Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 32 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q720276

Muitas mudanças sociais e políticas vêm ocorrendo ao longo dos tempos em nosso território nacional. Durante o período colonial e imperial essas mudanças eram lentas e graduais, porém, a partir da década de 1930 passaram a formatar grandes mudanças. Dentre as opções abaixo uma apresenta características verdadeiras que desencadearam essas mudanças, aponte-a:

Carregando...
Q704597

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

Grupos de pressão só se desenvolvem plenamente sob regimes democráticos e, observados os requisitos de transparência, sua atividade contribui para o bom funcionamento desses regimes.

Carregando...
Q704600

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.

Carregando...
Q704749

No que se refere ao ocaso do chamado socialismo real, julgue os itens a seguir.

A descontinuidade da Doutrina Brejnev foi determinante para o fim das experiências socialistas no Leste Europeu.

Carregando...
Q705316

O redimensionamento do papel do Estado a partir dos anos 1980 fez surgir um novo contexto social marcado pelo(a)

Carregando...
Q704575

Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes.

A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

Carregando...
Q704599

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

Lobbying é um instrumento utilizado pelos grupos de pressão e executado por representantes especializados para transmitir informações aos responsáveis pela tomada de decisões por meio, inclusive, de eventuais ameaças de sanções.

Carregando...
Q773258

2019_06_25_5d122b75a3bde.png

No modelo americano, o federalismo surgiu da passagem de um Estado Composto Confederado para um Estado Simples Federal
(as 13 ex-colônias britânicas eram estados soberanos que abriram mão de sua soberania para a criação de um Estado Nacional).
A experiência brasileira de federalismo é marcada pela passagem da concentração de poderes representada pelo Estado
Simples Unitário (a Monarquia Imperial) para a descentralização do poder nos estados (unidades federativas) que foram criados
após a mudança de regime (de Monarquia para República).

As diferenças entre as experiências de federalismo americana e brasileira permitem dizer que

Carregando...
Q675371

Sobre as diferentes formas de manifestação das ideias políticas contemporâneas, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O socialismo defende a coletivização dos meios de produção e de distribuição de bens mediante a divisão da propriedade privada entre as classes sociais.

( ) O welfare state (Estado de Bem-Estar) defende a conciliação entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social a partir de um Estado forte, interventor na economia e garantidor dos direitos sociais.

( ) O neoliberalismo defende a liberdade de mercado e uma forte restrição à intervenção estatal na economia.

( ) O nacionalismo defende o sentimento de pertencer a um grupo por vínculos étnico-raciais, linguísticos e históricos que reivindica o direito de formar uma nação autônoma.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q773257

2019_06_25_5d122b4c89f47.png

Um líder político que pode ter um perfil caricatural a partir dos traços acima delineados é:

Carregando...
Q483763

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Carregando...
Q483762

“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.” (Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino.

Carregando...
Q312794

Segundo Bobbio (2000), autores como Rousseu, Maquiavel e Bodin não classifi cam a ditadura como uma forma de governo corrompida; ela poderia ser justifi cada em momentos de excepcionalidade.
Contudo, Bobbio afi rma que o que distinguiria a ditadura de formas negativas de governo como a tirania e o despotismo seria sua natureza:

Carregando...
Q500867

Leia o texto a seguir.
A ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status e da própria sociedade. O método precípuo da ideologia é a utilização do discurso lacunar. Nesse, uma série de proposições, nunca falsas, sugere uma série de outras, que são. Desse modo, a essência do discurso lacunar é o não dito (porém sugerido). Por exemplo: “Todos são iguais perante a lei” (verdade, em uma sociedade burguesa) sugere que todos são iguais no sentido de terem oportunidades iguais (o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção).
(Adaptado de: . Acesso em: 16 jul. 2015) A ideologia compreendida como formulação e estudo das ideias se constitui e se dissemina por meio de doutrinas que buscam expressar suas visões ordenadas de mundo.
Assinale a alternativa que expressa, corretamente, a doutrina ideológica e o seu fundamento.

Carregando...
Q392579

Os agentes do campo da política ambiental promovem o consenso de que a dinâmica do jogo deve estar limitada pelo cuidado em não obstaculizar os interesses da acumulação e pela necessidade de obter mitigações ambientais. É precisamente nesses termos que os agentes podem se legitimar apresentando uma imagem do campo da política ambiental como um jogo sério e responsável, no qual os cuidados com a defesa do meio ambiente não se curvam aos interesses econômicos, mas também não os obstaculizam irresponsavelmente. (CARNEIRO, E. Modernização recuperadora e o campo da política ambiental. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 78) Trabalhando com a noção da adequação ambiental, o autor aborda um tipo de política pública que resulta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) Certo
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) A
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889