Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q747432

“O processo de precarização das condições de vida nos bairros mais pobres, associado ao desmantelo de equipamentos públicos como a escola, costumam se ampliar em diversas privações que a população dessas áreas vivencia, seja no âmbito do desemprego, seja na falta de serviços básicos de qualidade (saúde, educação, segurança, lazer). O elevado grau de carência naqueles bairros e a ausência do Estado favorecem o crescimento da criminalidade e da violência no cotidiano da população".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:

( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.

( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.

( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.

( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q720279

Sobre o conceito de classes sociais desempenhado a partir do século XX, temos como característica CORRETA em uma sociedade contratual livre:

Carregando...
Q489618

Julgue os próximos itens, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

No Brasil, o uso do termo cidadania regulada está relacionado

ao direito à previdência assegurado aos cidadãos contribuintes

que não possuam vínculo empregatício formal.

Carregando...
Q323203

Quanto à sociologia jurídica, julgue os itens subsequentes.

A afirmação de que, no funcionamento da sociedade, o conflito

é permanente, pois a interação social é sempre conflituosa, é

uma premissa sociológica. Por meio dela, considera-se que o

direito não é capaz de resolver conflitos, já que estes não

desaparecem do contexto social e podem, ainda, provocar

novas situações conflituosas.

Carregando...
Q252942

Mesmo com a atual Constituição, a proposta em si interessante de “gestão democrática” na ordem social esconde a expectativa da “muleta” de um Estado capenga, seja pela via absurda de devolver à comunidade funções constitucionais, seja pela cooptação como aparente codecisor apenas para obter o comparsa inadvertido e dividir os mesmos fracassos, seja pela estratégia sibilina de não permitir que a cidadania ande por caminhos próprios e possivelmente adversos.
Pedro Demo. Cidadania menor. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 21.
Depreende-se da leitura do fragmento de texto acima que o Estado

Carregando...
Q70104

A natureza do serviço público não é redutível àquela de empresa privada. Ela remete a embates sociais que interessam à ética do bem comum cujo objeto é a riqueza comum, a saber, o conjunto dos princípios, das regras, das instituições e dos meios que permitem promover e garantir a existência de todos os membros de uma sociedade humana.

Petrella. Apud Jean-François Chanlat. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. In: VII Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11, out/2002, p. 3 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta referente aos planos material e imaterial do bem comum ou público.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889