a decisão de arquivamento, no âmbito da estrutura administrativa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, é o Conselho Superior do Ministério Público;
IV. dada a natureza da sanção inicialmente aplicada ao Promotor de Justiça, de acordo com a Lei Complementar n° 106/03, teria esta sido imposta pelo Procurador-Geral de Justiça.
As afirmativas corretas são somente:
Jorge, Promotor de Justiça Titular da 102ª Promotoria de Justiça Criminal, após anos de atuação, removeu-se para outro órgão. Foi substituído por Mariana, sua esposa, Promotora de Justiça Substituta,que ofciou na 102ª Promotoria de Justiça Criminal por vários meses, sendo certo que se manifestou, inclusive, em inúmeros processos em que havia atuado seu cônjuge anteriormente.
Considerando a disciplina legal conferida aos impedimentos, incompatibilidades e suspeições aos membros do Ministério Público,é correto afirmar que:
Com relação a Planos de Emergência Contra Incêndio - Requisitos (NBR 15219), analise as definições abaixo.
I - Emergência: situação crítica e fortuita que representa perigo à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, gerando um dano continuado que obriga à imediata intervenção operacional.
II - Ponto de encontro: local destinado ao encontro de pessoas para dar início às ações de controle de emergência.
III - Risco baixo: planta com carga de incêndio até 300 MJ/m2 .
IV - Grupo de Apoio: grupo de pessoas composto por terceiros ou não, treinados e capacitados, que auxiliem na execução dos procedimentos básicos na emergência contra incêndio.
V - Profissional Habilitado: técnico de segurança do trabalho com formação em prevenção e combate a incêndio, desenvolvida com carga horária mínima de 40 horas.
Estão corretas APENAS as definições
No que se refere às emergências oculares e às respectivas medidas de primeiros socorros, analise as afirmações a seguir.
I - Havendo um corpo estranho na superfície do olho, próximo da borda livre da pálpebra, deve-se fazer o tamponamento com gaze.
II - Ocorrendo traumatismo na pálpebra, devem-se aplicar compressas frias.
III - Ocorrendo picada de inseto, devem-se aplicar compressas frias.
IV - Ocorrendo queimadura, como, por exemplo, por cal, deve-se fazer lavagem do olho.
Está correto o que se afirma em
Os recursos, funções, responsabilidades, prestações de contas e autoridades são requisitos que fazem parte de uma etapa do Ciclo PDCA da OHSAS 18001, denominada
A manutenção de 2º nível em extintores de incêndio consiste em
Em determinada atividade pesada, o IBUTG é igual a 31 ºC, e não foram adotadas medidas adequadas de controle.
Nessas condições, conclui-se que
Um grupo de trabalhadores fica submetido, de modo semelhante, à poeira no local de trabalho, de tal forma que o resultado da avaliação de qualquer trabalhador desse mesmo grupo representa os valores obtidos para os demais. A esse grupo de trabalhadores dá-se o nome de grupo homogêneo de
Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acon- tecimentos. Leia atentamente a relação de eventos em Administração apresentada abaixo.
1. expansão do movimento do controle estatístico da qualidade na indústria de guerra
2. aplicação em larga escala de microcomputadores
3. abertura das economias nacionais, enxugamento do Estado e surgimento de mercados globais
4. a riqueza das nações que descreve e advoga o princípio da divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores
A seqüência cronológica correta desses eventos é


Com base no poema apresentado acima, assinale a opção correta.