Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 248 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782636

O sociólogo Wrigth Mills recorreu à noção de “imaginação sociológica” para definir seu estilo de Sociologia. Assinale a afirmativa correta que identifica a proposta desse autor. 

Carregando...
Q782635

O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é 

Carregando...
Q686771

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

A afinidade entre as ciências naturais e o surgimento da sociologia é perceptível na abordagem de Auguste Comte pelo emprego do termo física social.

Carregando...
Q737207

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

Carregando...
Q686790

Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.

Na sociologia, a diferenciação social se refere, necessariamente, à estrutura de classes e, portanto, ao conceito de subordinação.

Carregando...
Q686795

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para o autor, as diferenças de acúmulo de capital econômico são a principal causa das desigualdades sociais.

Carregando...
Q747460

“Um dos grandes problemas que se encontram no ensino de Sociologia tem sido a simples transposição de conteúdos e práticas de ensino do nível superior – tal como se dá nos cursos de Ciências Sociais – para o nível médio. Esquecem-se as mediações necessárias ou por ignorância ou por preconceito: por ignorância porque muitos professores de cursos superiores desconhecem metodologias de ensino, estratégias, recursos, etc. que permitiriam um trabalho mais interessante, mais proveitoso, mais criativo e produtivo; ignora-se mesmo que a aula expositiva seja um caso, talvez o mais recorrente, mas não o único, com que se podem trabalhar os conteúdos de ensino; o preconceito deve-se à resistência a preocupações didáticas ou metodológicas no que se refere ao ensino, acreditando-se que basta ter o conhecimento – as informações? – para que se possa ensinar algo a alguém. É necessário, mas não suficiente. Os professores do nível superior prevalecem-se de uma situação peculiar desses cursos: os alunos que ali estão o fazem por escolha e não por obrigação, enquanto os alunos da escola básica ali estão por obrigação e não por escolha – não estão ali para serem sociólogos, historiadores, matemáticos, físicos ou literatos". BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Com base nas Orientações curriculares para o ensino médio, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. As dificuldades do ensino de Sociologia começam nas universidades, com cursos desprovidos de estratégias pedagógicas para transposição dos conteúdos ensinados no ensino superior para o ensino médio.

PORQUE

II. Entre outros problemas, os professores universitários não dispõem de formação didática adequada para o ensino em nível médio, além de não desenvolverem estratégias para o ensino de um público não constituído por interesse na matéria.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q747465

“O cidadão era um cara, na época dos meus pais, muito bom de grana. É verdade. O cidadão era o chique, era o rico. Ele era o dono do comércio, o dono de uma firma... O trabalhador não era cidadão não. Isso não existia. O trabalhador era um peão. Peão, peão, peão toda a vida. Meu pai veio para São Paulo como um simples agricultor e morreu como um servente de obra. Mas ele cumpriu suas obrigações, cumpriu todos os seus deveres. E, quando ia a algum lugar e precisava de algum direito, ninguém tratava como cidadão. Eles tratavam como um marginal, como se fosse um lixo. Eu vi isso e vivi isso também. A injustiça me deixava com muita raiva". [morador da periferia de São Paulo, falando sobre seu pai e a cidadania no Brasil entre os anos de 1930 a 1970]. HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Considerando a narrativa sobre a cidadania, avalie as seguintes afirmações:

I. A cidadania, no Brasil, é um fenômeno que percorre a formação de uma república democrática e evidencia a dignidade do trabalhador como sujeito de direito.

II. O trabalhador brasileiro nem sempre encontrou reconhecimento social e garantias que retratam a sua dignidade como sujeito de direito.

III. Historicamente, o reconhecimento do trabalhador como cidadão, no Brasil, funciona como meio de demarcar as pessoas que são dignas ou não de ter acesso a direitos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q737206

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

Os estudos de Pierre Bourdieu sobre estratificação social não contemplam questões de patrimônio cultural, o que o torna datado para se pensar questões de hierarquia na seleção dos bens patrimoniáveis no Brasil.

Carregando...
Q686794

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para evitar que as desigualdades se reproduzam no ambiente escolar, o professor deve tratar os alunos com a maior equidade possível, transmitindo o conhecimento de maneira uniforme e oferecendo exatamente as mesmas oportunidades a todos.

Carregando...
Q747445

“Ao lado de problemas que historicamente marcam a educação básica brasileira, como o quadro de marginalidade de grandes contingentes populacionais em relação ao processo educativo, somam-se as dificuldades particulares da situação da Sociologia no Ensino Médio, que decorrem de sua ainda frágil presença disciplinar. A ausência de tradição de trabalho com o ensino da Sociologia nas escolas, o desconhecimento sobre o sentido e a finalidade da disciplina na grade curricular e sua consequente desvalorização, tanto pelas direções das escolas e pelo seu coletivo de professores, como pelos alunos, obstaculizam a criação e a consolidação de espaços de reflexão sociológica que promovam mediações significativas entre os estudantes e o conhecimento científico da vida social".

Considerando o texto acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) O ensino de Sociologia experimenta dificuldades relacionadas a problemas sociais da sociedade brasileira que interferem no cotidiano de escolas para atendimento das populações pobres.

( ) As escolas têm oferecido as condições necessárias em virtude do alto grau de interesse de estudantes curiosos por saber mais a respeito da disciplina e seus conteúdos.

( ) A criatividade tem sido o principal combustível da Sociologia, no ensino médio, em virtude da preparação do corpo docente em cursos voltados para o ensino e transposição de conteúdos para o ensino médio.

( ) A consolidação da disciplina envolve formação docente e ambiente de trabalho adequado às dinâmicas que a disciplina exige como componente curricular obrigatório para o ensino médio.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q747419

Atente para o que Norbert Elias diz a seguir sobre processo civilizador: “No curso de séculos, o padrão de comportamento humano, na mesma ocasião, muda muito gradualmente em uma direção específica. Vemos pessoas à mesa, seguimo-las quando vão para a cama ou se envolvem em choques hostis. Nestas e em outras atividades elementares, muda lentamente a maneira como o indivíduo comporta-se e sente. Esta mudança ocorre no rumo de uma "civilização" gradual, mas se a experiência histórica toma mais claro o que esta palavra realmente significa. Mostra, por exemplo, o papel fundamental desempenhado nesse processo civilizador por uma mudança muito específica nos sentimentos de vergonha e delicadeza. Muda o padrão do que a sociedade exige e proíbe. Em conjunto com isto, move-se o patamar do desagrado e medo, socialmente instilados. E desponta a questão dos medos sociogênicos como um dos problemas fundamentais do processo civilizador". ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

Tendo como referência o conceito de processo civilizador de Norbert Elias, analise as seguintes questões:

I. Mudanças no comportamento individual advindas das transformações políticas decorrentes da passagem do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

II. Interiorização das proibições que antes eram impostas de fora e que, lentamente, passam a ser inculcadas pelos indivíduos, modificando a estrutura de suas personalidades.

III. Mudanças nos comportamentos dos indivíduos sob a influência da expansão do cristianismo no ocidente e do consequente controle e correção das condutas individuais e coletivas.

IV. Transformação da economia psíquica que fortalece os mecanismos de autocontrole exercidos sobre as pulsões e emoções individuais e que se deslocaram da coerção social para a autocoerção.

É correto somente o que se consta em

Carregando...
Q747426

“[...] tendo como meta escolas sem violências, é de indiscutível importância identificar medidas para que essas se apresentem como espaços seguros para todos os seus membros. Certamente, é consensual na sociedade que a segurança escolar constitui-se em um valor em si mesma, uma vez que afeta a vida, a integridade física, emocional e psicológica de alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis. Ademais, a violência ou a ameaça de violência – em suas diversas modalidades – tem um impacto direto na qualidade da educação, no modo como os professores e estudantes desenvolvem seu trabalho em sala de aula, no ambiente escolar, no rendimento dos alunos e na qualidade de vida de suas famílias"

Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que

Carregando...
Q686770

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

Para Florestan Fernandes, o fato de a forma de explicação sociológica, por meio da investigação empírica, se organizar de maneira aproximativa não impede a produção de um conhecimento objetivo da realidade social.

Carregando...
Q686768

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

A sociologia pautou-se pela convivência harmônica entre abordagens positivistas e abordagens críticas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Errado
  • 6) Errado
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282