Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 41 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768607

Acerca de controle social e direito, assinale a opção correta.

Carregando...
Q747422

Leia o seguinte trecho sobre organização e estruturação social: “Mas a sociedade, cuja vida se realiza num fluxo incessante, significa sempre que os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si e pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros. A sociedade é também algo funcional, algo que os indivíduos fazem e sofrem ao mesmo tempo, e que, de acordo com esse caráter fundamental, não se deveria falar de sociedade, mas de sociação". SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2006.

Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:

I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.

II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.

III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q704681

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.

Para diversas correntes sociológicas contemporâneas, no mundo contemporâneo, marcado pela globalização, o tema da identidade cultural deve ser tratado a partir de conceitos que permitam captar sua dinâmica e seu caráter fragmentado.

Carregando...
Q720290

Um servidor público pode realizar atividades que dependem de conhecimentos estatísticos para apresentar resultados esperados. Bracarense em sua obra Estatística Aplicada às Ciências Sociais apresenta dados que são importantes em uma câmara municipal. Dentre as diversas formas de apresentação de dados coletados o autor apresenta as variáveis categorizadas, estas estão corretamente discriminadas em:

Carregando...
Q675375

A Sociologia da Educação é uma disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, abrangendo aspectos institucionais e organizacionais, assim como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos.

São temas de interesse da Sociologia da Educação, EXCETO:

Carregando...
Q704750

No que se refere ao ocaso do chamado socialismo real, julgue os itens a seguir.

Fatores de ordem política e econômica convergiram para o fim do socialismo na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Carregando...
Q740521

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades

Carregando...
Q747438

“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio" e a sociedade, o “fim". A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra". ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.

Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.

I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.

II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.

III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q675354

Ao estudar a vida social humana, a Sociologia se depara com uma questão fundamental: a relação entre os indivíduos e o contexto social no qual estão inseridos. A respeito das análises construídas pela sociologia clássica sobre esta relação entre a sociedade e os indivíduos, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q686806

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

A inclusão social promovida nas últimas décadas por meio do consumo não foi acompanhada, na mesma intensidade, pelo aumento do acesso a serviços públicos de qualidade, como o transporte.

Carregando...
Q686875

Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.

Sendo os meios de comunicação de massa um aparelho ideológico do Estado, os fundamentos do que é noticiado ou informado à população atende a interesses específicos de determinada classe social.

Carregando...
Q773259

Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:

Carregando...
Q747432

“O processo de precarização das condições de vida nos bairros mais pobres, associado ao desmantelo de equipamentos públicos como a escola, costumam se ampliar em diversas privações que a população dessas áreas vivencia, seja no âmbito do desemprego, seja na falta de serviços básicos de qualidade (saúde, educação, segurança, lazer). O elevado grau de carência naqueles bairros e a ausência do Estado favorecem o crescimento da criminalidade e da violência no cotidiano da população".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:

( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.

( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.

( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.

( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q675360

A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.

( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.

( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.

( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q686848

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O aumento desenfreado do número de carros nos centros urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma das principais causas da poluição, de mortes violentas e de doenças respiratórias.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) Certo
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282