Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 31 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782646

Embora os três elementos básicos constituintes do Estado Moderno sejam o território, a população e o governo soberano, os sociólogos propuseram outras formas de analisá-lo. Uma destas propostas era a de que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território (...), reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física”. Tem-se como autor dessa proposta 

Carregando...
Q782640

Na obra “O Futuro da democracia”, Norberto Bobbio defendeu a ideia de que a democracia é formada por um conjunto de regras. E, como o exercício da democracia direta nos Estados modernos é praticamente inconcebível – devido ao contingente populacional e a complexidade de suas sociedades – a representatividade do poder torna-se necessária. Segundo esse autor, para que os cidadãos tenham o mínimo de controle para fiscalizar os atos de governo, no intuito de evitar abusos de poder por parte dos representantes eleitos, se faz necessário 

Carregando...
Q704597

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

Grupos de pressão só se desenvolvem plenamente sob regimes democráticos e, observados os requisitos de transparência, sua atividade contribui para o bom funcionamento desses regimes.

Carregando...
Q704600

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.

Carregando...
Q704749

No que se refere ao ocaso do chamado socialismo real, julgue os itens a seguir.

A descontinuidade da Doutrina Brejnev foi determinante para o fim das experiências socialistas no Leste Europeu.

Carregando...
Q720276

Muitas mudanças sociais e políticas vêm ocorrendo ao longo dos tempos em nosso território nacional. Durante o período colonial e imperial essas mudanças eram lentas e graduais, porém, a partir da década de 1930 passaram a formatar grandes mudanças. Dentre as opções abaixo uma apresenta características verdadeiras que desencadearam essas mudanças, aponte-a:

Carregando...
Q705316

O redimensionamento do papel do Estado a partir dos anos 1980 fez surgir um novo contexto social marcado pelo(a)

Carregando...
Q704575

Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes.

A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

Carregando...
Q704599

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

Lobbying é um instrumento utilizado pelos grupos de pressão e executado por representantes especializados para transmitir informações aos responsáveis pela tomada de decisões por meio, inclusive, de eventuais ameaças de sanções.

Carregando...
Q773258

No modelo americano, o federalismo surgiu da passagem de um Estado Composto Confederado para um Estado Simples Federal
(as 13 ex-colônias britânicas eram estados soberanos que abriram mão de sua soberania para a criação de um Estado Nacional).
A experiência brasileira de federalismo é marcada pela passagem da concentração de poderes representada pelo Estado
Simples Unitário (a Monarquia Imperial) para a descentralização do poder nos estados (unidades federativas) que foram criados
após a mudança de regime (de Monarquia para República).

As diferenças entre as experiências de federalismo americana e brasileira permitem dizer que

Carregando...
Q675371

Sobre as diferentes formas de manifestação das ideias políticas contemporâneas, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O socialismo defende a coletivização dos meios de produção e de distribuição de bens mediante a divisão da propriedade privada entre as classes sociais.

( ) O welfare state (Estado de Bem-Estar) defende a conciliação entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social a partir de um Estado forte, interventor na economia e garantidor dos direitos sociais.

( ) O neoliberalismo defende a liberdade de mercado e uma forte restrição à intervenção estatal na economia.

( ) O nacionalismo defende o sentimento de pertencer a um grupo por vínculos étnico-raciais, linguísticos e históricos que reivindica o direito de formar uma nação autônoma.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q773257

Um líder político que pode ter um perfil caricatural a partir dos traços acima delineados é:

Carregando...
Q483763

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Carregando...
Q483762

“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.” (Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino.

Carregando...
Q312794

Segundo Bobbio (2000), autores como Rousseu, Maquiavel e Bodin não classifi cam a ditadura como uma forma de governo corrompida; ela poderia ser justifi cada em momentos de excepcionalidade.
Contudo, Bobbio afi rma que o que distinguiria a ditadura de formas negativas de governo como a tirania e o despotismo seria sua natureza:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282