Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782643

No livro "Condição Pós-moderna", David Harvey defende a existe uma relação entre a ascensão de formas culturais pósmodernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. De acordo com este autor, o advento da pós-modernidade coincide com a crise de qual sistema de produção capitalista? 

Carregando...
Q782641

Giovanni Alves (2000) afirmou que o chamado “novo sindicalismo”, durante a década de 1980, caracterizou-se por uma nova prática sindical, de organização da base, da
construção da intervenção operária nos locais de trabalho, considerada uma das principais debilidades do sindicalismo brasileiro. Sobre o “novo sindicalismo”, analise as afirmativas abaixo:

I. O desenvolvimento das novas organizações de base era, de certo modo, uma necessidade posta pelo complexo de reestruturação produtiva.
II. O surgimento das novas organizações de base vincularam-se a uma prática sindical de novo tipo, classista, de matriz socialista, que predominou na CUT durante a década de 1980.
III. Correntes socialistas, que possuíam expressão política no novo sindicalismo, colocaram a necessidade do controle da produção pela hegemonia capitalista.

Assinale 

Carregando...
Q747439

Atente para o seguinte excerto sobre inovação tecnológica e dimensões da sustentabilidade: “'não basta, para as empresas, apenas inovar constantemente, mas inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade': Dimensão Social - preocupação com os impactos sociais das inovações nas comunidades humanas dentro e fora da organização (desemprego; exclusão social; pobreza; diversidade organizacional). Dimensão Ambiental - preocupação com os impactos ambientais pelo uso de recursos naturais e pelas emissões de poluentes. Dimensão Econômica - preocupação com a eficiência econômica, sem a qual elas não se perpetuariam. Para as empresas essa dimensão significa obtenção de lucro e geração de vantagens competitivas nos mercados onde atuam".

Considerando as reflexões de Silva, Oliveira e Silva sobre inovação tecnológica e as dimensões da sustentabilidade, avalie as seguintes afirmações:

I. Desenvolvimento sustentável, embora articule diferentes dimensões e dinâmicas, refere-se a estratégias que devem ser adotadas pelas empresas visando apenas à obtenção de lucros e competitividade no mercado.

II. Inovações tecnológicas são processos técnicos visando ao incremento de tecnologias com fins racionalmente elaborados cujos impactos devem ser relativamente minimizados quando analisada a relação custos benefícios.

III. Inovações tecnológicas não devem ser concebidas e implementadas sem levar em consideração seus efeitos sociais, ambientais e econômicos, parâmetros sem os quais as inovações podem comprometer a sustentabilidade do desenvolvimento.

É correto somente o que se afirma em

Carregando...
Q704692

Paralelamente à tendência de homogeneização, própria da formação de uma cultura globalizada, têm ressurgido, desde o final do século XX, os discursos nacionalistas e outras formas de particularismo.

Carregando...
Q747440

“[...] estamos presenciando uma desconstrução do trabalho sem precedentes em toda era moderna, ampliando os diversos modos de ser da precarização e do desemprego estrutural. Resta para a 'classe-que-vive-do-trabalho' oscilar, ao modo dos pêndulos, entre a busca de qualquer 'labor' ou a vivência do desemprego."

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

Carregando...
Q729733

"Nesse ínterim, a selvageria real do sistema continua ininterruptamente não só a expulsar cada vez mais pessoas do processo de trabalho como, numa contradição característica, também a estender o tempo de trabalho, sempre que o capital possa conseguir isso. Para mencionar um exemplo importante, no Japão, o governo introduziu recentemente um projeto de lei 'para elevar os limites superiores do dia de trabalho de 9 para 10 horas, e a semana de trabalho de 48 para 52 horas'.

(MÉSZÁROS, Itzvan. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: Antunes, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalh no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 32-33).

O advento da terceira fase do capitalismo trouxe como marca a flexibilização do trabalho, cujo objetivo é, sobretudo, o aumento da produtividade e do lucro sobre o trabalho assalariado. Além da flexibilização, caracterizam-se como marcas do capitalismo industrial financeiro sobre o trabalho

Carregando...
Q747461

“Pesquisar e discutir o trabalho na sociedade contemporânea permanece uma tarefa essencial para os cientistas sociais preocupados em compreender a mudança social. Os novos usos, a complexificação da divisão do trabalho, a flexibilização das atividades produtivas, não reduziram a sua importância como fator essencial de manutenção do sistema capitalista e em diferentes contextos, o trabalho mantém seu caráter formador de identidades de classe. Por outro lado, os efeitos da introdução de novas tecnologias empresariais e a imposição da flexibilidade como um novo padrão nas relações capital/trabalho colocaram em xeque e enfraqueceram a resistência dos trabalhadores e sindicatos ao uso continuado de práticas de emprego precário de desprotegido de regulação legal. No entanto, novas pautas foram introduzidas e questões relativas a formas de ação coletiva e de articulação institucional e política para assuntos relativos ao trabalho em territórios produtivos se tornaram parte importante das novas estratégias das instituições de representação dos trabalhadores". RAMALHO, José Ricardo. Trabalho e os desafios da pesquisa sociológica. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 01, n. 01, jan/jul 2013.

Considerando o que se afirma no texto, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q607885

Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato:

Carregando...
Q607884

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da 'rigidez' da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação". (ALVES, G. 1996, p. 12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Carregando...
Q392574

A insegurança no emprego é um tópico essencial para a sociologia do trabalho. No contexto dos países industrializados, considerando a população jovem, esse fenômeno está associado:

Carregando...
Q392571

Abordando a transição do fordismo ao pós-fordismo, Manuel Castells caracteriza o funcionamento da sociedade em rede e destaca:

Carregando...
Q358452


“Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da

gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente

toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala

mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são,

digamos, trabalhadores tradicionais. Mas desde 2011 essa equipe

começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por

especialistas conectados pela Internet em todo o mundo. Nenhum

deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam

tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para

outra."

(Revista Exame, edição 1035 de 20 de fevereiro de 2013 em

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1035/noticias/flexivel-e-mais-barato)

A charge e o texto reportam experiências diferentes do mundo

do trabalho ao longo do século XX e início do século XXI. Assinale

a alternativa que identifica corretamente características

respectivas das duas experiências retratadas.

Carregando...
Q251724

Metrópoles Brasileiras: taxas de desemprego, segundo gênero e idade. (2004)


Com base na interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir.
I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens.
II. A relação entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre as mulheres.
III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens, em todos os grupos etários.
Assinale:

Carregando...
Q493559

As relações e estruturas do mundo do trabalho têm passado por mudanças radicais desde o fim do século passado e, no contexto destas transformações, é correto afirmar que

Carregando...
Q441597

A chaga do trabalho escravo no RN Ao menos mil trabalhadores são vítimas do tráfico de pessoas por ano. RN é 10o no ranking do trabalho infantil.
Vinícius Albuquerque
Pelo menos mil trabalhadores potiguares são enviados anualmente para fazendas do Centro-Sul do Brasil em situações que caracterizam o tráfico de pessoas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Em estados como Mato Grosso e Goiás, eles são tratados como escravos e saem do Rio Grande do Norte já endividados: a passagem de ida, as roupas e qualquer adiantamento são descontados dos primeiros salários recebidos. Enquanto isso, dentro do Rio Grande do Norte, cada fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RN) nas feiras livres de Natal e do interior flagra cerca de 40 crianças em situação de exploração. Muitas delas são beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família. E os números conferem ao RN o 10º lugar no ranking de trabalho infantil no país.
Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2011 Adaptado.
Notícias como a citada acima justificam a criação de uma Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Qual das ações listadas abaixo é uma ação de enfrentamento e repressão ao trabalho escravo proposta pelo Plano?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282