Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 53 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q686769

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

As obras O 18 Brumário de Luís Bonaparte, O Manifesto do Partido Comunista, O capital e A ideologia alemã abordam problemas específicos, refletindo a ausência de diálogo entre as ideias desenvolvidas por Karl Marx e a fragmentação de sua teoria.

Carregando...
Q704686

Com relação à sociologia política, julgue os itens subsequentes.

Formulada no final do século XIX e início do século XX, a teoria das elites concebe a história das sociedades como a história da substituição de uma elite no poder por outra e considera que, por meio de uma revolução, é possível romper esse ciclo e instituir, de forma duradoura, um governo de massas.

Carregando...
Q705300

A relação de Karl Marx com a questão da propriedade tem contornos bem específicos: A respeito desses contornos, é correto afirmar que

Carregando...
Q705297

Sobre o conceito de relações de produção em Karl Marx, é correto afirmar que

Carregando...
Q705296

A respeito da análise dos processos sociais feita por Karl Marx, é correto afirmar que a(as)

Carregando...
Q747425

Analise o seguinte trecho sobre o conceito de alienação, de Karl Marx: “O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto na medida em que produz, de fato, mercadorias em geral." (MARX, Karl. I. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010).

A partir do texto apresentado sobre o conceito de alienação desenvolvido por Karl Marx, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Descreve o distanciamento e o estranhamento na relação entre o trabalhador e o produto do seu trabalho, que não mais se reconhece nele.

( ) Refere-se ao momento em que os homens, alijados do produto do seu próprio trabalho, toma consciência de seu papel na sociedade e busca reencontrar-se consigo mesmo.

( ) A criação de valor se dá no momento em que as mercadorias os produtos produzidos pelos trabalhadores transformam-se em mercadorias e passam a circular no mercado pelo esforço direto dos que atuam na circulação.

( ) A produção capitalista, ao transformar o produto do trabalho em mercadoria, transforma o próprio trabalhador também em mercadoria, desumanizando-o.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q747456

“O produto do trabalho é, em todas as condições sociais, objeto de uso, mas o produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento: uma época em que o trabalho despendido na produção de uma coisa útil se apresenta como sua qualidade “objetiva", isto é, como seu valor. Segue-se daí que a forma de valor simples da mercadoria é simultaneamente a forma-mercadoria simples do produto do trabalho, e que, portanto, também o desenvolvimento da forma-mercadoria coincide com o desenvolvimento da forma de valor". MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a concepção de mercadoria trabalhada por Karl Marx.

( ) A mercadoria pode ser compreendida como coisa, pois tem uma objetividade inerente a sua existência como objeto do trabalho humano.

( ) O produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento.

( ) O caráter misterioso da forma-mercadoria consiste no fato de ela refletir às pessoas os caracteres sociais do seu próprio trabalho.

( ) O caráter fetichista da mercadoria expressa formas subjetivas criadas por produtores que retratam suas ideologias como princípios universais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q675359

São características do pensamento político de Karl Marx, EXCETO:

Carregando...
Q704677

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.

Conforme a teoria clássica marxista, a consciência dos homens é que determina a realidade material, e não a realidade material que determina a consciência dos homens.

Carregando...
Q675358

Segundo Karl Marx, as desigualdades sociais são provocadas pelas relações de produção que, no sistema capitalista, dividem a sociedade em duas grandes classes sociais: os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.

Em relação ao conceito de classes sociais em Marx, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q729725

"[...] é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. p. 50.

O conceito de trabalho tem muita importância no pensamento de Karl Marx e, segundo o filósofo, essa atividade tem a capacidade de emancipar o ser humano. Porém, com a consolidação do capitalismo, essa condição emancipadora do trabalho desaparece, e ele assume uma nova roupagem. De acordo com Marx, no capitalismo o trabalho

Carregando...
Q705299

De acordo com o constructo teórico de Karl Marx:

Carregando...
Q705298

Quanto ao conceito de alienação na sociedade capitalista, proposto por Karl Marx, é correto afirmar:

Carregando...
Q705301

Sobre a dinâmica das mudanças sociais, está de acordo com o pensamento de Karl Marx afirmar que

Carregando...
Q686784

Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.

Em seu ensaio conhecido como O 18 Brumário de Luís Bonaparte, Karl Marx argumenta haver uma profunda relação entre as classes sociais e a política, relação essa imediata, uma vez que se podem inferir as posições políticas de indivíduos a partir das classes sociais às quais eles pertencem.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Errado
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) Errado
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282